Dicas para ententer crianças presas em casa

Melhores do ano 2019

Chegamos a mais um Top 10 (que nunca é só 10) livros mais amados de 2019. Lembrando, como sempre, não estão em ordem de melhor ou pior, mas sim, na ordem que fui lembrando deles e também que os livros não necessariamente foram publicados em 2019, mas lidos e descoberto este ano também.

Então, vamos aos selecionados:

FIOS da minha amiga e escritora Chris Nobrega, da editora Maria Cobogo. O livro FIOS foi desenhado pelo neto e sobrinho, Gabriel Dutra. Foi bordado pela vó Maria Freitas e escrito poeticamente pela menina, tia e mãe Christiane Freitas Nóbrega.

O livro tem uma edição linda, super caprichada. Foi feita com muito amor e cuidado. O papel tem uma textura maravilhosa…

Fios é a história de 3 gerações que aprendem uma com as outras; na outra se reconhecem, se somam. Mulheres de uma mesma família que, juntas, se aproximam e se afastam, se projetam e se reconhecem na outra, pelas semelhanças e diferenças de criação, idade e amadurecimento. História que vai e vem sendo bordada no papel, e deixam lugar pro leitor completar a história, nos silêncios e brancos da poesia e da linha, que apenas sugere, não mostra tudo…

Assim como cada uma das personagens só consegue ver a outra a partir de si mesma. Um livro de puro afeto. Amei.

Para comprar: https://amzn.to/2J43BgS


CORAIS é um livro antigo que só descobri este ano e amei!

É um livro informativo muito diferente.

O texto é todo (só) informativo (em nenhum momento fala que uma guria entrou na biblioteca ou pegou um livro. Começa direto falando dos corais. Não existe menção de crianças no texto), mas a narrativa visual é incrível.

Vemos uma guria retirando da estante o livro que, nós leitores, estamos lendo! E a medida que ela começa a ler (além de vermos as páginas do nosso próprio livro, no livro dela), o texto ganha vida… A biblioteca começa a desaparecer, tudo ao redor começa a mudar e ela entra num Recife de coral. O texto continua só informativo, mas nós viajamos com a guria, pelos recifes e descobrimos a incrível fauna e flora marinha que lá habita.

No final da história, vemos que os prédios e carros começam a voltar às imagens, como se a imaginação ou um sonho estivesse no fim e já fosse possível ouvir os sons da realidade entrando na nossa cabeça. Gente! O livro é lindo.

CORAIS de Jason Chin, da editora Nova Fronteira. É show!

Par comprar: https://amzn.to/3m2Eo4K


Já vou colocar no meio um livro em inglês (nos outros anos os de outras línguas ficavam só no final da lista).

DO NOT LICK THIS BOOK de Idan Ben-Barak, Julian Frost e Linnea Rundgren, da editora Neal Porter Books. Claro que corri pra ler pro Vicente, que dormiu, e pro Hashi. É a história de um micróbio que mora neste livro. Ele quer viver uma aventura! Então pede pro leitor tocar no livro e colocar a mão na boca! Daí vem um super zoom que mostra as coisas que você toca normalmente, de uma forma microscópica: pele, camisa, boca, umbigo, página de livros. É um livro informativo lúdico que mostra germes, bactérias, como o Streptococcus, e micróbios em seus hábitats naturais.

O livro é uma graça de divertido! O ilustrador é o mesmo do clip “Dumb ways to die” que postamos anos atrás (veja AQUI). Este livro agradou humanos de todas as idades e canídeos! Fica a dica.

Pra comprar: https://amzn.to/35XALaK


SOFIA PIMENTA, FUTURA PRESIDENTA de Andrea Beaty e David Roberts, da editora Intrínseca.

Novo livro da coleção Jovens Pensadores. Sofia Pimenta me lembra a minha irmã Carla, do @talking_city, que é um iG que mobiliza as pessoas, empresas e governos para trabalharem em conjunto para o bem da cidade, para o bem dos Cidadãos.

