Dicas para ententer crianças presas em casa

Coleção HORTALIÇAS PARA CRIANÇAS

 Recebemos da EMBRAPA os três volumes da coleção HORTALIÇAS PARA CRIANÇAS da pesquisadora e autora MILZA MOREIRA LANA.
Sinopse oficial:
'Qual foi a mãe que, um dia, não precisou se desdobrar para convencer o filho a comer pelo menos um pouquinho de salada na hora do almoço? Um pedacinho de tomate que fosse… Ou uma folhinha de alface. Chuchu, berinjela, pepino, quiabo e chicória, então, nem adianta tentar, caso contrário é choro e birra na certa. Entre as hortaliças, só a famosa batatinha do fast food parece ter vez no cardápio infantil.

Pensando em mudar essa realidade e provar que nem tudo está perdido, a pesquisadora Milza Moreira Lana, da Embrapa Hortaliças (Brasília ,DF), resolveu apostar no desafio de conquistar a atenção da garotada, e acaba de lançar a coleção Hortaliças para crianças. São três volumes ilustrados, com linguagem simples e direta, como um diálogo entre amigos – tudo para desmitificar a imagem, a princípio pouco atraente, das hortaliças e transformá-las em algo que, além de alimentar, pode até divertir. Por quê não?

“A acelerada urbanização no Brasil impede que as crianças tenham contato com a produção de alimentos e por isso não conseguem reconhecer muitas frutas e hortaliças em seu estado natural”, conta a pesquisadora. “E como elas não conhecem, não têm interesse em consumir”. Para se comunicar com o universo infantil, Milza lembra que foi preciso usar um estilo de texto e um visual atraentes, que encantassem o olhar dos pequenos. “Eu não queria um livro de estórias em que a hortaliça fosse humanizada, mas um livro sobre como é a hortaliça de verdade”, afirma. “Eu queria um livro técnico para crianças e esse foi o maior desafio: equilibrar o caráter realista do texto e das imagens com o universo lúdico”.
 Segundo a pesquisadora da Embrapa, outros fatores também pesaram no processo de criação dos livros. “O carinho e o respeito que tenho pelo alimento, quando coloco uma salada no prato e quando vou à feira são muito importantes, porque penso na quantidade de conhecimento e de trabalho que resultou naquele alimento, quantas pessoas trabalharam para que ele chegasse ao mercado”, comenta. “Acho que conhecer as plantas é uma grande aventura tão divertida quanto filme de super-herói”.
  As publicações Hortaliças para crianças mostram, com textos e ilustrações, o caminho percorrido pelas hortaliças, desde o plantio até o preparo do alimento em casa. 
 As crianças terão informações sobre as hortaliças sob dois aspectos: como alimento e como planta cultivada. Como alimento, elas vão entender a importância das hortaliças para a saúde e as diferentes formas de preparo, que as tornam alimentos atraentes e saborosos. Como planta cultivada, elas vão aprender como a planta se apresenta na lavoura, como é comercializada e qual parte da planta serve de alimento.
Com isso, as crianças saberão identificar as hortaliças na horta e no mercado, tornando esses produtos parte do seu dia a dia.

Veja mais sobre cada volume em
Volume 1: http://goo.gl/Km0duX
Volume 2: http://goo.gl/Nzu7Sc
Volume 3: http://goo.gl/bG80tu
'

Eu estava falando ontem mesmo com a Tiffany (blog da Ti) sobre como na nossa infância a gente vivia brincando com terra, minhoca e coisas do tipo. 

Eu costumava passar um mês no verão e outro no inverno, na fazenda da minha vó, no interior do RS, onde eu subia em árvore pra pegar frutas, pegava o ovo assim que saía da galinha, ajudava minha vó na colheita e plantio das verduras na horta... era uma época onde as crianças eram mais ligadas a terra. Hoje, infelizmente, minhas crianças não tem esse contato mais direto com o que é produzido e consumido.
Por isso a importância desta coleção: Muitas vezes a criança só conhece a hortaliça quando está pronta pro consumo, na mesa do almoço, o livro mostra de onde ela vem, como ela é produzida e como pode ser preparada para virar uma saborosa refeição.

Além de falar sobre várias curiosidades, como:
 De onde a planta é originária. Como deve-se higienizá-las? Por que a casca da batata as vezes fica verde? A beterraba é mesmo doce? Como fazer bolo de beterraba? É verdade que dá pra comer as folhinhas da cenoura e que ela é parente da salsinha? A vagem é o feijão antes de amadurecer? Que o tomate é uma fruta? Que muitas hortaliças precisam dos insetos para nascer (além de água e luz)?

Acho que é uma ótima maneira de introduzir mais colorido nas refeições dos kids. Muitas vezes eles começam a fazer as coisas porque a professora falou, ou porque leram num livro (não adianta a mãe falar que é importante).
Uma dica é preparar as hortaliças beeem antes do resto do almoço e já colocá-las na mesa. Assim, se a criança quiser beliscar alguma coisa, antes do almoço ou janta, as verduras e saladas estarão à disposição (e só isso antes da refeição!).  
Estamos plantando tomate cereja, para ver TODO processo da planta, também. 

Nossas dicas de preparo de algumas hortaliças que aparecem nos livros:

BERINJELA E ABOBRINHA:

 Untar uma forma com manteiga ou azeite de oliva. Lavar e depois cortar a beringela e a abobrinha em rodelas ( + ou - 1cm). Espalhar pela forma e temperar. Colocar uma fatia bem fina de lombo+tomate+pimentão+cebola+queijo+azeitona+orégano. Levar ao forno pré aquecido a 200ºC. Deixar até o queijo ficar beeeem derretido. Delícia!

BATATAS:
 Lavar, muuuuito bem, as batatas, cortá-las em tiras finas, sem tirar a cascas. Untar a forma e espalhar as tiras, como na foto. Temperar a gosto (sal, orégano, pimenta, queijo ralado, manjericão, alecrim, etc...).Levar ao forno pré aquecido a 200ºC, até as batatas ficarem douradinhas.

Fica a dica. 

Cada volume custa R$ 15,00 e pode ser adquirido pelo site : www.embrapa.br/livraria
pelo e-mail livraria@embrapa.br 
ou pelo telefone 61 - 3448 4236.

Conheça também a página da livraria da Embrapa no Facebook:  www.facebook.com/livrariaembrapa

Um comentário:

  1. OI Gi, eu adorei essa coleção e fiquei com vontade de comprá-la. Gostei muito das dicas de vocês para o preparo da berinjela, da abobrinha e da batata.
    Uma ótima semana pra você
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)