Especial PNLD 2018 - Peirópolis

Peirópolis

A editora Peirópolis está participando do PNLD literário 2018 com três obras. Vamos mostrar um pouco de cada uma e você pode encontrar mais informações na página da editora, incluindo vídeos com os autores. Visite aqui

Macunaíma em quadrinhos

Macunaíma em Quadrinhos, de Angelo Abu e Dan X sobre o texto de Mário de Andrade, editora Peirópolis.

Publico: Ensino Médio
Tema: Diálogos com a sociologia e antropologia; ficção, mistério e fantasia. 
Categoria 6 - Código 0376L18606 

As versões dos clássicos em quadrinhos, vieram para aproximar aquele leitor mais jovem, ou que ainda não está acostumado com uma leitura mais longa, das obras indispensáveis para compreender a nossa história literária. A partir desse tipo de livro é possível abrir um leque imenso de interpretações (visuais, históricas, artísticas, sociais) até a leitura do livro com texto integral.
Mário de Andrade ao compor uma obra com tantas influências (português culto misturado a palavras em tupi, mitos, folclore, anedotas, superstições) afirmou que o livro não se tratava de um romance, um poema ou uma epopeia e sim um coquetel sacolejado de tudo o que havia por aí.
Os autores da versão em quadrinhos mantiveram a ideia original de Mário, colocando em imagens esse coquetel, aproveitando influências visuais de Debret e dos modernistas brasileiros Tarsila, Di Cavalcanti e dos internacionais Picasso e Miró. 
Já tinha visto várias resenhas sobre a obra do Abu e do X, mas somente ao lê-la é que podemos sentir o impacto e a força da narrativa de um Brasil ao mesmo tempo tão início do século XX, quanto atual.
Todos os problemas que se perpetuam até hoje estão lá, alguns atualmente mais edulcorados, outros ainda crus.
  
Angelo Abu e Dan X se propuseram a construir uma narrativa interessante e rica visualmente (bem ao gosto dos adolescentes) mantendo a linguagem característica do escritor. 






Pra comprar na Amazon: https://amzn.to/2QlF2KB

Odisseia em quadrinhos
Odisseia de Homero em Quadrinhos, de Pietro Bagnariol e Tereza Virginia Ribeiro Barbosa. 

Público: Ensino Médio
Tema: Diálogos com a sociedade e antropologia; Ficção, mistério, fantasia.
Categoria 6 - Código 0377L18606 

Os autores, Pietro e Tereza, apresentam uma narrativa visual que mantem parte da linguagem original do poema (inclusive com palavras em grego). Confesso que não tenho como comparar com o texto original pois ainda não li Homero em versos (o Fabrício, está incumbido da tarefa, e logo colocará suas impressões na postagem). O que percebo é que não houve uma simplificação em favor do romance e o que ajuda na compreensão da história são as ferramentas do HQ, a sequencia de imagens. Os desenhos são inspirados na arte grega da época em que a história se passa, sendo contados, em alguns quadros, através de desenhos em jarros. A escolha do material para as lustrações foi a aquarela. Nada melhor do que ela para representar uma viagem pelo mar.

"Com cerca de 2.700 anos, a Odisseia continua sedutora, vigorosa e surpreendente.Nesta tradução para os quadrinhos, o texto grego, que está na origem da literatura, se apresenta ainda mais tenaz, oferecendo ideias, imagens, versos, personagens, mecanismos e estratagemas inventivos que reúnem, em uma grande ciranda, o contexto grego de partida e os muitos outros a que a narrativa chegou."





Pra comprar na Amazon: https://amzn.to/2IqSMAY

ABCDinos



De Celina Bodenmuller e Luiz E. Anelli, ilustrações de Graziella Mattar.

Público: 1° ao 3° anos do fundamental Tema: O mundo natural e social; diversão e aventura. Categoria 4 - Código 037L18601 

 "É um abecedário, um livro de poemas ou uma coleção de verbetes sobre dinossauros? ABCDinos é tudo isso junto! Como é próprio dos livros de alta qualidade, pode ser lido de muitas maneiras. Para cada uma das 26 letras do alfabeto associa-se uma espécie de dinossauro, apresentado por meio de dois gêneros textuais em diálogo na página: uma quadrinha poética e um pequeno verbete informativo. Assim, o leitor desvenda, de forma divertida, aspectos curiosos do universo destes fantásticos animais que habitaram nosso planeta há milhões de anos. Diferente de muitos abecedários que apresentam palavras descontextualizadas para crianças em processo de alfabetização, em ABCDinos as palavras em destaque são, justamente, os nomes populares dos dinossauros: do arqueoptérix ao zunicerátopo, passando pelos conhecidos tiranossauro e velocirráptor. Um passeio pelas principais espécies de dinossauros encontrados ao redor do planeta, incluindo os dinos brasileiros." 

Você pode ver o post completo do Kids Indoors aqui




Pra comprar na Amazon: https://amzn.to/2xYmN6m

Comentários

Veja também

Mostrar mais