Dicas para ententer crianças presas em casa

CONTRADANÇA

 Eu estou há semanas com esse livro em casa. Ele  foi indicado ao prêmio JABUTI e eu estava esperando (e torcendo) para que ele levasse o prêmio para eu fazer a postagem depois. Mas infelizmente ele não ganhou, mas isso não diminui em nada, o valor deste livro!
Lemos aos poucos, na verdade a Ceci leu-o devagar (já que ela começou a ler a pouco tempo) e em voz alta para mim. E depois paramos para refletir sobre a história.
 CONTRADANÇA de ROGER MELLO da editora: Companhia das Letrinhas, ISBN: 9788574064482.


Num fim de tarde, a menina (que ora é desenho, ora foto montagem, ora boneca, ora reflexo) brinca com o macaco (que também é ora desenho, ora foto montagem, ora boneco, ora reflexo, ora sombra) de se mirarem em espelhos, na vidraçaria do pai da menina-bailarina. O macaco-reflexo, está a procura de seu eu verdadeiro e pede ajuda à bailarina para procurar-se, já que ele tem medo do escuro. A bailarina vai ajudá-los, sim, ao mesmo tempo que procura saber do que é capaz.
 
O livro (imagem e texto), todo preto e branco, é uma narrativa sensível ou uma metáfora das várias identidades (ou reflexos) que desdobramos ao longo da nossa vida. Os diálogos, que remetem a um sonho estranho e filosófico (ao mesmo tempo), 
"...falam sobre medo e coragem, e sobre os infinitos reflexos que nossa imagem pode gerar e sobre os outros tantos que podemos enxergar de nós mesmos e dos outros." como está escrito na contra-capa do livro.  

O livro permite várias leituras, dependendo da bagagem de vivências do leitor!

Eu fiz um exercício bem simples com as crianças, que adorava fazer com meus alunos:

Eu começo lendo o livro e quando vejo que a criança está bem curiosa com o que vai acontecer em seguida, eu fecho o livro e peço pra ela desenhar o que vai acontecer.

 Agora, você vai precisar ler o livro...
para tentar descobrir, em que parte da história eu parei e porque minhas crianças desenharam essas cenas! :)

Usamos lápis de cor preto, canetinha e fita adesiva espelhada!
 
#Boaleitura!

2 comentários:

  1. Roger Mello tem livros mt bons. Esse parece lindo e profundo. Depois vou procurá-lo.

    abraços!

    Luciana
    Folhas de Sonhos artesanatos

    ResponderExcluir
  2. Que livro interessante!
    E você como sempre dando idéias!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)