Sofia pensa do mesmo jeito. Ela desde pequena adora ajudar as pessoas, os vizinhos, as plantas, animais… um dia o cachorrinho dela foge e o vô vai atrás, e é uma correria, um caos, (tanto que a gente tem que virar o livro para ler) e na caça ao cachorrinho ela se depara, perto de casa, com uma montanha de lixo! Decidi que aquilo ali não está certo e no lugar daquele monte de lixo precisa ter uma praça para todo mundo. Então que ela chama os moradores, e começam a discutir como e o que gostariam de ter na praça. Cheia de anotações e ideias, Sofia vai até a prefeitura para pedir ajuda. E começa aí uma longa jornada para ela ser ouvida e levada a sério.

Um livro para mostrar que kids podem e devem ajudar a mudar o mundo! Fala de família, empatia, força, perseverança, ecologia, mostra como a união faz a força e a importância de se unir e buscar o que é certo, justo e importante para a comunidade. As ilustrações são lindos e divertidas, o texto é curto, todo rimado e bem dinâmico.

Para comprar: https://amzn.to/3pU6v8J


Eu amo os textos da Ana Pessoa. Já falei aqui do outro livro dela que li, O CADERNO VERMELHO DA MENINA KARATECA (veja AQUI). Os textos são tão fluídos tão verdadeiros que nós só percebemos que estamos no fim do livro, tarde de mais (tipo: ah, não! Já acabou!).

Neste livro, então! SUPERGIGANTE, o texto voa!

Toda sua vida é revisitada, enquanto deixa a cidade pra trás. São fatos, lembranças, associações, medos, culpas, contradições, comentários de parentes e amigos que voltam à memória fazendo da cabeça dele um produto inflamável que arde. Em meio a verborreia, há muita beleza e poesia, troca de palavras, muita verdade e explosões de pensamentos como a cabeça de um teen que questiona o mundo e a si mesmo, o tempo todo.

As ilustrações do Bernardo P. Carvalho são cheias de cores, camadas e transparências, assim como o Edgar e sua visão particular de mundo.

E ainda no cantinho das páginas, podemos fazer o Edgar correr como uma estrela SUPERGIGANTE, super veloz! Capa dura, colorido, muito bem escrito, uma edição caprichosa, como sempre, da @sesispeditora. A história parece enorme, tem 157 páginas de texto (com algumas imagens), mas a escrita é tão mágica, que as letras passam voando! Pode dar pros #tweens e #teens sem medo de ser feliz! Amei.

Pra comprar: https://amzn.to/2HuIWlu


AS ESPORTISTAS – 55 mulheres que jogaram pra vencer, de Raquel Ignotofsky, @editorablucher.

O livro é informativo e lindo! Cheio de exemplo de mulheres que lutaram muito, mais muito mesmo pra se destacar.

Pra mim, o mais legal é que tem várias brasileiras! Geralmente os livros ou não falam do Brasil, ou trazem um exemplo só. Mas este, não! Tem várias. Pois no Brasil, as pessoas lutam muito pra poder se dedicar ao esporte, ele transforma vidas. O livro ainda traz links e outras referências bibliográficas. Mostra vários exemplos de #girlpower.

Pra comprar: https://amzn.to/3768WfM

Que livro! TUDOUMPEDAÇO de Cristina Bellemo e André da Loba, da Movimenta editora.

Este é um daqueles livros que nos desestabiliza. É a história de uma pessoa super fechada, que não divide nada seu com ninguém. Inclusive, não chora, nem faz xixi, nem cocô, pra não perder nenhuma parte sua. Imagina!

Essa pessoa acha que é super importante não perder, nem dar nada. Importante ser SUPER inteiro. Acontece que a vida não concorda com isso, e, um dia, ele, desatento (uau! Perdeu a atenção!) perde o equilíbrio (uau! Perdeu mais uma coisa!) E cai num buraco! Claro que não vou falar o que acontece em seguida, mas a vida dele muda pra sempre. E o final mexe com a gente, levanta algumas questões.

