Dicas para ententer crianças presas em casa

Tenho sempre um livro na bolsa, mesmo nas festas mais formais. E olha a coincidência:

Não era festa a fantasia! Era uma festa na Embaixada da Ucrânia. Brasília é uma cidade plural. Você encontra todo tipo de pessoas aqui! É uma convivência muito rica!

Bem, voltando ao livro:
Nós -uma antologia de literatura indígena, organizado e ilustrado pelo Maurício Negro, da Companhia das Letrinhas.

Um livro com 10 histórias narradas por escritores indígenas de diferentes povos (alguns eu nunca tinha ouvido falar). Histórias cheias de magias, mitos, lendas, sobre quem somos nós? De onde viemos? Para onde vamos? Livro que acolhe, recupera, da voz, protege e valoriza e fortalece as muitas identidades dos nativos do Brasil. 

Depois de cada história, tem um pequeno texto sobre o povo indígena da qual a história pertence (ou foi contada), um glossário e sobre os escritores. Um trabalho lindo, rico e muito importante.
Então, você sabe o que é empatia? A resposta que virou clichê é "se colocar no lugar do outro" (é a nova palavra do tipo globalização - que todo mundo fala, mas na real, já perdeu o sentido)

Maaaas pra muitos, este OUTRO é tããão distante, como se, ao falar OUTRO, imediatamente afastasse uma pessoa para dois metros, no mínimo, de distância. Outro como vara, como medida de distância e separação. Falo isso por que outro dia no grupo de whatsaap de uma das kids, uma mãe mandou o print de uma reportagem sobre covid-19 e ela, a mãe, afirmava que os outros só morriam por que tinham alguma doença, então não havia tanta necessidade de fechar comércio e ficar em casa preso, blá blá blá... 

Como dizem aqui no sul: montei num porco! 

E falei: "A questão é: quem está perfeitamente bem de saúde? Quem da imensa maioria do povo brasileiro faz checkups regulares pra saber se tem alguma doença?

 Na minha família, pela lógica de só os que estão em risco, são os que tem algum problema, eu morro, meu marido morre, minha irmã morre, meus pais e sogros morrem, minha cunhada morre, basicamente todos meus tios e tias. Alguns primos, também. Ninguém escolha ter câncer, ter asma, bronquite, ter hipertensão, diabetes ou nascer com problema do coração. Na minha família só meus filhos sobrevivem. Não são os outros... E estes outros doentes têm nome e são a família de alguém." Pronto. Silêncio no grupo por 24 horas. 

Agora vai começar o post.

Poderia é um verbo no futuro do pretérito. Será que é uma possibilidade, uma chance ou é uma afirmação de que não é, não tem mais jeito, ou quem sabe, um dia, isso possa mudar? 

Amei o livro PODERIA da Joana Raspall e Ignasi Blanch, da Brinque-book.

É um livro que joga o leitor, no lugar do outro, ou melhor, um jogo para se imaginar sendo criado em outro lugar, com uma cor de pele diferente, com roupas diferentes, com costumes diferentes, falando uma língua diferente, brincando com coisas diferentes... E como é importante estar de braços abertos para acolher o outro. Ou seja, um verdadeiro exercício de se colocar no lugar do outro. Mas aqui o OUTRO aproxima, o OUTRO como próximo.

Já parou pra pensar que o outro pode ser o próximo a morrer e que isto só dependa de você?

