Dicas para ententer crianças presas em casa

Cadê os bichos? da Cris Eich

CADÊ OS BICHOS? de @cris.eich, da @editorabamboozinho.

Um lançamento lindo pra kids pequenas.

A mãe decide levar a guria pra passear para conhecer nossa fauna e flora. 


Mas onde estão? A guria quer saber e a mãe fala: lá em cima, lá atrás, lá na frente… Que cores eles têm? Olhe bem! 

A mãe decide levar a guria pra passear para conhecer nossa fauna e flora. Mas onde estão? A guria quer saber e a mãe fala: lá em cima, lá atrás, lá na frente… Que cores eles têm? Olhe bem! 

Mas espera aí!!! Cadê nossa flora? Cadê nossa fauna?

O livro é um convite ecológico pro bebê brincar com os animais e começar a pensar onde está o verde que um dia esteve aqui?

A própria autora nos falou “Eu sou encantada e apaixonada por bichos. Acho especialmente que os animais brasileiros precisam ser mais conhecidos de todos. E desde bebezinho conhecê-los e já saber que eles correm perigo . Conhecer para preservar!” 


As ilustrações são aquarelas maravilhosas (cheias de degrades que eu amo) que revelam e denunciam a situação das matas do Brasil. Os bichos, escondidos no seu habitat natural, aos poucos , começam a sair só de um lado da página pra povoar as duas, mas de repente, todos somem! Como podemos mudar isso?

O texto é todo em caixa alta, com frases curtas. Mas atrás da simplicidade aparente, o texto esconde mais que revela! Ele cutuca o leitor, faz ele assumir um papel importante: o de “perguntador”. Pois o texto não traz as respostas, mas faz o leitor fazer mais perguntas!

Você já pensou as habilidade que uma criança precisa para aprender a ler, a ter o comportamento leitor?

Precisa, entre outras coisas, aprender a segurar o livro de cabeça pra cima, aprender a entender que o livro, a história tem um começo, que é a capa e um fim, na contracapa, que a leitura se dá da esquerda pra direita (aqui no Brasil), que precisa virar uma página de cada vez, que as marcas coloridas significam uma coisa e os risquinhos (pretos, as letras) significam outras coisas, que cada imagem tem um peso e uma razão de estar ali (nada é aleatório), que a sequência importa, que as palavras dizem uma coisa e que as imagens mostram outras, as vezes até se contradizem, que a história (neste caso) tem um tom de denuncia, que as ilustrações REPRESENTAM animais (não são os animais “de verdade”) em risco de extinção e que a história, mesmo ficcional, mas com um fundo de verdade, tem um início, meio e que ele, leitor, pode mudar o final, atuando na vida real, entre outras coisas.

Pode ser um livro para bebê, mas é TÃO importante pra ele entender e assimilar tantas coisas, além do prazer da leitura, das ilustrações e do texto.

Nós adoramos o livro.

E se você quiser, pode participar de um sorteio de um exemplar, AQUI.

Ah! Se quiser comprar direto, está com frete grátis: AQUI.

Pra conhecer os outros livros da editora Bamboozinho: AQUI.

Boa sorte e boa leitura!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)