Dicas para ententer crianças presas em casa

O CACHORRO PRETO

O CACHORRO PRETO de Levi Pinfold, editora SABER E LER.
Um livro sobre bicho de estimação que recebemos da Distribuidora Casa de Livros. 

Ao acordarem naquela manhã, cada morador da casa viu um animal preto,
  grande e peludo pela sua janela. Que horror! Que perigo! 
 Marília foi a mais corajosa e quis tirar a limpo aquela história. E, vou contar pra vocês, não era nada do que todos pensavam. 
 As ilustrações são liiindas, gente! Muito lindas! E o texto é divertido.

Mostra como percebemos as coisas, ainda mais quando somos pegas de surpresa. Mostra também como nossos medos e pré conceitos podem distorcer a realidade e nos impedir de fazemos o bem, ou de conhecer coisas novas.
Minha dica é trabalhar medo e tamanho com as crianças: Medo de aranha/ de barata... como coisas tão pequenas podem nos deixar com um medo gigante?
E como as vezes não temos medo de coisas grandes como carros, escadas, etc... mas essas coisas mais comuns representam um perigo enorme!
Que tal fazer uma colagem? Pegar fotos das crianças e inserir desenhos de coisas, objetos, animais, mas mudando o tamanho. Como o ilustrador fez na terceira ilustração deste post: Cachorro está quase maior que a casa. Desenhe como você se sente ao lado de uma aranha, barata ou ao lado de outras coisas, mas sempre mudando a relação de tamanho.
As imagens criadas pelas crianças ficam sempre bem interessantes!

E vou contar mais uma coisa. Essa história aconteceu de verdade com a minha família. ❤️❤️❤️ Até me arrepiei ao ler pras Kids.

Quando eu era criança meu pais nos levaram para conhecer a neve. Tudo beeeeem branquinho. E numa manhã estávamos todos no quarto da minha mãe, espalhados na cama dela, eu é meus irmãos.... Menos o Guigo, meu irmão 5 anos mais novo que eu, ele estava debruçado na janela (quarto no térreo) admirando o branco, quando de repente, passou uma coisa preta enorme e o fez pular para trás. Corremos para fora de casa para ver o que era. Achávamos que seria um urso. Mas era um cachorro enorme e preto. Enorme porque éramos pequenos. E ele virou nosso amigo. 
Aqui as fotos dele brincando com meu irmão Guigo. Direto do túnel do tempo... dos anos 80.

19 comentários:

  1. Já tenho o livro, queria olhar o resumo para um trabalho, mas adorei a obra de vocês.

    ResponderExcluir
  2. BD592
    ----
    ----
    ----
    ----
    ----
    ----
    matadorbet
    ----
    ----

    ResponderExcluir
  3. 4EE94
    matadorbet
    ----
    ----
    ----
    ----
    ----
    ----
    ----
    ----

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)