Para comprar: https://amzn.to/386Uft3
O MELHOR LIVRO DO MUNDO! é do Canizales é da Telos editora, uma editora relativamente nova, cheio de livros incríveis

Há quase um ano atrás eu fui na casa de uns amigos, lá de Brasília e este é o livro favorito da Luiza, menina de 4 anos. Ela sabia de cor quase toda história, inclusive fazendo "vozinhas" diferentes para cada personagem (sinal que os pais lerem muitas vezes). Ela ama este livro. A mãe dela me contou que depois que os pais leram a primeira vez, ela correu pra escrever seu próprio livro. Eu até tinha postado no nosso Stories um trechinho da Luiza lendo pra mim!⠀ ⠀ 

Uma das coisas que fazem toda diferença na hora da criança gostar do livro: a entrega dos pais pra leitura. Sim, a criança percebe que o pai e a mãe estão realmente presentes, realmente ali junto.⠀ ⠀ 

O MELHOR LIVRO DO MUNDO conta a história de Samuel, que percebe que suas coisas estão sumindo! Mas como, se ele está sozinho??? Faz uma armadilha, e BUM! Descobre que quem anda sumindo com suas coisas é o próprio livro! Está engolindo tudo. E pior! O livro quer comer o Samuel! Será que ele vai conseguir?⠀ 

No final tem alguns mini livrinhos que o livro fez com as coisas que pegou do Samuel.⠀ ⠀ 

Neste caso a criança fica super envolvida com a história, como se ela própria pudesse ser também engolida pelo livro! Amei! As crianças amam livros criativos e com histórias inesperadas!⠀ ⠀ 

.Este estava na minha #wishlistkidsindoors há um tempinho, já!⠀ ⠀ 
Meu tipo de livro favorito é livro imagem. O segundo são livros que falam de livros. ⠀ ⠀ 

Acho que fará muito sucesso nos nossos #picnicliterários, quando toda a quarentena acabar!⠀ 



Os Tesouros de Monifa é o livro que a Brinque-book mandou pra gente este mês.

 O texto sensível é da Sonia Rosa e as ilustrações sobre tecido estampado, são da Rosinha.

Monifa é o nome da bisavó da avó da guria. Monifa veio escravizada para o Brasil e aprendeu a ler e escrever para que a memórias da sua familia e dela própria, não fossem esquecidas. Para que as próximas gerações soubessem da sua origem.

Todos os escritos, cartas, poemas estão em uma caixa-tesouro, que é passada de geração em geração.

Hoje é o aniversário da guria e, sendo a mais velha, vai herdar os tesouros da tataravó! Muita emoção!!! Ela não cabe em si de felicidade.

Em uma das cartas está escrito: "Escrever é uma maneira de se anunciar ao mundo e de se sentir mais gente. É também uma forma de não enlouquecer, de suportar..." O livro todo é muito bonito. A medida que a guria recebe o tesouro, ela vai ganhando formas mais definidas nas ilustrações. Vai até crescendo (com todo conhecimento do seu passado e de si mesma, com toda sabedoria das cartas, com todas as mensagens e poesias), vais se descobrindo e se reconhecendo como uma mulher poderosa e importante. A autora fala que a história foi soprada pelo vento! E também sobre a importância de conhcer sua própria origem e histórias da família.

Fiquei pensando... Eu até tenho foto com minha bisavó, mas não sei nada sobre ela e pouquíssimo sobre meus avós. Quantas histórias se perderam! 
E vocês? Conhecem muitas histórias de família? Não seria legal os avós mandarem áudios de whatsapp com suas histórias? Vamos escrever pra não enlouquecer e ter tesouros como os da Monifa!

Para comprar: https://amzn.to/3eKkZSE
Boa noite!!! ⠀
TEMOS UMA NOVA PARCERIA!!! A Telos editora!

Tô aqui com uma das minhas paixões: livros infantis lindos!!!!⠀ ⠀

Hoje é o Dia dos namorados* e te pergunto:



DE QUE COR SÃO OS BEIJOS?⠀ ⠀⠀

Recebemos um montão de livros liiindos da Telos editora!⠀ ⠀⠀

Este livro ilustrado e escrito pela Rocio Bonilla e publicado pela Telos editora, em duas versões: Livro grande (capa dura) e livro cartonado (para crianças menores).⠀ ⠀⠀

