Dicas para ententer crianças presas em casa

O Elefante e a Porquinha de Mo Willems

Essa coleção, O ELEFANTE E A PORQUINHA de Mo Willems, é super! E agora é lançamento da Companhia das Letrinhas! 

Essa coleção é ótima para crianças pequenas: tem um formato parecido com o dos quadrinhos, unindo diálogos numa linguagem simples e ilustrações expressivas e divertidas. Os livros trabalham assuntos do cotidiano das kids, fazendo-as refletir sobre suas próprias ações. 
 
 Eu acho ideal para duas fases (principalmente): do leitor iniciante e para aquela fase, lá pelos 4/5 anos quando a criança tem o seu primeiro melhor amigo. Deixe-me explicar o porquê. O primeiro melhor amigo é quase uma extensão de nós mesmos, dá vontade de ficar abraçando, de levar pra casa todos os dias, de não deixar que ninguém mais chegue perto (por que ele é MEU melhor amigos). É uma fase possessiva e muitas crianças não sabem lidar bem com isso. Nessa coleção o elefante Geraldo, descobre como é ter uma amiga, dividi-la com os outros, estar com ou sem ela, a dividir suas próprias coisas com a Porquinha, apesar de dividir ser uma coisa muito difícil ainda para ele. Há vários temas que são trabalhados maravilhosamente bem. Adoooro. Já tinha lido vários em inglês, chegou agora a hora de lê-los em português. Super recomendo!

 Nós temos 3 deles. MEU AMIGO ESTÁ TRISTE, SERÁ QUE EU DIVIDO MEU SORVETE? e ESTAMOS EM UM LIVRO!

No livro MEU AMIGO ESTÁ TRISTE, a

Porquinha encontra seu amigo triste e sem ele saber, resolve animá-lo.

Embora ela se fantasie de

tudo que o Geraldo gosta, ele não fica feliz...

 até vê-la.

Esse livro me remete ao tempo que as kids frequentavam as primeiras séries do ensino fundamental I, e o dia não tinha sido muito feliz pois o melhor amigo deles não tinha ido  pra escola.

Muito fofo! Sobre empatia e amizade! E o mais legal é que os animais são suuuper expressivos e dramáticos, bem como são as crianças pequenas!


Já em SERÁ QUE EU DIVIDO MEU SORVETE? (a foto imagem peguei da internet, pois o livro está emprestado) Geraldo ama sorvetes e tem um. Ele está louco pra comer tudo sozinho, mas lembra da Porquinha, que também ama sorvetes.

Então, fica entre a culpa de não querer dividir, pois é seu, e a vontade de compartilhar o doce e deixar a amiga feliz.
As reações dele são muito engraçadas, pois vemos claramente as nossas crianças.
Aqui tem uma mãe que lê o livro em inglês, para vocês terem uma ideias:


Delícia, né!?

E o outro livro que temos é ESTAMOS EM UM LIVRO!

Esse livro fala da cumplicidade entre amigos e da descoberta de coisinhas e palavras engraçadas, engraçadas pra eles.
 A Porquinha percebe que estão sendo observados.

 E descobrem que tem um leitor lendo!

 Geraldo então começa a se exibir... E Porquinha tem uma ideia.

E uma palavra simples, é motivo de muitas risadas! Aqui em casa, quando as kids eram pequenas, a palavra CUECA era suficiente para fazê-los soluçar de rir. Pra mim não tinha graça, mas eles a achavam suuuper divertida!

 Opa! Mais uma descoberta: tem tempo pra brincadeira acabar!
 
Tipo: "Daqui a pouco vamos pra casa!" As kids começam desesperadamente querer fazer tudo ao mesmo tempo para os segundo finais durarem!


Tanto eu, quanto a Cecília amamos livros sobre livros e sobre personagens que "interagem" com o leitor. 

Ótimo para leitores iniciantes e para aquelas conversas sobre comportamento.
Muito fofo. Com certeza será um daqueles livros que você vai precisar ler umas duzentas vezes de tão legal! Garantia de risadas gostosas!
Super recomendo!