Pra comprar: https://amzn.to/2J53ul2


Eu amava escrever cartas! Cartas para jovens leitores! Lemos sobre como pessoas, dos mais variados tipos, se apaixonaram pela literatura, como ela é importante, mesmo àqueles que começam as cartas dizendo que não leem, mas ao terminar de ler para uma criança, falaram: Nossa, sou uma pessoa diferente de quando comecei este livro! Muitos citam livros que leram quando crianças, ou livros que representam afeto, já que foram lidos para eles por familiares, amigos, professores, com muito amor.

O livro é uma potência em muitos sentidos. Neil Gaiman, no livro, fala que precisamos buscar AQUELE livro que vai mudar tudo. E este é o lema do blog há anos: somos ponte entre o leitor e literatura, buscando achar AQUELE livro ideal (que vai começar a paixão ou vício) para cada leitor! Fora as cartas, de pessoas que sobreviveram ao Holocausto, cientistas, astrônomos, autores, cineastas, mães, músicos, avós…, que são emocionantes, cada uma vem com uma ilustração diferente.

Cara! Que livro incrível! Esperando ser atendida no médico, lemos metade já. E pra você? Pq é importante ler?

Pra comprar: https://amzn.to/35YcJwi


Um livro surreal. Coisa mais sólida, é uma casa. Super alicerçada no chão. Presa, quase perene. Mas se as casas não tivessem presas? Se elas fossem diferentes? Se não fossemos tão apegados ao material, como elas seriam? Se a gente fosse menos humano e mais animal, como nossas casas seriam?⠀

Einar Turkowski nos convida a imaginar outras realidades extraordinárias possíveis, num livro com ilustrações em preto e branco lindas. Um livro pronto pra receber histórias inventadas pelo leitor. Que casas são essas? Quem vive nelas? Eu posso viver lá também?⠀ Adoroooo! O livro é uma viagem ao nosso imaginário, que precisa fugir da prisão da casa real, no meio de uma vida real, de uma vida mais ou menos. ⠀

Livro super poético.

Pra comprar: https://amzn.to/3nT6vEk


Contos de Fadas brasileiros! As férias estão quaaaase aí. Vou dar uma dica, pras férias da família. Na #poslivros, na aula da Lenice Bueno, lemos o livro UMA IDEIA TODA AZUL, da Marina Colasanti, Global editora. Só que o livro, que é liiindo, mas curtinho, deixou o gosto de quero mais!!!

E a @waniakarolis, nos mostrou o livro MARINA COLASANTI- MAIS DE 100 HISTÓRIAS MARAVILHOSAS, também da Global editora.


Pois, claro que eu quis o livro! O livro reúne todos os contos maravilhosos (de fada), da Marina. São mais de 3 décadas de histórias! São 9 livros reeditados e mais um inédito, todos juntos nesta belíssima edição. Linguagem poética na escrita e nas ilustrações (da própria Marina Colasanti!). Num tempo antigo, onde tudo podia acontecer, uma doceira perde, sem perceber, a mão esquerda, dentro da massa do pão; uma moça acorda sem reflexo no espelho; um cavalo é virado de dentro pra fora; um rei tranca uma ideia maravilhosa num quarto, pra ninguém descobri-la; o Tempo está cansado de levar o mundo nas costas; uma princesa triste ganha uma barba cacheada; um bordado lindo vira uma prisão… Centenas de contos de fada maravilhosos esperam o leitor!

E tem “Plus a mais!” Hehehe Escrito por uma mulher, são contos de fada que não se passam no Brasil (pois são atemporais), mas totalmente brasileiros! Literatura nacional, para todas as idades, do mais alto nível! Sua família merece ouvir, ler e se encantar com estas histórias! As férias estão chegando! Vamos ler juntos?

