Dicas para ententer crianças presas em casa

#temcriançalendo livros de brincar

Boa tarde!!! Sabe que dia é hoje? Dia do #temcriançalendo! E o tema de hoje é livro pra brincar... Já que a #semanamundialdobrincar está chegando!


A Semana Mundial do Brincar (SMB), promovida pela Aliança pela Infância tem por objetivo difundir a importância do brincar. Realizado desde 2009, o evento é uma extensão do Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio. Além das atividades lúdicas, durante a SMB também são realizadas rodas de conversas, palestras e mobilizações para fomentar reflexões sobre o brincar na infância. Várias organizações já se engajaram na SMB 2016 e promoverão atividades.

No site da Aliança pela Infância (www.aliancapelainfancia.org.br) é possível conferir alguns destaques de programação. Em 2015, cerca de 200 mil pessoas participaram da SMB em todas as regiões do Brasil. Claro que não podíamos ficar de fora! O livro é um objeto de brincar que estimula a imaginação, a fantasia, a observação, além de desenvolver a criatividade e o interesse pela aprendizagem das letras, leitura e contação de histórias (repetição oral).

O primeiro livro que vou mostrar é esse.

Comprei porque meu filho odiava (e odeia ainda) cortar o cabelo. No livro o leão vai ao cabeleireiro e muda muitas vezes o penteado. O post no blog é muito engraçado, como todos meus irmãos brincando com o livro. Adoramos! Muito divertido! Tem post completo sobre ele AQUI.

Esse livro é muito divertido! Sobre um monstro que foge e entra em vários livros infantis, apavorando os protagonistas, como a Chapeuzinho Vermelho, Cachinhos Dourados, Lobo Mau... As páginas são cheias de buracos por onde o monstro foge.

O leitor acompanha e tenta pegá-lo virando as abas e procurando nas mordidas espalhadas pelo livro. Muiito fofo e divertido! Escrito e ilustrado pela Emma Yarlett. Ganhei o livro do ig @usbornecharlotte. 

RATATOUOLLE da Disney, editora Melhoramentos. Livros com formatos diferentes estimulam o brincar! Esse é um sucesso. Tanto que tem algumas mordidas nos cantos!

 O texto é simples, não é literatura, mas as kids pequenas gostam assim mesmo. Estimula o abrir e fechar da caixa redonda, o colocar todos os livros dentro, além do passar das páginas (que são cartonadas), ler as figuras e texto. Serve também pra brincar de casinha e comidinha.



Mais um livro (??? Pois não tem texto, mas tem a forma de um) divertido que se transforma numa oficina mecânica. Um livro de brincar. As portas abrem e fecham, as peças ficam de pé e tem mobília pra montar também. E vem com uma cartola adesivos. Da editora DCL: VAMOS BRINCAR OFICINA MECÂNICA. Pra inventar muitas histórias e brincar com os carrinhos de brinquedos junto. Adoravam brincar com ele aqui em casa. É plastificado, fácil de limpar.


Vem com um livro cartonado e no final tem um tapete jogo e bonequinhos da história. A criança pode usar os bonecos para contação de histórias ou pra brincar no jogo. Da editora Melhoramentos e compramos em uma daquelas feiras Book Lover Kids.

A Cecília adorou quando comprou, usou a própria mesada.

Aaaahh! E temos a versão Hello Kitty do livro de brincar. Esse a Ceci ganhou quando era beem pequena. Amava ficar deitada no chão brincando nessa casinha tapete, depois de eu contar a história pra ela. Muita fofura junta, gente! Esse livro brinquedo é da editora Vale das Letras. Falamos dele AQUI

Esse livro brinquedo da @brinquebook é fantástico! Além de ser um livro mesmo, todo sanfonado, ele abre e vira um cenário pop-up! Vem junto personagens para você inventar sua própria história e brincar no tabuleiro. Liiindo! Lindo! Liiindo! Amamos. Já falamos dele AQUI, AQUI e AQUI.



Uma coleção de livros da Turma da Mônica que vira um quebra-cabeça gigante! Outros livros que são muiito legais e se encaixam perfeitamente no tema de hoje. São livros que trabalham as palavras e letras do alfabeto. Cada livro destaca uma das letras e no verso um pedaço do quebra-cabeça. Ainda vem com um tapete de plástico grande e resistente para a kid brincar em cima. ❤️❤️❤️ da editora Seleções. Falamos deles AQUI.

 A paixão aqui de casa não poderia ficar de fora do #temcriancalendo. VAMOS AJUDA O GILDO? da @brinquebook. 

Cartonado, vem com o elefantinho para encaixar nas páginas. Brincar de esconde-esconde, tomar banho, fazer panquecas com o papai e ouvir histórias são algumas das atividades que a criança ajuda o Gildo a fazer. Os livros do Gildo, da Brinque-Book, são os favoritos de muitas crianças que conhecemos! Já falamos dele AQUI.


O MONSTRO DO PÉ MOLHADO da Nana Toledo, ilustrações de Gulherme Karsten. Editora Gato Leitor. A mãe de Lucas descobre uma coisa muito esquisita... Enquanto o filho toma banho, pegadas de monstro aparecem na sala. Lucas pega sua lupa e depois de observar bem, descobre que são pegadas do Monstro do Pé Molhado. A partir daí os dois passam o tempo todo atentos a cada pista que o Monstro deixa, tentando descobrir o que ele quer.


Ajuda a lidar com o medo de monstros, muito comum nos pequenos e convida a criança a vivenciar suas fantasias. História muito fofa que nos faz lembrar que ser mãe não é apenas cuidar das necessidades dos filhos, é também se deixar envolver nas suas fantasias. Viver suas histórias é presentear-se com uma segunda infância.

Quem mais adora brincar com livros?

Para saber de outros livros beeem divertidos também não deixe de seguir:

 @temcriancalendo @casadeleitores @coisasdalara @conversadequintal @cirandacontada @passarinhos_no_sotao @kidsindoors @sobreissoeaquilo @mardehistorias @entrefraldaselivros @virapaginas @boaleiturabomapetite

Fica a dica! Boa leitura e boa brincadeira!