Dicas para ententer crianças presas em casa

Agente X-99 Histórias vindas do espaço

 AGENTE X-99 HISTÓRIAS VINDAS DO ESPAÇO escrito por GIANNI RODARI (adoro esse autor!!!) e ilustrações de FRANCESCO ALTAN. Editora: Birtuta, ISBN: 9788578480202
 O livro conta a história do agente X-99 que está sendo entrevistado. Ele narra suas aventuras malucas e absurdas para o reporter. 
O Agente X-99 tem esse nome porque era guardião do radiofarol do asteróide X-99. Ele morava lá com sua cabra de estimação, a Renata, que hoje vive empalhada em cima de uma estante na sua sala!
Suas missões vinham da Terra, e ele foi muitas vezes requisitado para fazer contato com outros asteróides e planetas, recolher defuntos, falar com árvores, ensinar macacos de 6 braços a fazerem fogo, procurar aranhas gigantes no espaço sideral, entre outras façanhas estranhas!
 Cada aventura é um capítulo novo do livro. E a missão que emus filhos mais gostaram foi quando X-99 visitou o planeta dos Brinquedos. Lá só há crianças, nenhum adulto, e elas jogam o Futebol tríplo: com 3 bolas e 6 goleiras! E as crianças podem estudar onde quiserem! Olha só a garotada lendo em cima das árvores! Delícia!
 A história que mais chamou a MINHA atenção foi a última: AS LEMBRANCINHAS DE OSIRIDE. Lá todos andam com uma sacolinha plástica na cintura. E tudo, tudo, tudo que você descartardeve ir para dentro da SUA sacolinha.Cortou a unha? Os restos vão lá dentro! Comeu bala? O papel vai lá pra dentro. Não gostou da bala? Bala pra dentro do saquinho. Caiu um dente? Coloca ele dentro do saquinho. Usou um fósforo para acender o fogão? Vai pra dentro do seu saquinho. Tem vontade de cuspir, vomitar? Dentro do saquinho!!! 
No porão das casas haviam prateleiras e prateleiras com os restos de cada pessoa da família, desdo dia que que nasceu! CABELO, DENTES, UNHAS, SAPATOS, FRALDAS, BRINQUEDOS, LIVROS DA ESCOLA, CALCINHAS, PASSAGENS ESCOLARES, MEIAS e tudo, tudo mais.... Cocos são armazenados também,mas em outra parte! 
É o diário das pessoas! O passado das pessoas, deste planeta, é sagrado, nada que fez parte de uma vida deve ser jogado fora! Quando morrem, a pessoa e seus restos são levados a um museu onde são guardados para sempre!

E aí fiquei pensando... se isso acontecesse no Brasil, de cada pessoa ter que conviver com seus restos, será que não diminuiria a quantidade de coisas que jogamos fora? De que disperdissamos, mesmo sem querer? Pense nisso!

E a nossa missão hoje, foi fazer espaçonaves para irmos visitar o agente X-99!
 Usamos 4 taças de plástico.
 Com cola-quente (eu colei mas) as crianças uniram como quiseram.
 E depois, fizeram alguns detalhes com uma canetinha permanente.
 Em seguida partimos para a pintura, com tinta acrílica.
Quando fazemos pinturas, usamos uma caixa de papelão aberta de um dos lados. Assim podem pintar a vontade, sem respingar, ou sujar em nada ao redor!
No outro dia, depois de secas, as crianças colocaram os detalhes finais com as canetinhass permanentes coloridas. Colaram figurinhas e fotos, nas cabines de suas naves e para parecer que estavam dentro delas, 
 colaram fita adesiva transparente em cima (para dar aspecto de vidro).
Agora é só viajar pelas palavras do livro novamente, para encontrarem o agente X-99!

Um comentário:

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)