Pra comprar: https://amzn.to/36X4v6Q



Como você está aí? Já pensou em tudo que seu cérebro precisa fazer pra você acordar de fato? Este ano uma colega do Cássio convidou-o para participar da feira de ciências do colégio com o tema: Os 7 tipos de inteligências. Tema suuuper estimulante! Então o grupo está agora na fase de estudar como o cérebro funciona. E um dos livros que estão lendo (e toda família está lendo junto) é AQUI DENTRO -GUIA PARA DESCOBRIR O CÉREBRO de Isabel Minhós Martins, Maria Manoel Pedrosa e Madalena Matoso, da fantástica SESI-SP editora!

O livro é informativo, todo ilustrado e é dividido em capítulos: o que há aqui dentro?, crescimento, sentidos, aprendizagem, memória, consciência, corpo, emoções, socialização, como é o cérebro dos animais?, criatividade, experiência estética, diferenças, boa forma, fatos e mitos, história, entre outros. O livro mostra que o cérebro precisa ser usado e estimulado e que um bebê de 2 anos tem mais neurônios e sinapses que um adulto (por isso nada de celular!!!).

Que a fase teen (pelo cérebro) vai até os 24 anos. Você sabia que temos neurônios-espelhos? Existe alguma receita pro cérebro ser mais criativo? E como o amor age dentro do cérebro? O livro é riquíssimo.

Ao longo da leitura há vários desafios e exercícios que nos fazem parar para pensar na forma como pensamos e agimos. O texto é claro, conciso e interessante. As ilustrações são leves, bonitas (pois a experiência estética é muito importante pro cérebro!) e ajudam apontando e mostrando detalhes do texto. Aqui em casa, todos estão lendo. Mais uma forma de estimular o cérebro de uma forma divertida! Fica a dica.

Pra comprar: https://amzn.to/3fsFBzS



Outro livrão! Comprei neste final de semana um livro incrível, da Quadrinhos na Cia. NÃO é pra criança, mas pra #YA ou teens ou ainda, adultos, principalmente pra quem ama arte.

A autora Emil Ferris demorou 5 anos, trabalhando 12 horas por dia nele. Todo desenhado a mão com caneta esferográfica e canetinha, cheio de referências do mundo da arte, com passagens dramáticas e outras bem poéticas.

A personagem principal não se encaixa e se vê como uma monstrinha. Ama filmes e revistas de Terror tipoB. Vive com a mãe doente e o irmão (galinha) num porão. Sua vida pobre é atormentada pelo Bullying na escola, piora quando a vizinha de cima (que gostava muito dela)é assassinada, mas dizem que foi suicídio. A partir daí Karen vira uma detetive monstra pra tentar descobrir a verdade. O livro é muito mais que isto. Tem mistério, arte, racismo – assasinato do Martin Luther King, pobreza, expõe a vida das minorias de uma forma geral, de judeus que enfrentaram e sofreram com o nazismo, de imigrantes, de prostituição e como a elite (da época?) compra meninas e meninos, fala de pedofilia, de câncer, de mitologia e o poder das histórias, de pessoas que morrem de fome, de pessoas que prezam pelas aparências, fala de homossexualismo, de estupro, de drogas e de famílias.

O livro é pesado, o tema é denso, mas é de uma beleza fascinante também. É daqueles livros pra discutir o que há de errado no mundo, pra fazer a diferença… E este é o livro UM. A história continua! Já ansiosa pelo livro 2!

Pra comprar: https://amzn.to/3m59qJi


Um livro pra ser ler com atenção.

Bom dia, vizinho! Hehehe. Recebemos o livro OS VIZINHOS, lançamento da editora Pequena Zahar. Uma guria está voltando pra casa. Ela mora no 7° andar e ao passar pelas portas dos vizinhos, imagina como vivem da porta pra dentro.

Será só imaginação? E ao chegar na sua porta, pensa como sua casa é sem graça. As ilustrações são lindas e muito divertidas. Um verdadeiro exercício de imaginação.