O nosso é o grande!⠀ A Mônica é uma guria muiiito curiosa e ama colorir. Tem uma cor pra cada coisa... Mas se dá conta que nunca coloriu um beijo!⠀ ⠀⠀

Pronto! Já tinha uma tema de pesquisa pra pensar e foi colorindo achar a solução!⠀ ⠀⠀

Entre vermelhos, amarelos, marrons, brancos e pretos ela pensa, repensa, procura e analisa para achar a cor exata dos beijos. Que desafio! Também é um livro sobre auto-conhecimento. O que eu penso de fato sobre essa determinada cor?⠀ ⠀⠀


A ilustração é linda e amo o jeito que a ilustradora explora as horas de reflexão da Minimoni (apelido da Mônica). Ela explora os significados óbvios e coloca o leitor pra pensar. "Azul é tristeza... Jura?"⠀ ⠀⠀

Outra coisa que amei foi que o livro traz diversas fontes diferentes, como se a guria estivesse aprendendo a escrever, ou pensando alto ou refletindo. Tem caixa alta, letra cursiva, grifadas, letras vazadas, minúsculas e maiúsculas... Um jeito fofo também da criança conhecer como as palavras permanecem as mesmas, mas podem ser escritas de diferentes formas. ⠀ ⠀⠀

Um livro sobre afeto, cor, família, amor.⠀ ⠀⠀

No final a criança é convidada a interagir colorindo!⠀ ⠀⠀

*Observação: NÃO é um livro sobre namorados ou dia dos namorados - deixando bem claro que criança não namora! Falei dele hoje pois é um livro afetuoso!⠀ ⠀

Muito obrigada, Temos editora, amamos muito!

Pra comprar: https://teloseditora.com.br/produto/de-que-cor-sao-os-beijos-livro-grande/
Vocês sabem que temos um canal do Youtube há 9 anos? Estamos voltando a postar lá. 

Olá! Não tá fácil suportar a #quarentena. Mas a gente se esforça. Tento sorrir pra me dar força, mas não é fácil. Hoje venho dar uma ideia pra vocês fazerem uma atividade em família, pra ajudá-los a não enlouquecer!

Depois de ler 3 livros, resolvi uni-los pra gente fazer uma atividade de escrita criativa!

Os livro são:
Crianças Virtuosas, da Alua: https://amzn.to/3fDWp5Z 
Casa das estrelas de Javier Naranjo, da Planeta dos Livros: https://amzn.to/3fIZAJs
Os Tesouros de Monifa, de Sonia Rosa e Rosinha, da Brinque-Book: https://amzn.to/2V0B1Qi

Materiais: *Folhas A4, A3 ou de caderno *Tesoura *Barbante ou fio dental *Furador ou chave de fenda pequena *material de desenho como lápis, canetinhas, giz de cera *imaginação

Curtam, compartilhem, comentem! Vamos brincar? Vem com a gente! 

Fizemos um diário da quarentena, olha só:




Pra ver mais vídeos: https://www.youtube.com/kidsindoors
Vocês se lembram daquele jogo de juntar os pontinhos pra formar uma figura, que tinha nas revistinhas de antigamente?

 Pois esta semana fiquei juntando pensamentos, pulando de um para outro, para ver se eu formava uma uma justificativa pra tudo isto que está acontecendo. E acho que consegui ver "the big picture"! Nos últimos anos muita gente tem saído de suas casa por N motivos: violência, pobreza, guerras, fome, intempéries, ou somente ir em busca de condições mais dignas de viver. Gente, famílias inteiras atravessando terra, ar e o mar(!!!) pra chegar em outro lugar. E como eles são recebidos? Com balas, muros ou cercas, com portas fechadas, com gente reclamando que vão tirar emprego dos nativos, que vão roubar e aumentar a violência, que vão isso e aquilo... Não são acolhidos, ou raramente são acolhidos.

