Dicas para ententer crianças presas em casa

Especial PNLD 2018: Paulinas

Nossa seleção das Paulinas!


BICHINHO DE ESTIMAÇÃO de Edméa Campbells e ilustrações de Cris Eich, da coleção Livros Divertidos. Série Cadê? das Paulinas. 


 A gente entende o Potrinho. Ele estava muito triste! A amiga Vaca logo veio ver o motivo do choro. Ele havia perdido seu bichinho de estimação. Mas sabe como são os amigos, né? Lá foi a Vaca animá-lo e ajudá-lo a procurar. Mas como é mesmo seu bichinho de estimação? O Potrinho vai descrevendo "É grande, mas é pequeno", e como recebe a negativa da amiga, partem pra perguntar pros outros animais que vivem no campo também. Cada um pergunta uma coisa diferente, para tentar identificar o bichinho perdido: Voa? Come fubá? Vira uma história acumulativa.

Código: 530697 
Pra comprar na Amazon: https://amzn.to/2Ni9IdD


TOMBOLO DO LOMBO é o mais novo trabalho de André Neves, pela Editora Paulinas. Autor de "A Caligrafia de Dona Sofia", "Tom" e "Mestre Vitalino" André nasceu em Recife-PE onde buscou os elementos para criar a história. Descrever o trabalho de André não é fácil, é tanta riqueza e tantos detalhes que poderia discorrer sobre eles o dia inteiro. Melhor mesmo é mostrar algumas páginas e deixar que o leitor se sinta chamado a buscar os elementos. Inspirado na cantiga popular Tangolomango traz nas cores e texturas toda a beleza do Bumba meu boi. 


Um série de situações inesperadas transformam o livro em um convite para dançar e se contorcer junto com os personagens. O autor, sempre surpreendente no domínio da linguagem visual, quebra o padrão de leitura linear. Ao nos fazer virar o livro de lado e até de cabeça para baixo nos propõe dançar sobre o boi e cair com os personagens. Dá até para imaginar a cadência da música através do jogo entre texto e imagem. O uso do branco confere leveza e dá ainda mais força às cores, tecidos e texturas. das ilustrações. Escrito em caixa alta e com fonte de fácil compreensão, o texto curto favorece o trabalho com leitores iniciantes. 


A rima com estrutura cumulativa decrescente é mais um convite à brincadeira. A partir da história podemos explorar a cultura nordestina e desfilar junto com a Catirina, o Coronel, o Padre, o Médico e muitos outros em cima (e embaixo) do boi.
Código: 529168
Para comprar na Amazon: https://amzn.to/2Oxbr3C



CARTAS A POVOS DISTANTES, o autor nos apresenta Giramundo, um menino criativo empenhado em construir línguas e histórias de povos que jura ter visitado. Conhecedor de mapas e livros de cartografia, Giramundo explicava de forma eloquente e embasada as origens das línguas que inventava descaradamente. Como a criança da fábula que grita ¨É o lobo! É o lobo¨ nem ele mesmo acredita quando recebe uma carta de Luanda. Um papel misterioso, sem texto e assinado por ¨Um novo amigo¨. De tanto inventar histórias será que elas ganharam vida? 

 A partir das cartas entre Giramundo e o garoto de Luanda inicia-se uma nova fase na vida do pequeno inventor de povos que o aproxima de uma realidade muito diferente da sua. Além do remetente um outro personagem ganha destaque no livro, seu Joaquim da papelaria que se interessa pelas cartas de Giramundo. O novo amigo nos apresenta a realidade de um país em guerra e cheio de privações mas também com belezas e amizades. Depois que comecei a ler não consegui parar. Para sensibilizar os pequenos (e grandes) sobre outras realidades. Pessoas como nós que sofrem e nem ficamos sabendo. As ilustrações do André Neves são simples e fortes ao mesmo tempo. Colagem e pintura em tons terrosos ajudam a criar a atmosfera de aridez necessária.

Pra comprar na Amazon: https://amzn.to/2IDmZgr
Código: 527262

Pra conhecer os outros livros, clique AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)