Top 10 da estante da Cecília

 Então estamos no último mês do ano!

Sem dúvida vamos ainda ler muitos livros bons. Mas já vamos escrever sobre os que mais gostamos esse ano (até agora).

E vou começar do 1 até o 10 (na verdade 13 - vai ter bônus).
Top do Top é

1. O SEGREDO DO ANEL E OUTROS CONTOS DO BEM VIVER de Lauro Henrique Jr. e ilustrações lindas, como sempre, da Ionit Zilberman. Editora Tordesilhinhas. Suuuper recomendo! O livro é cheio de histórias curtas com lições importantíssimas para nossa vida. Falamos dele AQUI.

2. PÁSSARO AMARELO de Olga de Dios, da editora Boitata. Já falamos dele AQUI. Livro sobre a importância de compartilhar conhecimento.

3. STAR WARS ACADEMIA JEDI de Jeffrey Brown. Da editora Aleph.
Um leitura rápida para todos que amam esse assunto! Uma mistura de Quadrinhos com um diário pessoal. Roan  está louco para entrar na Academia de Pilotos. Fica suuuper chateado quando vê que foi rejeitado e agora precisa ir pra Academia Jedi. O mestre Yoda vai supervisionar esse padawan que se vê cercado de aliens, robôs e outros Jedi, tendo que aprender a usar a força, dançar com garotas e tentar achar um jeito de sair das confusões que todas as crianças na sua idade se metem.Divertido.

4. TURMA DA MÔNICA LENDAS BRASILEIRAS Finalmente lemos o livro com tooodas as histórias. Já tínhamos trabalhado algumas, que são vendidas separadamente também. Como AQUI.  O livro traz 12 lendas brasileiras e vem com CD (onde as histórias são narradas pelo próprio Maurício de Souza.). Da editora Girassol. 

5. NIBBLES THE BOOK MONSTER. Esse livro é muito divertido! Sobre um monstro que foge e entra em vários livros infantis, apavorando os protagonistas, como a Chapeuzinho Vermelho, Cachinhos Dourados, Lobo Mau... As páginas são cheias de buracos por onde o monstro foge. Escrito e ilustrado pela Emma Yarlett. Em inglês.

6.  AS GÊMEAS DE MOSCOU de Luis Fernando Veríssimo. Editora Companhia das Letrinhas. Duas irmãs gêmeas idênticas for fora, mas muito diferentes por dentro. Uma história de família sobre vergonha, carinho, humildade, amor e perdão.

7. VOCÊ É O QUE VOCÊ COME? - UM GUI SOBRE TUDO O QUE ESTÁ NO SEU PRATO!
É tipo um almanaque, super dinâmico e que mostra o corpo humano e  informações sobre os alimentos e sobre a alimentação. Tem uma linha do tempo mostrando como alguns alimentos foram processados, descobertas dos cientistas sobre diversos alimentos e como eles influenciam a nossa saúde. Fala da importância de um prato com alimentos bem colorido, dos minerais que são importantes a gente ingerir, mostra os tipos de gorduras que comemos, o que são fibras? E muitas outras questões importante para uma vida mais saudável.  Da editora Moderna. 

Cecília viu eu postando esse livro no projeto #NaEstanteRoxaKidsindoors do IG e quis ler também.

8. De Índigo e ilustrações de Alê Abreu. Da editora Girafinha. O livro é escrito na primeira pessoa. Vemos, portanto, tudo na visão de Heitor que é um bebê como outro qualquer, até que sua vó aperta sua moleira. Num "click!",ele ganha consciência, amadurecendo precocemente e com ironia e com muita criticidade, ele vai conhecendo as pessoas, objetos e lugares. Fazendo com que nós leitores reflitamos sobre a maneira como nós entramos em contato e interagimos com o mundo.

9. Lemos no início do ano, na biblioteca e depois a editora mandou um exemplar pra gente!
TEM UMA JANELA NA MINHA BOCA de Blandina Franco e José Carlos Lollo, editora Salamandra. Quem tem criança que perdeu o primeiro dente aí? Livro super fofo sobre esse grande acontecimento na vida dos pequenos! Vai um dente e já dizem pra menina que está está com uma janela na boca! E a menina pensa que literalmente tem uma janela na boca.... E pela janela escapam cada frase!!! Super divertido! Recomendamos muito.

10. Como nos mudamos muiiito...

MEU NOVO LAR. Não poderia faltar um livro sobre mudanças e novo lar. Esse é muito fofo. Da ilustradora Martha Altés. Editora Ciranda Cultural. O guri acabou de se mudar e já sente falta da casa velha. Lá ele tinha tudo, amigos, uma casa legal, uma escola legal, mas agora, na casa nova, tudo é tão diferente e meio que solitário. Por enquanto... Aos poucos as coisas vão se ajeitando. 


Bônus:
* O SEGREDO DE UM NOME de Lisa Bresner, ilustrações lindas de Frédérick Mansot e caligrafia de Fan Yifu. Editora Companhia das Letrinhas. Na China as pessoas têm pelo menos 3 nomes: o primeiro recebem ao nascer; o segundo quando ingressam na vida escolar e o terceiro lá entre os 16-25 anos. Flor de Abobrinha deseja mudar essa história, pois acha seu nome RIDÍCULO! A avô, Mil Bocas, vai contar uma história pra neta, para que ela mude de ideia. No livro aparecem nomes e ideogramas ao longo da história, que servirão para o leitor conhecer e descobrir a escrita chinesa e servirão para que Flor de Abobrinha escolha um novo nome para si mesma.

* SE VOCÊ QUISER VER UMA BALEIA Uma visão poética sobre paciência, persistência, sonho e foco. Liiindo! Tanto o texto, quanto as ilustrações! "...se você quiser ver uma baleia vai ter que ignorar as rosa com todo o seu cor-de-rosa toda a sua delicadeza toda a sua rebeldia e o seu balanço porque as rosas não querem você observando baleias ou esperando por ou pensando em coisas que não sejam cor-de-rosa e coisas que não sejam delicadas e coisas que não sejam rosas." Editora Pequena Zahar.

* FOFILOFA de Regina Soler e ilustrações fofaaaaas de Leninha Lacerda. Panda Books. Falamos desse livro fofo AQUI.

E pra você? Quais os top de 2016? Escreva pra gente (kidsindoors@gmail.com) para aparecer no blog também!
Boa leitura!

Comentários

  1. Ceci o primeiro é um dos meus favoritos para sempre. E os outros vou procurar saber, adorei as dicas e as fotos estão lindas. Parabéns Gi!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)

Veja também

Mostrar mais