Dicas para ententer crianças presas em casa

Biografias Michelle Obama e Sheryl Sandberg


Este é o ultimo post de 2018 sobre a parceria com a Companhia das Letras com foco em autoras mulheres. Se você ainda não viu, decidi mergulhar no universo da literatura feminina – aumentando meu repertório e conhecendo mais sobre os temas, as narrativas e histórias escritas por mulheres. Você pode acompanhar os demais posts aqui, aqui e aqui.

Pra terminar o ano, já em clima de Natal (alô, olha que super presentes), decidi mudar um pouco a lógica e buscar conhecer mais sobre mulheres inspiradoras! E por isso, vim compartilhar duas biografias de duas mulheres: Michelle Obama e Sheryl Sandberg. Afinal, também podemos reconhecer a importância do papel dessas mulheres em seus contextos e pelas suas histórias vividas.

Michelle Obama dispensa apresentações. Há tempos o EUA não se apaixonava por uma primeira dama. Competente, carismática e forte, Michelle ganhou tanto destaque como o marido pela sua atuação na Casa Branca.




Seu currículo impressiona: formada na Universidade Princeton e na Faculdade de Direito de Harvard, iniciou a carreira como advogada na firma de advocacia Sidley Austin, posteriormente trabalhou no escritório do prefeito de Chicago e no Centro Médico da Universidade de Chicago. Ela também fundou em Chicago a filial da Public Allies, uma organização que prepara jovens para seguir carreira no serviço público. Além, é claro, de ser a primeira dama – e vale destacar a primeira afro-americana a ocupar essa posição.

Em sua biografia, Michelle “convida os leitores a conhecer seu mundo, recontando as experiências que a moldaram — da infância na região de South Side, em Chicago, e os seus anos como executiva tentando equilibrar as demandas da maternidade e do trabalho, ao período em que passou no endereço mais famoso do mundo”, conforme o próprio site da editora. Eu estou bem curiosa pra conhecer mais da história dessa super mulher, que trouxe com sua atuação, uma discussão importante do papel da mulher nas relações – públicas e privadas. Pra mim, ela redefiniu totalmente aquela velha ideia de que “atrás de um grande homem sempre tem uma grande mulher” – ela é uma grande mulher ao lado de um grande homem.

Se inspire no carpool Karaoke com Michele e James Corden:






Sheryl Sandberg vem do mundo corporativo, e ficou conhecida por ser chefe de operações do Facebook. Ela já atuou no Google e no gabinete do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos no governo Clinton. Ela foi considerada pela revista TIMES uma das cem pessoas mais influentes no mundo e uma das dez mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes.




Mas o seu grande impacto não vem desse currículo - diretamente, mas da discussão que vem promovendo sobre liderança feminina. Ela começou a se questionar porque apesar de tantas mulheres nas empresas, elas não ocupam a mesma quantidade de cargos de liderança? Porque estamos sempre no questionando? Porque temos dificuldade de reconhecer as nossas competências e potencialidades?

O título do livro já um convite às mulheres: Faça acontecer!  Sheryl investiga as razões desse problema e oferece soluções práticas e sensatas para que nós mulheres atinjamos todo o nosso potencial.  Para conhecer mais sobre a autora, você pode assistir o seu TEDx, porém gostaria de destacar essa fala que mostra o tom dessa importante conversa que precisa ser feita:

“Se testarem homens e mulheres, e lhes fizerem perguntas sobre critérios totalmente objetivos, como média das notas, os homens erram ligeiramente por excesso, e as mulheres erram ligeiramente por defeito. As mulheres não negoceiam sozinhas no mercado de trabalho. Um estudo nos últimos dois anos sobre pessoas que entram no mercado de trabalho depois da universidade, demonstrou que 57% dos rapazes que entram — ou homens, acho eu — negoceiam o seu primeiro salário e apenas 7% das mulheres o fazem. E mais importante, os homens atribuem o seu sucesso a eles mesmos, e as mulheres atribuem-no a fatores externos. Se perguntarem aos homens porque é que fizeram um bom trabalho. eles dirão: ‘Porque eu sou um espetáculo. Obviamente. Porque é que perguntas?’ Se perguntarem o mesmo às mulheres, elas dirão que alguém as ajudou, tiveram sorte, esforçaram-se imenso. O que é que isto nos diz? Diz-nos algo muito importante porque ninguém chega a um cargo de responsabilidade sentando-se ao lado e não à mesa. Ninguém obtém a desejada promoção se não achar que merece o seu sucesso, ou se não compreende o seu próprio sucesso”.



O livro é de 2013, isto é, não é novo, mas especialmente neste ano de 2018, me conectei muito com coletivos femininos e com essa ideia de potencializar a ação das mulheres dentro do mercado em que estou inserida –  que é o de Design e Inovação. Começamos a nos reunir e criar uma lista que pudesse aproximar as mulheres a novas oportunidades de palestras, trabalho, conexão e parcerias (quer fazer parte, se inscreva aqui). Tem sido um experimento importante para quebrar aqueles velhos paradigmas de que mulheres são competitivas entre si. Na verdade, a gente a pode ser o que quiser. A Sheryl no seu livro, nos propõe algumas respostas super atuais e que ainda precisam ser discutidas, amadurecidas e incorporadas por nós!


Para saber mais:

Faça Acontecer – Sheryl Sandberg:

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)