Dicas para ententer crianças presas em casa

SENTIMENTOS E EMOÇÕES


Este já é o terceiro post com livros de sentimentos. E não será o último!

Achamos que este tema é super importante, já que as kids, hoje em dia, têm aulas de inglês, música, várias matérias, fazem esporte, mas poucas trabalham a parte emocional, a educação emocional. Não falamos de sentimentos, até termos uma criança explodindo de raiva ou birra na nossa frente. Não paramos e conversamos (o suficiente) sobre as emoções. E quero ajudar os pais e cuidadores nessa tarefa, com livros sobre o assunto. Uma boa história é sempre um ótimo começo para uma conversa em família, você não acha?

Então, aqui estão mais alguns livros que adoramos:



ZECA ZANGADO de Robert Starling, publicado pela Brinque-book!

 Quem tem um dragãozingo irritado em casa? Zeca está numa fase difícil. Não gosta de receber ordens. 

Toda vez quem alguém lhe diz pra fazer alguma coisa, ele estoura!

 Com os pais, com os amigos... Ele é um guri legal e não gosta do jeito que se comporta, mas não consegue evitar. Sempre tem uma overreaction ou dá um piti. Um dia ele senta com a mãe e abre seu coração e ela conversa e mostra como ele pode se acalmar, quando começar a sentir a raiva subir.
 E logo percebe que todos os amigos também têm sua própria maneira de ficarem mais calmos. 

 A capa do livro me lembrou a contra capa do Outra Vez! da Emily Gravett. 😉

 Fofo e verdadeiro. Sobre sentimentos e emoções.


O DIÁRIO DAS EMOÇÕES de Anna Llenas, editora Benvirá. A Anna Llenas tem vários livros sobre emoções e sentimentos. Dois deles traduzidos para o português.

É um livro para a criança completar. Todo capítulo começa com um texto explicando uma emoção ou sentimento e

em seguida há atividades para o leitor completar.
Eu achei o livro muito bom pra ajudar as kids a entenderem e conseguirem identificar o que estão sentindo. Pois muitas vezes não conseguem verbalizar claramente o que querem. A Ceci volta muitas vezes pra este livro. Ele fica na cabeceira da cama e volta e meia vejo-a lendo-o. 

O outro dela, que é O VAZIO está neste post AQUI, (com demais livros sobre o vazio existencial).

Para comprar: https://amzn.to/2CCwCdK


  THE COLOR MONSTER  - A POP-UP BOOK OF FEELINGS de Anna Llenas. O amigo da guria está uma bagunça. Pra ajudá-lo, ela diz que vai mostrar pra ele tudo que está sentindo, basta separar cada emoção, como se fosse uma cor. E explica que quando nos sentimos felizes, é como se o amarelo invadisse nosso ser! 

Quando estamos com raiva, quando nos sentimos injustiçados, estamos sentindo o calor do vermelho, e assim por diante. Tem pouco texto é as ilustrações em pop-up são maravilhosas! Tem algumas abas também. 

Lembram que é uma criança explicando os sentimentos? Nem todos ela consegue identificar... Então no final parece uma cor que ela não entende ainda. Só pra mostrar que existem muitos outros sentimentos, que você vai descobrindo ao amadurecer. Muito lindo. Super recomendo. Da editora Sterling Kids.

 A editora Aletria  já publicou o livro em português!

A edição não é pop-up, mas tem muito mais páginas. Mostra com mais detalhes, os sentimentos.

O monstro demonstra mais cada um, criando uma maior identificação com a criança/com o leitor.

Para comprar: https://amzn.to/2BGXQOz

O LIVRO DOS SENTIMENTOS de Todd Parr. Editora Panda Books.

Ando me repetindo muito, eu sei. Mas vou continuar batendo nesta mesma tecla, pois muitos pais esquecem deste detalhe: as kids precisam aprender sobre emoções e sentimentos. Elas não nascem sabendo! Não é fácil se expressar... Muitas vezes, nós adultos, não conseguimos denominar aquilo que estamos sentindo, imagina as kids que não têm vocabulário rico ainda, nem experiência pra entender o que está se passando dentro delas! Muito importante os pais e professores apresentarem livros sobre emoções e sentimentos ou histórias com as quais se seja possível explorar este assunto! E conversar! Conversar muito! Por que não é ruim sentir raiva, ou tristeza, ou ciúmes... É natural! Mas colocando pra fora e conversando a respeito, compreende-se o motivo, e é mais fácil da dor do sentimento ir embora!
Um dos livros que suuuper recomendo pra kids pequenas é este do Todd Parr. Nós temos vários livros dele e está semana chegou este dos sentimentos que não tínhamos ainda.
Com frases curtas e desenhos bem coloridos o Todd Parr mostra diversas situações do dia a dia que podem trazer alegria, medo, solidão, tristeza, raiva, entre outros sentimentos tão comuns. Um livrão, ótimo pra mostrar pra grandes grupos de crianças também. Fia a dica! Nosso sentimento favorito é o de aconchego e bem estar: ler um livro na cama! E o seu? O que te deixa feliz?

