Dicas para ententer crianças presas em casa

Odisseia e Ilíada - Homero

Aqui no blog temos um apaixonado por história desde pequeno (dois, porque eu também sou), o Fabrício. De tanto que gosta decidiu cursar história na universidade. É dele a tarefa de avaliar estes dois clássicos da literatura mundial na versão integral do selo Penguin da Companhia das Letras. Assim que eu conseguir uma brecha nas leituras, vou começar a ler também.


Ilíada de Homero - Penguin Clássicos tradução de Frederico Lourenço.

Ilíada é a primeira obra da literatura ocidental, escrita mais ou menos em 2700 AP (antes do presente). Ela é composta por mais de 15 mil versos e conta a história do cerco dos gregos ao redor da cidade de Ílion, na região de Tróia. Ela conta apenas alguns dias da Guerra de Tróia, quase dois meses. A obra foi escrita por Homero em forma de poemas e é certamente uma das melhores histórias sobre guerra e aventura já produzida pela humanidade. O livro é dividido em 25 cantos enumerados em escrita romana. Como material de apoio para compreensão da obra temos: Introdução tem quase 50 páginas.
A introdução da edição de 1950.
 
prefácio do tradutor, Frederico Lourenço.
Um apanhado dos personagens mais relevantes.

Mapas
Glossário
Índice remissivo

A Guerra de Tróia tem como causa o fato de Páris, príncipe de Tróia ter seduzido e sequestrado Helena, a esposa do rei de Esparta, Menelau. Enfurecido, o rei então promove uma campanha até a cidade de Ílion, junto de seu irmão Agamêmnon, no intuito de destruir a cidade e recuperar sua esposa. A obra gira em torno de Aquiles, filho de Tétis, o melhor guerreiro dentre todos da Grécia. No início, Agamêmnon rouba de Aquiles seu "espolho de guerra", Briseida, uma escrava. O herói fica muito irritado e então decide deixar de lutar a favor dos aqueus o que faz com que a guerra fique cada vez mais difícil. Durante a história, pode se perceber uma clara divisão entre os deuses do Olimpo por causa desta guerra. Afrodite, por exemplo, está ao lado dos troianos e no Canto III intervém na luta de Menelau e Páris, ajudando o príncipe troiano a sair com vida da luta. Os deuses constantemente estão presentes na obra, seja sendo citados ou como personagens de fato, o que é ótimo para os amantes da mitologia. A história então se desdobra até o momento em que Aquiles é tomado por uma raiva absurda (na obra o termo usado é "cólera") e então decide intervir ao lado dos aqueus a fim de acabar com a guerra. Entretanto, a obra não termina com o famoso "Cavalo de Tróia", esta parte é contada apenas na Odisseia. Por este motivo acredita-se que a Ilíada e a Odisseia sejam uma mesma obra, entretanto isto não é comprovado. A obra é traduzida do grego ao português por Frederico Lourenço, que também fez o mesmo com a Odisseia. Além disso o livro possui mapas que esclarecem melhor como ocorreram as batalhas descritas por Homero em Ílion, o que pode ajudar as pessoas a imaginar como foi travada a guerra. Recomendo o livro a adolescentes (a cima de 16 anos) e a adultos amantes da literatura clássica. O tradutor afirma que a tradução não é acadêmica, que é destinada ao público geral. Para quem quer se aventurar na Grécia Antiga, gosta de histórias de guerra e de mitologia.

Ilíada de Homero da coleção "CLÁSSICOS" da Companhia das Letras é um livro perfeito para tal. 



Odisseia de Homero Penguin Clássicos  
A Odisseia é uma das literaturas mais antigas que a humanidade já escreveu (meu exemplar já está até com a capa gasta de tanto carregar pra lá e pra cá). Seu nome é usado como inspiração para diversos autores quando decidem escrever uma história, como por exemplo a obra de Artur C. Clarke "2001: Uma Odisseia no espaço". 

A obra gira em torno do herói grego Odisseu, conhecido como Ulisses entre os romanos, contando 20 anos de sua vida, desde a saída para a Guerra de Tróia até seu retorno. Odisseu é o personagem da mitologia grega (humano) que talvez tenha a maior astúcia, pois conseguia escapar de situações difíceis com o intelecto. Quando foi à ilha dos ciclopes, nosso herói enganou o ciclope Polifemo, filho de Poseidon, ao dizer que seu nome era "Ninguém". Polifemo então ao precisar de ajuda, pois tinha sido cegado por Odisseu em uma caverna fechada, gritou a seus companheiros ciclopes "Ninguém está a me atacar!" e assim, os outros acharam que tudo ocorria bem e não o ajudaram, nosso herói conseguiu escapar em segurança. Odisseu também foi a Ilha de Circe, e, graças ao auxílio direto de Hermes conseguiu salvar seus amigos, que haviam sido transformados em porcos. O barco do herói em determinado momento naufragou na ilha de Calipso, uma ninfa do mar, que o auxiliou e tentava seduzi-lo com a imortalidade, em troca de ficar preso na ilha com ela para sempre. 


Sobre o tradutor Frederico Lourenço nasceu em Lisboa em 1963, formou-se em línguas e literaturas clássicas na Faculdade de Letras de Lisboa, onde concluiu seu doutorado. A tradução feita por ele é direta do grego para o português, o que mantém diversos termos e aproxima mais o leitor da obra original, entretanto, por se tratar de uma tradução direta, o texto é escrito em versos como uma poesia, o que pode dificultar um pouco a leitura no início, mas quando se acostuma, o texto se transforma numa peça de teatro. O público alvo deste livro, assim como o anterior, é de adolescentes (lá pelos 16 anos) e adultos, por se tratar de uma obra muito densa e com uma escrita erudita, dificilmente atrairá a atenção dos mais novos (sempre existem exceções, claro). O texto, mesmo não sendo de uma tradução completamente acadêmica, não deixa a desejar, podendo ser uma fonte crível para a academia. 

A introdução tem quase 90 páginas.
Para ajudar a situar o leitor temos mapas
Genealogia 
E outros materiais de apoio. A Odisseia é talvez uma das obras mais importantes que a humanidade já escreveu e uma história que inspira uma infinidade de autores posteriores a sua escrita. O box contendo a Ilíada e a Odisseia pode ser encontrado a venda por R$60,00 já que o selo Penguin se propõe a fazer edições menos custosas. Será uma ótima compra para os amantes de mitologia e histórias fantásticas.

Se você quiser uma versão para crianças e adolescentes, ou mesmo uma mais ilustrada para começar a se aventurar, tem também Odisseia em Quadrinhos, falamos dela aqui.


Texto de Fabrício de León

Para comprar
Odisseia: https://amzn.to/2Lu9ilk

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)