Agora, atenção! Preste muito atenção desde a capa! Surpresas esperam o leitor atento!!! E se eu falar mais, vou ter que dar spoiler! As kids pequenas amam.

Pra comprar: https://amzn.to/360IsNp


Ganhei o livro LAGO, livro incrível, da ilustradora @keila_knobel.

É um abraço que toda mãe deveria receber! LAGO- Um livro caracol cheio de carinho. O texto amoroso é da Anna Luiza Guimaraes, com ilustrações tão vivas e verdadeiras, da própria Keila. O que pode ser um lago pra você? Quantos sentimentos e emoções diferentes podem vir a tona a medida que a mãe terra vai crescendo e o lago vai lentamente secando? Um presente pra toda família.

Pra comprar: https://kyte.site/estalos/1604178470405-p4bTJ


Então, na pressa de chegar, na correria do dia a dia, surge um livro, de repente, que te faz parar.

CEM de Heike Faller e Valerio Vidli, da editora Intrínseca é um desses freios. É um livro pra ser lido com outra pessoa junto. É um livro pra conversar e lembrar do antes, falar do agora e pensar no depois, será que é mesmo assim? Como nossa percepção muda ao longo dos ano? Já parou pra pensar nisto? O que você aprendeu com a vida? Foi a pergunta que o autor fez para várias pessoas diferentes, nas suas andanças pelo mundo. Ele foi anotando as histórias, as idades…

Por exemplo: quase todo mundo com cerca de 40 falaram que uma das coisas que as deixavam felizes era dormir uma noite INTEIRA. Hehehe. Concordo!

O livro começa com o primeiro sorriso da criança e a cada idade há um frase que simboliza uma história de alguém que viveu aquilo e marcou… E aprendeu.

É impossível lembrar das crianças, do marido, da tia-avó, bisa que virou estrela, daquela comida que só a nossa própria mãe sabe fazer do jeito que a gente ama, dos conselhos da sogra, do nosso pet que já não está entre nós…

É um livro de lembranças do passado, presente e futuro. Amei.

Delicado, sensível, forte como um abraço e um beliscão: acorda, guria! O tempo tá passando! Fica a dica.

É pura emoção.

Para comprar: https://amzn.to/2UUxgvk

Outro livro diferente é o Pequena coleção de insignificâncias , de Thiago Cohen, Patricia Almeida, Neto Machado, Fabio Stéque e Daniel Sabóia, da editora Conexões Criativas

Uma caixa com pequenas cartelas diferentes com frases poéticas, que exige a participação do leitor para montar a poesia completa. Tem figuras destacáveis que formam outros poemas visuais e textuais. É cheio de vazios e espaços. Com hot stamp dourado, faz a luz literalmente brilhar dando vida a poesia. Minha vontade é repetir mil vezes a palavra poesia. POESIA, POESIA, POESIA! Uma caixa interativa que precisa do leitor, com infinitas possibilidades. Lindo livro, na forma mais ampla que ele pode ter.

Para comprar: http://conexoescriativas.com.br/


Claro que tínhamos que colocar um livro para bebês na seleção!

Azul, de Meritxell Martí e Xavier Salomó, editora Jujuba. Faz parte da coleção Colo.

Os autores fizeram uma coleção onde o personagem principal é uma cor. No Brasil, por enquanto, só temos o Azul publicado. Como uma cor pode ser personagem? A cor serve de fio condutor para uma aventura plástica. O que o tem no mundo dessa cor?

Como um anel, gato, baleia, bota, Picasso, rede podem se relacionar? Como diz a sinopse: “…com apenas uma palavra em cada página, a narrativa vai se construindo visualmente, com a cor guiando os espaços.” Uma história que precisa do leitor pra acontecer! Super recomendo e estamos loucas para ter as outras cores aqui no Brasil também.

Para comprar: https://amzn.to/2UXYvoX

E aí? Gostaram da seleção? Concordam ou discordam?

Quais os livros que vocês colocariam na lista?

Ano que vem tem mais!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)