Dicas para ententer crianças presas em casa

Haicais Tropicais

HAICAIS TROPICAIS, organizado pelo poeta e pesquisador Rodolfo Witzig Guttilla, publicado pelo selo Boa Companhia (da Companhia das Letras). 

Este ano comemorou-se os 110 anos da imigração japonesa no Brasil.
O livro reúne 20 autores brasileiros entre famosos, clássicos, contemporâneos (inclusive alguns atuantes, mas desconhecidos do grande público) e convida o leitor a conhecer o poema oriental de 3 versos que trata de temas como a passagem do tempo, a natureza, as estações do ano e o espírito humano. Mas claro que o brasileiro escreve sobre outras coisas também!

O livro começa com uma explicação sobre os Haicais... Resumindo muito: Que são geralmente sobre coisas simples e natureza, não há metáforas, nem enfeites nos poemas. São formados por 3 versos, 5-7-5 sílabas, sobre coisas da natureza, sem rima e sem título. 

Há ainda uma introdução sobre o histórico do haicai. Por exemplo, o haicai chegou ao Brasil no início do século XX, em 1906, pelas mãos de Monteiro Lobato! Eu não sabia disto, você sabia?

Os poemas são organizados por ordem alfabética dos nomes dos autores.
Depois dos poemas, têm uma pequena biografia onde o Rodolfo fala um pouco sobre a relação daquele escritor com os Haicais e também fala onde eles já foram publicados antes (se for o caso). 

Uma pequena amostra:







O livro é um prato cheio pra quem ama poesia.
Um lindo presente (Natal, Aniversário, Amigo Secreto...).

Ficou com gostinho de quero mais?
Para comprar (e ajudar o blog): https://amzn.to/2QxpXKs

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)