Dicas para ententer crianças presas em casa

Paul Auster – 4 3 2 1


Como já compartilhei, coloquei como meta em 2018 ler livros escritos por mulheres ou sobre mulheres, com dois objetivos: ampliar meu repertório sobre autoras e também incentivar o trabalho de mulheres. Por isso, fizemos uma parceria com a Companha das Letras, que você pode acompanhar nesses posts aquiaqui, aqui e aqui.

Porém eu não esperava o novo lançamento de Paul Auster, já que seu livro Trilogia de Nova York é um dos meus preferidos. Ele me encanta pela sua narrativa investigativa, pessoal e que mistura realismo e fantasia, autobiografia e ficção, acasos e resgate do passado.

Então, quando vi o lançamento pela Companhia das Letras me joguei na leitura do 4 3 2 1, que segundo a própria editora, apresenta como o mais ambicioso romance do autor pela narrativa simultânea de 4 rumos diferentes da história do mesmo personagem.




Sim, você leu certo: narrativas simultâneas. Neste formato desafiador, porém muito interessante e fácil de acompanhar, o autor nos propõe reflexões sobre como as escolhas diretas e indiretas (feita pelo contexto do período, pela família, etc) impactam na construção da nossa identidade. Além disso, o livro tem mais de 800 páginas, o que dificulta um pouco seu manuseio e mobilidade – uma vez que eu adoro ler em trânsito no ônibus, metro ou viajando.

A história de 4321 passa nos EUAs, principalmente em Nova York e New Jersey, pós-guerra e acompanha a história de Archie Ferguson, nascido em 1947 (assim como autor). A história apresenta como tudo começou, a história até o encontro do seus pais, e depois segue acompanhando o crescimento de Archie, mostrando esses diferentes cenários possíveis – “o que aconteceria com o mesmo personagem se as suas relações e condições financeiras e familiares fossem outras, como se a mesma pessoa habitasse universos paralelos.”

Eu ainda estou na adolescência de Archie (isto é, lá pela pág 150), então acompanhe no instagram do Kidsindoors novidades sobre o livro, que vou postando nas férias.

Agora, depois de ler sobre tantas mulheres em 2018, confesso que estou estranhando bastante ter um protagonista homem, e fico mais na interessada sobre a mãe e tia de Archie, que são mulheres muito interessantes apesar de bem diferentes


Se joga!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)