Então o planeta pensou. Ah! Querem fechar a porta na cara dos OUTROS? Então todo mundo vai ficar trancado, ameaçado, sem convívio, longe dos seus afetos e se pisar fora de casa, morte(!), pra ver se isso é bom! Se isso é jeito de tratar o próximo!

O que acham? Tô viajando muito?

Tudo isso pra falar deste livro imagem fantástico da Mariana Chiesa Mateos, publicado pela Editora34. 

 Há 2 histórias que se cruzam no meio do livro. Há 2 capas. 


De um lado acompanhamos uma família fugindo, 

junto a tantas outras. 



 Vira o livro e do outro lado...

   Do outro lado, uma mulher que parte sozinha,

mas não sabemos se por vontade própria ou necessidade.

 Há dor, medo, violência, mas junto tem coragem e esperança também.


Este ano migramos de volta para o sul. Como aves migratórias voltamos para casa. E mesmo querendo voltar, não foi fácil. Não consigo imaginar a dor das pessoas do livro. Mas tento entender e acolher. E você? Que pontos tem ligando por aí?

Para comprar: https://amzn.to/3g5WDmu


 Com todo caos politico que está acontecendo no mundo, mas principalmente aqui, no Brasil, com a quarentena e o #coronavirus, com todas as mortes de pessoas negras, inocentes e brutalmente assassinadas, como vocês têm conversado com as crianças sobre o certo e o errado, consciente ou inconscientemente? Sobre zelo e empatia? Sobre tolerância e bondade? 


Fiquei super feliz quando chegou o livro Crianças Virtuosas de A a Z, da @aluakopstein e ilustrações do @pirecco_studio

 O livro é um abecedário de virtudes. Cada letra traz uma virtude, uma ilustração e um pequeno texto sobre como podemos viver a virtude da forma mais plena possível. Vou dar um spoiler! Na guarda final tem um tabuleiro pra família brincar com o jogo das virtudes.

E ainda tem um jogo de memória do abecedário! Estou em casa, louca pra ler o livro pra minha afilhada e meus novos sobrinhos, mas, como tenho zelo, sendo cuidadosa "com tudo e com todos", vou esperar a pandemia passar pra dar colo e ler muito este livro pra eles. E vocês? Que virtudes estão praticando nesta quarentena? Obrigada, Alua, amamos!

E com este livro fizemos uma brincadeira:
A quarentena tem nos deixado a flor da pele!

Então, aqui vai mais alguns livros lindos sobre o assunto:


Quem está tentando meditar nessa #quarantena?⠀
⠀ Aqui ainda não aprendi. Mas estamos lendo e tentando. ⠀
Chegou aqui o #lançamento da Companhia das Letrinhas:

EU MEDITO E ME CONHEÇO, de Sophie Raynal, com ilustrações de Aurélie Guillerey.⠀

⠀ Gina vai conhecer o Japão com os pais e conhece um mestre Pequeno Sábio que ensina meditação. Ele conta pra guria (e pra todos os leitores) os benefícios da meditação como: melhorar a atenção, aprender a sentir e a ouvir seu próprio corpo ,

entender como funciona a mente, reconhecer e controlar as próprias emoções, aprender a ser gentil consigo mesma, entre outros.⠀ ⠀

O livro usa uma linguagem simples e bonita pra falar de uma prática que é muito necessária hoje em dia. Uma habilidade pra acalmar nossos corações aflitos com tudo que está acontecendo.⠀

⠀ Achei o livro ideal para kids pequenas.
Para comprar: https://amzn.to/2NOVdB3


PODERIA da Joana Raspall e Ignasi Blanch, da Brinque-book.
Ele nos faz pensar sobre o real poder da empatia.

Já falamos dele AQUI.
E pra comprar: https://amzn.to/386Uft3

OS TESOUROS DE MONIFA, de Sônia Rosa e Rosinha, editora Brinque-book.
O livro mostra o poder da ancestralidade e de como nos ajuda a amadurecer, conhecer a história da nossa família.

