Dicas para ententer crianças presas em casa

O Patinho Feio- Clássicos Ilustrados Maurício de Souza

Oiii. Bom dia! 
Olha só: Descobri recentemente que a editora Girassol lançou uma coleção chamada Clássicos Ilustrados. Nela, tem vários títulos de histórias infantis clássicas, como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, O Príncipe e o Sapo, etc... Mas com os personagens mais queridos do Brasil!
Sim! Os da Turma da Mônica!

Este mês comecei a estudar a História do Patinho Feio, mais a fundo. E como estou fazendo pós graduação (não sabia? Veja AQUI) em Literatura Infantil, resolvi pesquisar as versões brasileiras da história do Patinho Feio*.

E nossa parceira, editora Girassol, me mandou esta versão:

 O PATINHO FEIO - CLÁSSICOS ILUSTRADOS de Maurício de Souza, Editora Girassol.
O livro é grampeado, com uma capa de papel mais grossinho.

Logo na capa vemos que, ele é diferente dos outros patinhos presentes (que riem dele, junto com o porco), mas sentimos a compaixão do olhar do Chico Bento para com o Patinho cinza. E tem afeto nesta troca de olhar.

Ao abrimos o livro, temos um branco, como uma cortina ou um passe-partout, silencia o lugar, para focarmos no início da história. A capa se repete na folha de rosto e só na próxima virada de página é que a história realmente começa.

Todo em caixa alta, com frases curtas,

o livro inicia a história contando que a Dona Pata chocava alegremente seus ovos, quando percebeu que um era bem maior que os outros. Ela não sabia como tinha botado um ovo tão grande.

Os patinhos começam a nascer, mas o do ovo grande demora mais. Quando nasce, ele é mais forte, feio e desajeitado que os outros. 

E embora o texto traga palavras que depreciam o novo membro da família, começa com uma palavra de empoderamento. 

E quando a mamãe Pata reúne a prole, vemos que ela está com um olhar triste para os que estão debochando do filhote diferente. 

De tanto ver o que os outros estavam fazendo, os irmãos também começam a debochar do patinho feio. Este, cansado de tanto violência verbal, decide voar pra bem longe. 

O livro traz vários encontros com outros patos, com um cachorro, com uma velha, com o gato e a galinha agressivas. Ele tenta se adaptar, mas sempre acaba, indo embora...

Até que, depois de uma longa jornada, ele se dá conta que mudou, ao ouvir as crianças falando dele e ao ver seu próprio reflexo na água.

Embora apareçam os personagens da Turma da Mônica, nunca falam: "O Chico bento viu...", "A Rosinha falou...", "O mingau não gostou....". São só mais um elemento pra enriquecer a história para as kids.

O livro é curtinho, 16 páginas. As ilustrações são como as dos quadrinhos, mas de página inteira (sem as divisões e quadradinhos, dos quadrinhos) e o texto é de fácil compreensão e de fácil leitura, pra quem está iniciando o processo de leitura individual. 

Aqui, vocês podem ver quais os outros títulos que fazem parte desta coleção.
Fica a dica!
Boa leitura!

Para comprar: https://amzn.to/2HIgfP8

* Você tem dicas pra mim? Estou procurando livros desta história dos anos 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90 3 2000. Já tenho alguns, mas adoraria saber quais você tem ou conhece! Deixe nos comentários dicas pra mim, por favor. Ou escreva para kidsindoors@gmail.com
Sua ajuda será muito bem-vinda! E prometo te agradecer no meu trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)