Para comprar: https://amzn.to/2CCTQjZ

O QUE É ISSO QUE EU SINTO, DE Marcela Egito e Higor Cayo, Cepe editora.

É um livro sobre sentimentos. Ele começa falando que quando criança os sentimentos são mais intensos e muitas vezes as kids não conseguem entender, por exemplo, "...a tristeza que deseja fingir ser raiva para nos proteger do mundo."

Os sentimentos aparecem confusos e o livro mostra alguns, através da poesia.

Muito verdadeiro.

Muito sensível. Muito lindo.

Para comprar: https://amzn.to/2GGKoAb

HISTÓRIAS DA CARAMINHOLA de Tatiana Bianchini com ilustrações de Du Andrade e Lorenzo Bianchini.
Recebemos o exemplar da autora.
Ela nos fala que transformar nossos medos, anseios e desejos através da arte é um excelente exercício para alcançarmos um caminho de percepção, aceitação, mudança e gratidão.

"Eles (os textos) têm como maior objetivo fazer com que o leitor inicie um pensamento, formulando questões e conceitos de si, do outro e do mundo que o cerca, através da arte e de histórias inspiradoras, nas quais você primeiramente será o ilustrador, até conseguir contar suas próprias histórias." nos conta Tatiana. 

No livro ela apresenta 15 textos sobre diversos sentimentos e descobertas, um olhar diferenciado sobre medos, cores, ideias, sementes, desenhos... E em seguida propõe um espaço onde o leitor escrever, desenhar, pintar as suas emoções e percepções também.
O livro ainda traz um espaço pro leitor escrever suas próprias histórias afetivas inventadas ou a partir de experiências de vida, que ele ache importante colocar pra fora. E ainda por cima, pode ilustrar a contra-capa do livro, que virado, transforma-se em capa!
Fica a dica.

Para comprar o livro:
AQUI.
Contato com a autora:
Facebook.
E-mail:
bianchinitati@gmail.com

O QUE EXISTE EM VOCÊ de Fidel Sclavo. Amei este livro.
Tão simples, tão profundo!
É muito difícil conhecer alguém verdadeiramente. As pessoas não são beeeem aquilo que aparentam. Por fora, podem estar sorrindo, até, mas por dentro podem estar cheia de dúvidas, com medo, confusas e sem saber o que fazer.

Ou ao contrário, podem estar raivosa por fora, mas por dentro estejam em paz consigo mesmas.

Somos um mistério! E é importante respeitar o outro e ter empatia. Um livro lindo pra se trabalhar sentimentos e respeito ao próximo. Da V&R editoras.

Para comprar: https://amzn.to/2VbbQsR

O LIVRO DO MEDO de Raquel Cane, editora V&R editoras.

O que te faz sentir medo? Aqui o livro começa no escuro, com poucas palavras a criança fala das coisas que a deixam com medo: de não sentir, de não saber se expressar, do escuro, de ficar sozinha, de se perder... A medida que ela vai colocando pra fora seus medos as ilustrações vão ganhando formas e mais luz, até ela encontrar um adulto que a compreende e a acolhe. O livro é lindo.

Para comprar: https://amzn.to/2BTVMmL

 INSIDE MY HEART AND IN MY HEAD... FEELINGS de Richard Jones e ilustrações de Libby Walden. Editora Caterpillar Books.

 É um só guri, que fica lá no fim do livro e vemos pelo recorte das páginas, tudo que ele sente e passa, como ser corajoso, ficar triste, ficar furioso, sentir raiva, ficar feliz, ter ciúmes, sentir-se sozinho, ficar eufórico, envergonhado a ponto de querer sumir...
São muitos sentimentos e embora seja sempre o mesmo menino, podemos ver que dentro da sua cabeça e no seu coração as emoções explodem dentro dele. 
As ilustrações são maravilhosas e mostram, em diferentes imagens, várias coisas que podem acontecer, para o guri sentir aquele tipo de emoção. 
Não é só uma coisa que pode trazer a tristeza, mas muitas. Não é só uma coisa que pode deixá-lo feliz, mas várias situações. 
Aqui na página da vergonha, mostra que parece que ele está no centro de holofotes e que ele vai ficando cada vez menor, diminuindo e querendo se esconder. 

O livro é super rico. Nós temos a versão em inglês, mas já foi traduzido pro português e publicado pela Ciranda Cultural.

Pra comprar: https://amzn.to/2CC4sQ2

 A MENINA DERRETIDA de Giulieny Matos e ilustrações em massinha de Luna Vicente. Da RHJ editora.

 A guria chorava por tudo! Se o gato não desse bola pra ela, se ela tinha que ficar na escola, se uma flor murchasse, se alguém falava com ela... Tudo era motivo de chorar e chorar e chorar!

Até o dia que chorou tanto, mas tanto, muito mesmo, que acabou derretendo! Claro que a história não acaba aqui! Mas se eu contar o final, perde a graça!