Já falamos dele AQUI
Pra comprar: https://amzn.to/3eKkZSE


CRIANÇAS VIRTUOSAS DE A a Z, da Alua Kopstein e ilustrações do Pirecco Studio.
Em uma época tão conturbada como a nossa, como podemos mostrar pras kids o que importa?
Já falamos dele AQUI.
Pra comprar: https://amzn.to/386ckHy


O CROCODILO QUE NÃO GOSTAVA DE ÁGUA, de Gemma Merino, Brinque-book.

Sabe aquela pergunta da Lagarta da Alice no País das Maravilhas: Quem é você? Como você a responde? Como é difícil encarar quem somos de verdade. Como é difícil se aceitar. Como é difícil se perceber diferente dos outros. Por que devemos ser iguais aos outros? Pensar igual, agir igual? Como é difícil se encontrar. Digo isso pois estou há semanas pra falar desse livro. Mas pq ele diz muito sobre mim, também. Confesso que eu não gosto de água também (amo tomar banho de chuveiro - mas banheira, mar, lagoa, rios, piscina - só gosto de mirar, contemplar), mas não é por isso que gostei tanto do livro. O personagem principal está tentando ser como todos ao redor dele, mas ele fica incomodado... Não sabe o motivo, mas não se encaixa, tenta, mas não consegue. É difícil querer ser diferente... Ser diferente. É difícil se encontrar. Ainda mais em tempos de quarentena. Como descobrir sua verdadeira essência? Ano passado meu marido me perguntou o que eu queria fazer, o que eu realmente gosto e quero - sem pensar nos outros, nos filhos, apesar de ser mãe. E eu não consegui responder. Quem sou eu? Continuo não sabendo a resposta. 

O crocodilo do livro também quer saber quem é. E esta busca é solitária, com altos e baixos. Quem é você?


AQUI ESTAMOS NÓS de Oliver Jefferes, editora Salamandra.

É uma época de agradecer e pensar como é incrível estar vivo, estar na Terra, dentro de uma galáxia, dentro de um espaço imenso... E o pensamento vai longe... Mas que tal pensar no aqui e agora? Na Terra mesmo e como o céu fica lindo no fim de tarde, como é lindo o canto dos pássaros e o vento embalando as árvores, como o tempo parece ter pausado (para muitos), em função do #coronavirus, e os planos adiados. Como o agora é um presente, como as pessoas são presentes, como a ausência dói. Como o abraço faz falta. ⠀ ⠀ 

AQUI ESTAMOS NÓS é um livro que já passou por aqui. Ele conta a história de um pai que se vê perdido, ao perceber que terá que explicar o MUNDO TODO pro filho que acaba de nascer! Então, ele respira fundo e começa do que ele já sabe: Da parte científica até chegar nas pessoas e nas histórias que nós acreditamos e contamos e vivemos.⠀ ⠀ ⠀ 

O texto é afetivo e muito bonito... Fala sobre gentileza, pertencimento, acolhimento, vida e histórias.
E as ilustrações são maravilhosas.⠀ ⠀

E, pra quem tem AppleTV : HERE WE ARE, é uma animação linda! E você ainda pode ver o próprio autor Oliver Jeffers falando no TED TALKS sobre o NOSSO planeta terra e suas histórias. Uma coisa completa a outra! Via a Terra! Via eu, viva tu, viva o rabo do tatu!⠀
Para comprar: https://amzn.to/2ZfVaU1


DE QUE COR SÃO OS BEIJOS?, ilustrado e escrito pela Rocio Bonilla e publicado pela Telos editora
Sobre descobrir cores e emoções.
Já falamos dele AQUI.
Pra comprar: https://teloseditora.com.br/produto/de-que-cor-sao-os-beijos-livro-grande/


E estamos reativando nosso YouTube:

Quer fazer um livro de aniversário lindo? Clique AQUI


E um livro sobre nossos diferentes sentimentos, AQUI.

