O TANQUE DE AREIA

No final de semana passado resolvi fazer algo diferente do que costumamos fazer: primeiro íamos fazer uma atividade e depois ler um livro! As crianças ficaram super curiosas! Eu falei pra elas que iríamos brincar 
num tanque de areia!
Rodamos a cidade, mas não encontramos nenhum espaço deste tipo na cidade, nem pracinha! 
Ok. Sem problemas, promessa é dívida! Tivemos que ir brincar na praia, então!
Fomos Uruguai a dentro (por que no Brasil ela fica toda dentro de terrenos particulares) até chegar na 
LAGOA MIRIM (<- clica que aparece o mapa explicando aonde ela fica). Nosso tanque de areia! 
O livro:
O TANQUE DE AREIA de ILAN BRENMAN e ilustrações de THIAGO LOPES. Editora: Brinque-Book  Coleção: na Mochila ISBN: 9788574123868.
O texto começa dizendo que perto de uma casa existe um tanque de areia onde as crianças se transformam em:

 ESPORTISTAS, 

 COZINHEIROS, 
 PIRATA ENTERRANDO O TESOURO (tiara rosa),
 EXPLORADORES 
  (e ela não foi localizada, teve que chamar reforços e mesmo assim não foi encontrada!), 
 ANIMAIS MARINHOS (tartaruga filhote tentando chegar ao mar, aqui no caso, lagoa), 

À MILANESA, 

 DETETIVES (seguindo e procurando o dono das pegadas - as dos animais e as das pessoas), entre outras coisas! 

Quando chegamos em casa, depois do banho, pra tirar toda essa areia, fomos ler o livro e descobrir que tipo de criança cada um era!
E o mais legal é que como o livro tem poucas palavras e, inclusive algumas novas, serve para enriquecer o vocabulário e desenvolver a imaginação. Meus filhos inventaram várias histórias paralelas com alguns dos personagens, identificando amigos e filhos de amigas minhas, nas ilustrações! 
(aqui filho da Cathe, o Tiago!)

O livro é cartonado, com os cantos aredondados e com poucas páginas. O texto é todo em caixa alta e com poucas palavras ideal para crianças pequenas, para leitura partilhada, e também para as que estão na fase de alfabetização ou leitores iniciantes. As ilustrações são divertidas e as crianças de carne e osso ficam loucas pra poder fazer tudo que as crianças do livro estão fazendo!

 Agora mais uma dica:
Água com corante para alimentos em garrafinhas de spray. Se a gente tivesse achado uma tanque de areia, eu tinha preparado isso para as crianças enfeitarem suas criações. Como por exemplo: marcar a área do gol, o "X" de onde foi enterrado o tesouro (teríamos achado a tiara!), para enfeitar o bolo e as outras delícias culinárias e preencher as pegadas tornando-as coloridas, entre outras ideias que eles mesmo teriam!  Mas como estávamos a beira da Lagoa Mirim, não quis interferir na natureza. Mas fica a dica. :) 

E seus filhos como são?
Esse livro me deu muiiita vontade de brincar na areia também! Tirei os sapatos e fui ser criança um pouco mais!

#Boaleitura!

Comentários

  1. Oi Gi, brincar na areia é bom demais. Aqui nós temos praia por perto e um tamque de areia muito legal no Jardim Botânico. Ai que vontade de pisar na areia que me deu.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai q delícia! Viver essa leitura deve ser mto, mto bom! Deve, não... com certeza É!!! Saudade de brincar na areia da praia... rs
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá Gisele,
    Me chamo Thiago Lopes, sou o ilustrador do livro, encontrei seu link por acaso. e achei incrível o que você fez, fiquei imensamente realizado com o resultado que o livro proporcionou para você e seus filhos. Vou mostrar para o Ilan, ele vai adorar!

    ResponderExcluir
  4. Fantástico. Aqui em Fortaleza não terei problemas em ir brincar na praia com os meninos e curtir essa dica de leitura. Só uma perguntinha: A água com corante colori realmente a areia? Se sim, vai ser maravilhoso brincar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIIIM!Colori! Coloca bastante corante que a cor fica mais forte! Eu usei de alimentos, mas pode comprar pó de corante natural como urucum, por exeplo! :) Boa diversão!

      Excluir

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)

Veja também

Mostrar mais