Dicas para ententer crianças presas em casa

Entrevista com Bianca Garibaldi - Sobre o projeto "Direito à Inocência"

Me chamo Bianca Garibaldi, adoro o blog Kids Indoors e queria compartilhar com as leitoras duas paixões minhas.

Não sei se muitas de vocês sabem, mas a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (Brasil) constatou que, a cada 8 (oito) minutos, uma criança é vítima de abuso sexual, sendo que 80% das vítimas são meninas com idade entre 2 e 10 anos.

Considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos maiores problemas de saúde pública no planeta, conforme estudos realizados em diferentes continentes, o abuso sexual vitimiza 36% das meninas e 29% dos meninos, sendo que a real prevalência é desconhecida, visto que muitas crianças não revelam o abuso, somente conseguindo falar sobre ele na idade adulta.
Outro crime que envolve criança e adolescente são os maus tratos (físicos e psicológicos) que ocorre diariamente e são vistos, muitas vezes, com indiferença pela sociedade.

Tais problemas só podem ser revertidos com o poder público investindo em um trabalho adequado, feito de forma séria e constante, a fim de modificar esse quadro.

Nesse sentido, após anos de estudo, desenvolvi um projeto chamado 'Direito à Inocência', com enfoque principalmente nos municípios que, ao se estruturarem para o combate a estes crimes, contribuirão enormemente para sua detecção em seus estados e, consequentemente, no Brasil inteiro.

O projeto prevê uma reorganização no município adotante do projeto, firmando parcerias junto às Promotorias da Infância e Juventude, escolas públicas e particulares, Conselhos Tutelares e hospitais, através de palestras, visitação a todos os órgãos pertinentes e com a inclusão de profissionais do município que, após o primeiro ciclo do projeto (palestras), passem a monitorar a situação naquela cidade, repassando os dados à matriz do projeto.
A importância desse monitoramento está no fato que não basta denunciar, mas sim que se investigue os casos e, se provados, que vire um processo, e que o causador dessas barbáries fique longe da vítima.

Sou uma das poucas especialista nessa área, com vários cursos e atuações como assistente técnica e de acusação em casos envolvendo violência infantil.

Urge a adoção de políticas eficazes, cabendo ao poder público investir neste tipo de projeto e em modificações das leis, hoje tão brandas, para que se construa uma nova sociedade. Se o Brasil se vangloria de ser o "país do futuro", deve começar a cuidar dele desde já.

O projeto possui um blog, onde são colocados casos, artigos e jurisprudências, sendo um canal aberto para as pessoas que, como eu, querem fazer a diferença: http://direitoainocencia.wordpress.com/

A minha segunda paixão, que eu uso para me distrair desse trabalho pesado e necessário, é a moda infantil.

Sou mãe de dois pitocos lindos, a Chiara e o Matteo, que são os astros do blog. Lá, eu falo sobre marcas brasileiras e internacionais, conto novidades e dou dicas para as mamães que adoram deixar seus filhotes bem lindos, mas sem deixarem de ser crianças.

Tenho parceria com várias lojas e marcas, que brindam as seguidoras com descontos e dicas maravilhosas: http://antonellafashion.com/
Espero que vocês gostem!

Bianca Garibaldi
51-93228263 bgaribaldi@tj.rs.gov.br

@biancagaribaldi
Especialista em Direito de Família, ECA e Psicologia Jurídica


2 comentários:

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)