Para ver os outros posts sobre sentimentos:
AQUI, AQUI e AQUI.
 Tarde chuvosa em Poa e lembrei da receita de bolo de maçã que aprendi com a @soniarm.endo, sogra da minha irmã @carlalink. DE LI CI O SO!

Bolo (ou torta) de maçã:

Ingredientes:
1 xic de farinha de trigo
1 xic de açúcar
1 clh sopa de fermento químico 8 maçãs fatiadas (pequenas- minha são daqueles sacos de 1 kg que vc compra pras kids, nas redes de supermercado)
Canela em pó a gosto, cravo a gosto, passas a gosto, nozes a gosto
3 ovos
1 clh sopa de açúcar mascavo
120g de manteiga derretida Forno preaquecido a 180°C por 40 minutos


Modo de fazer:

#1. Em um pote separado: Fermento, açúcar refinado e farinha. Misturar. 


#2. Em outro pote separado: Ovos e açúcar mascavo. Misturar. 


#3. Derreter a manteiga em um pote separado, reservar também. 


#4. Em outro pote separado: Descascar e cortar as maçãs e juntar passas, cravo, nozes e canela. Misturar.
Aquecer o forninho.
Na fôrma untada: 

colocar o #4 todo,

 depois, em cima o #1, depois em cima disto, 

#2

em cima o #3.

 Sem misturar nada. Assim, em camadas mesmo. Colocar no forno por 40 minutos e servir quente ou frio. Recomendo. Deliciosa e super rápida de fazer.
Quem fizer, avise como ficou!

Espero ter ajudado a alegrar o dia de alguém. 🙏❤
Bom dia!⠀
Estamos fazendo o MAIOR sucesso por onde passamos com nossas camisetas da @instadedeka em parceira com o @institutodeleituraquindim!

A coleção MA RA VI LHO SA é baseada no livro JARDINS de Roseana Murray e Roger Mello, da @globaleditora.⠀

Um livro que vem com laço de fita (já é um presente por natureza), com um envelope -jaqueta que abre para um jardim.

Dentro temos poesia tanto nas palavra, que a Roseana Murray faz com maestria, quanto nas ilustrações do Roger Mello.
Vez por outra o texto salta aos olhos, de repente somos inundados com as ilustrações e às vezes se misturam, se confundem, se fundam. São cores, sabores, cheiros, perfumes que transportam o leitor para além do livro.

Pra terminar, após fazer novamente o laço, temos a delicadeza das palavras afetuosas do Manuel de Barros na contra capa!
Presente perfeito, do início ao fim!

Pra ser sincera a Dedeka mandou as camisetas pro Cássio e Cecília… Porém, confisquei a branca pra mim e daí a Ceci pegou a que era do Cássio, pra ela! Pronto. Cássio ficou sem Dedeka desta vez. ⠀

Nossa foto era pra ter saído dia 2 de abril, dia da literatura infantil, mas o blog deu tilt, por isso está saindo atrasada.⠀
A Ceci usa Dedeka desde que tinha 2 anos, quando minha prima, Vivi, me apresentou à marca, há 12 anos, e estamos cada vez mais apaixonadas pelo acabamento, tecidos, estampas, carinho em forma de roupas.⠀

Tudo isso pra dizer também, que no Outlet da Dedeka tem peças incríveis em promoção! 

Pra comprar a camiseta que a Ceci tá usando, clique AQUI. Camiseta unissex infantil em meia malha na cor amarelo mostarda com mangas na cor azul marinho. Conta com estampa de pássaros dentro e fora da gaiola, ilustrando o jardim do dentro e fora. A estampa é à base d’água e não tóxica.

Pra comprar a camiseta que eu estou usando, clique AQUI. Camiseta unissex infanto-juvenil em meia malha na cor branca com estampa na frente e na manga de poema e flores. A estampa é à base d’água e não tóxica.

Pra comprar o livro: https://amzn.to/2DiLZuE