Dicas para ententer crianças presas em casa

Eu fico feliz, você fica feliz

EU FICO FELIZ, VOCÊ FICA FELIZ de LORENZ PAULI e ilustrações de KATHRIN SCHÄRER. Editora: Brinque-Book, ISBN: 978857124025

É uma história sobre amizades e trocas.
O urso adorou o som da flauta e troca seu travesseiro favorito pelo instrumento.
Tenta de todos os jeitos extrair aquela música bonita que tanto o encantou, mas não tem jeito, não consegue.
Então o arganaz lhe faz outra proposta: Você de dá a flauta e em troca eu te dou a música. "Você fica feliz, eu fico feliz."
O urso fica sem nada, mas mesmo assim, aceita a troca. 
Os dois seguem juntos e a cada momento o pequeno arganaz vai fazendo propostas um tanto tendenciosas. 
Até que o urso surpreende o pequeno animal, com sua amizade sincera e verdadeira.
FELIZ, FELIZ. 
Uma história para pensar e repensar o que é ser amigo de verdade.

Quinta-feira passada, quando estava levando as crianças para a aula, elas viram que dentro da caixa de correio estava um envelope da Brinque-Book e começaram a gritar para ver quem ia levar o livro para aula. Abriram o envelope no carro e no par ou ímpar ficou decidido que seria a Ceci. O legal que foi bem no dia (coincidência pura) que ela teria filosofia e o tema da aula seria AMIZADE. A professora e as colegas (só tem meninas na turma dela) amaram o livro.

Quando chegou em casa pediu para a gente fazer uma atividade para o blog com ele. E ela queria usar o dicionário novo também, já que nunca usou um antes.
Então, após lermos o livro mais uma vez (pra eu saber do que se tratava), escolhemos algumas palavras do texto e fizemos uma lista, na parte da frente da folha. Na parte de trás dividimos e 4 e anotamos mais 4 palavras, uma em cada espaço. Ficou assim.
O primeiro objetivo era colocar as palavras da coluna da esquerda em ordem alfabética. Para isso , ela escreveu todo alfabeto numa folha para servir como cola. 
E ela acertou a ordem direitinho! Mesmo tendo que colocar em ordem palavras que começavam com a mesma letra, como: DEITAR, DANÇAR e DAR. Ficou FELIZ, FELIZ!
O próximo passo foi procurar no dicionário as palavras do outro lado da folha. 
Afinal o que é AMOR? AMIZADE? TROCA? JUNTOS? 
Ela precisava achar a palavra, ler em voz alta o significado e escolher um dos sinônimos (ou exemplo) e copiar na folha.
Tarefa número 2 realizada com sucesso também!

Como essas crianças aprendem rápido!
Gostou da atividade? Gostou do livro? Se você comentar o post eu fico feliz, você fica feliz! :) 

Boa leitura!




4 comentários:

  1. Que lindo o livrinho! Um aprendizado gostoso, onde a criança aprende q não basta somente ganhar... às vezes vc dá muito do que tem e ganha mais do q o outro acha q está dando, né? Me interessei no livro... vou anotar pra procurar depois! E mto ais bacana ainda é o interesse das crianças nas atividades q vc faz com elas! Coisa linda!
    BJks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Telma!
      Eu adoro esses livros sobre amizade! Acho que a época da infância é quando a gente aprende e faz amigos pra toda vida. E nem sempre o que damos é o mesmo que recebemos...:)
      E quando fico sem fazer atividade para eles, eles reclamam mesmo!
      Bjão, gi e kids

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adoro as suas dicas! Tanto que sexta-feira pedi pela saraiva 4 livros indicados aqui no site:"BEBÊ E EU", "ENTRE NUVENS", "ESCOLA DE MONSTROS MADAME MO" e "BRINCANCO DE SAFARI". Não vejo a hora deles chegarem para curti-los com a minha garotada. Obrigada. Beijos.Versy.

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)