Por que as kids choram? Será que precisam chorar mesmo por tudo?
A ideia do texto é simples, mas as crianças adoram e ficam querendo ler o livro de novo e de novo. E elas ficam com medo de derreter de tanto chorar!


NINGUÉM VAI FICAR BRAVO de Toon Tellegen e Marc Boutavant, da editora WMF Martins Fontes.

São 12 histórias curtas com diversos animais zangados e irritados (como as kids pequenas ficam) com várias situações que podem acontecer no nosso dia a dia. Alguns animais tentam entender a raiva, outros controlá-la da melhor forma possível, mas muitos, muitos mesmo, deixam-se dominar por ela. 
Todas elas têm um fundo filosófico, para a criança e família, tentarem compreender melhor o que estão sentindo e o porquê?  Um jeito de enxergar a raiva, na história, na experiência vivida pelo outro. Histórias para refletirmos sobre a natureza das emoções humanas, que são muito complexas, ainda mais na fase kids. 

Pra comprar: https://amzn.to/2s0hIrK

 TENHO MEDO de Ivar Da Coll. Publicado pela Livros da Matriz.

É hora de dormir e as vezes o silêncio é tão silenciosos que assusta. O guri Eusébio não consegue dormir, está com medo dos monstros

 (imaginários? Reais?) que se escondem no escuro.

 Eusébio corre pra casa do amigo Ananias, porque nele encontra abrigo e proteção.

Lá os dois conversam sobre os monstros e como não devemos ter medo, pois os próprios monstros não tem em quem confiar, não são amigos uns dos outros, não encontram paz, abrigo ou proteção alguma. Refletindo, chamando pra razão, sem desprezar o medo, Ananias mostra ao leitor e ao amigo Eusébio, reforça aquilo que lhes é seguro e possível. As ilustrações dão vida aos temores de Eusébio e ajudam ao leitor pequeno a perceber tudo que o amigo Ananias fala.

Para comprar: https://amzn.to/2RjjnXn



Tempos atrás recebemos o livro EMOCIONÁRIO de Christina Núñes Pereira e Rafael Valcárcel e com as ilustrações de: Adriana Keselman • Alejandra Karageorgiu • Anita Morra • Bela Oviedo • Cynthia Orensztajn • Elissambura • Federico Combi • Gabriela Thiery • Javier González Burgos • Jazmín Varela • Josefina Wolf • Keki un puntito • Luciana Feito • María Lavezzi • Maricel Rodríguez Clark • Nancy Brajer • Nella Gatica • Paola De Gaudio • Patricia Fitti • Romina Biassoni • Tofi • Virginia Piñón, da Editora Sextante. 

 E estamos até hoje tentando defini-lo. Um dicionário de emoções, onde um sentimento dá origem a outro,
que leva a outro

e mais outro.
Uma rede de emoções e sentimentos.

 Uma faísca que dá início a uma conversa e vira um local de consulta. Lembrando que as kids não têm bagagem de vida. Ela, na maioria das vezes, não sabem definir o que estão sentindo. Este livro ajuda a classificar, explicar e mostrar de onde ele vem e que o sentimento pode se transformar... Nem sempre em uma coisa boa. Mas nomeá-lo, saber que ele existe e saber o que ele é e como ele se aflora dentro de nós, é um passo para resolver o conflito, entender o problema, senti-lo com menos medo e mais consciência. Vivê-lo.

  Um livro informativo com ilustrações de vários tipos, do realismo ao abstrato e metafórico. Fica dica como presente pro professor no Dia do Professor, ou para seu filho/neto/sobrinho/aluno de Dia das Crianças, Aniversário, Natal... Sucesso garantido.

Para comprar: https://amzn.to/2M9W9OV


MÔNICA FORÇA de Bianca Pinheiro, da Graphic MSP.

Os pais da Mônica estão só brigando ultimamente. Não conseguem concordar com nada... A não ser que talvez, talvez seja bom se separarem.
Mônica só ouve, só observa... É difícil para uma guria de 7 anos, ver a vida em família se deteriorando.
No começo os pais brigavam e quando percebiam que a filha estava por perto, paravam e agiam mais civilizadamente. Mas era só ela sair do ressinto pra ouvir as brigas deles recomeçarem. Até o ponto de pararem de falar um com o outro e a Mônica servir de pombo correio de mensagens. A guria não estava aguentando mais. Até nos sonhos ela começou a ser engolida pelo monstro das brigas.

Mas de repente, e não vou dizer aqui o que aconteceu, os pais perceberam que a família valia muito e decidem trabalhar pra poderem ficar juntos. 
É uma grafic novel que nos deixa torcendo pela Mônica e seus pais do início ao fim. É bem denso, bem pesado no sentido emocional... Pois sabemos que nem todas as famílias conseguem se manter juntas. 
Pra comprar: https://amzn.to/2BNahbB

Para ver mais livros sobre as emoções, clique AQUI,e AQUI

Um comentário:

  1. @ale_sementinhaliteraria2 de junho de 2018 às 13:03

    E a listinha de desejados acaba de aumentar ��☺️ Amo livros sobre sentimentos e emoções.
    Bjs

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)