Dicas para ententer crianças presas em casa

#temcriançalendo O LIVRO ILUSTRADO

Todo dia 20, como de costume, tem ação no @temcriancalendo. Mas dessa vez temos NOVIDADES!! Queremos propor um desafio diferente: mais do que dar indicação de bons livros a partir de um tema pré definido, queremos discutir o papel e a importância da literatura com vocês. . Então, para começar esse novo desafio, nós queremos saber a sua opinião sobre esse tema: TODO LIVRO ILUSTRADO É LIVRO " SÓ PARA CRIANÇA"? . A dinâmica continua igual: você posta a sua resposta no seu perfil, marca a tag #temcriançalendo e procura, pela tag, outros perfis para continuar a discussão. Ao final dessa rodada, as participantes do @temcriancalendo escolherão a melhor resposta, que aparecerá aqui, fechando a edição e... tchan tchan tchan tchan... ganhando um LIVRO INFANTIL!! Demais, né!? Nossa parceira nessa edição é a @jujubaeditora_ e o livro escolhido para presentear o autor(a) da melhor resposta é o super lançamento "Nuno e as coisas incríveis", do querido André Neves. Quem topa o desafio? 

A seguir está nossa opinião e contribuição sobre o assunto:

Os livros infantis são tão poderosos, você não acha? As vezes uma frase, uma imagem, nos arranca do presente e nos leva lá pro passado, pra bem longe, acendendo memórias tão adormecidas. Ele é provocativo, mostra outros olhares e nos permite compreendermos nós mesmos. Nosso desejos, medos e vontades.

Tão poderoso! Uma arma que mata a ignorância e nos faz pensar. Será que tudo isso é só pra criança?

 Sabe quando você é A PAI XO NA DA por um assunto e não consegue parar de falar nele? Pois minha paixão é a literatura infantil. Então, proponho um pequeno momento de reflexão nos próximos posts! Vem com a gente! 

Há muitos livros com imagens, muitos livros infantis, há quadrinhos, há textos com ilustração (poesia, contos, prosa)... Mas livro ilustrado ou álbum ilustrado é algo específico. O que você acha que é um livro ilustrado? Os teóricos que estudam o assunto dizem que é aquele livro onde, se suprir a imagem (boa parte da história é contada com as imagens), ele perde o sentido. Além disso, as ilustrações ocupam mais espaço na página que o texto. Há um grande potencial semiótico e semântico.


Desafio parte 1:
Pense nesta frase.

O que ela te remete? Como ela te provoca? O que você sente ao lê-la? Que imagens ela te mostra? Como você reage? Ela te causa algo de bom ou ruim? Ela é concreta? O que é escuridão? O que é ser esmagado?

Desafio parte 2:
Olhe esta imagem.

O que ela te remete? Como ela te provoca? O que você sente ao lê-la? Que pensamentos passam pela tua cabeça? Como você reage? Ela te causa algo de bom ou ruim? Ela é concreta? O que é um peixe enorme? Peixe chora? Peixe voa? Será que ele tem pernas? Será que ele é um balão? Será que ele é real? Será que essa cidade é embaixo d´água? Será que essa pessoas não notam o peixe que irá comê-las? Será que ele está triste por que vai comer todo mundo? Ou será que ele está com fome e por isso está triste? Será que alguém vai notar um peixe grande flutuando pela cidade? Será que todos estão ocupados demais? Será que ele abriu a boca pra falar alguma coisa?

Desafio parte 3:
Olhe pra página inteira do livro A ÁRVORE VERMELHA de Shaun Tan, Editora SM.

Texto e imagem dizem a mesma coisa? Convivem? Dependem um do outro? Falam a mesma coisa? Há espaço para o leitor? Para a bagagem cultural e de vida do leitor? Há silêncios e lirismo? Há espaço para a imaginação do leitor? O autor/ilustrador entrega tudo pronto e mastigado pro leitor? Como você se sente ao ver o texto e imagem juntos?

Desafio parte 4:
Pense nesta frase.

O que ela te remete? Como ela te provoca? O que você sente ao lê-la? Que imagens ela te mostra? Como você reage? Ela te causa algo de bom ou ruim? Ela é concreta? Você consegue visualizar o que a frase diz?

Desafio parte 5:
Olhe esta imagem.

O que ela te remete? Ela te provoca? O que você sente ao lê-la? Que pensamentos passam pela tua cabeça? Como você reage? Ela te causa algo de bom ou ruim? Ela é concreta? O que a menina fez ou está fazendo? Foi ela quem lavou os fantasmas? Foi ela que estendeu no varal? Tem um varal na imagem? Tem fantasmas?


Desafio parte 6:
Olhe pra página inteira do livro A CASA ASSOMBRADA de Kazuno Kohara, Cosac Naify. 

Texto e imagem dizem a mesma coisa? Convivem? Dependem um do outro? Falam a mesma coisa? Há espaço para o leitor? Para a bagagem cultural e de vida do leitor? Há silêncios e lirismo? Há espaço para a imaginação do leitor? O autor/ilustrador entrega tudo pronto e mastigado pro leitor? Como você se sente ao ver o texto e imagem juntos? 

Desafio parte 7:
Vamos pensar juntos? Eis à teoria (principalmente do Peter Hunt e da Sophie Linden).

Começo dizendo que os dois livros são liiiindos e amo-os muito, muito, muito. São da minha biblioteca particular. 

* LIVRO ILUSTRADO ->
A ÁRVORE VERMELHA de Shaun Tan:

Se tirarmos a imagem (boa parte da história é contada com as imagens), ele perde a força. Combina narrativas visuais e verbais. As ilustrações ocupam mais espaço na página que o texto. Há um grande potencial semiótico e semântico (muitas interpretações tanto em relação ao texto, quanto em relação as imagens). Lirimos, muita imaginação, precisa que o leitor interprete as imagens.

* LIVRO COM ILUSTRAÇÕES ->
A CASA ASSOMBRADA de Kazuno Kohara:

Basicamente é uma histórias com ilustrações. A imagem pode ser uma legenda do texto. As ilustrações funcionam como apoio do texto ou pra melhorar a história. A imagem serve pra mostrar e ressaltar determinada parte do texto. A história pode ser entendida sem as ilustrações. Esse tipo de livro ajuda as crianças que não gostam muito de ler, a pegar o livro na mão. Pois as ilustrações podem ser lidas facilmente, e esclarecem o texto. 

* Claro que nem sempre as diferenças são tão presentes. E você? Concorda? Discorda? Conta pra gente! 
* Claro que isso é pra fins de estudo e pra gente aprender a realmente explorar o livro. As coisas não são estanques. O livro está sempre em transformação. Há dezenas de outros tipos de livros também, como: quadrinhos, livros imagens, livros informativos...

Nenhum, na verdade, é melhor ou pior que o outro, só diferente!

Mas achamos que o LIVRO ILUSTRADO é mais rico, como ele conta infinitas possíveis histórias, depende só do leitor.

Sendo assim, ele não é um livro só pra criança, mas para todos que queriam se maravilhar!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)