O Elefante e a Porquinha de Mo Willems

Essa coleção, O ELEFANTE E A PORQUINHA de Mo Willems, é super! E agora é lançamento da Companhia das Letrinhas! 

Essa coleção é ótima para crianças pequenas: tem um formato parecido com o dos quadrinhos, unindo diálogos numa linguagem simples e ilustrações expressivas e divertidas. Os livros trabalham assuntos do cotidiano das kids, fazendo-as refletir sobre suas próprias ações. 
 
 Eu acho ideal para duas fases (principalmente): do leitor iniciante e para aquela fase, lá pelos 4/5 anos quando a criança tem o seu primeiro melhor amigo. Deixe-me explicar o porquê. O primeiro melhor amigo é quase uma extensão de nós mesmos, dá vontade de ficar abraçando, de levar pra casa todos os dias, de não deixar que ninguém mais chegue perto (por que ele é MEU melhor amigos). É uma fase possessiva e muitas crianças não sabem lidar bem com isso. Nessa coleção o elefante Geraldo, descobre como é ter uma amiga, dividi-la com os outros, estar com ou sem ela, a dividir suas próprias coisas com a Porquinha, apesar de dividir ser uma coisa muito difícil ainda para ele. Há vários temas que são trabalhados maravilhosamente bem. Adoooro. Já tinha lido vários em inglês, chegou agora a hora de lê-los em português. Super recomendo!

 Nós temos 3 deles. MEU AMIGO ESTÁ TRISTE, SERÁ QUE EU DIVIDO MEU SORVETE? e ESTAMOS EM UM LIVRO!

No livro MEU AMIGO ESTÁ TRISTE, a

Porquinha encontra seu amigo triste e sem ele saber, resolve animá-lo.

Embora ela se fantasie de

tudo que o Geraldo gosta, ele não fica feliz...

 até vê-la.

Esse livro me remete ao tempo que as kids frequentavam as primeiras séries do ensino fundamental I, e o dia não tinha sido muito feliz pois o melhor amigo deles não tinha ido  pra escola.

Muito fofo! Sobre empatia e amizade! E o mais legal é que os animais são suuuper expressivos e dramáticos, bem como são as crianças pequenas!


Já em SERÁ QUE EU DIVIDO MEU SORVETE? (a foto imagem peguei da internet, pois o livro está emprestado) Geraldo ama sorvetes e tem um. Ele está louco pra comer tudo sozinho, mas lembra da Porquinha, que também ama sorvetes.

Então, fica entre a culpa de não querer dividir, pois é seu, e a vontade de compartilhar o doce e deixar a amiga feliz.
As reações dele são muito engraçadas, pois vemos claramente as nossas crianças.
Aqui tem uma mãe que lê o livro em inglês, para vocês terem uma ideias:


Delícia, né!?

E o outro livro que temos é ESTAMOS EM UM LIVRO!

Esse livro fala da cumplicidade entre amigos e da descoberta de coisinhas e palavras engraçadas, engraçadas pra eles.
 A Porquinha percebe que estão sendo observados.

 E descobrem que tem um leitor lendo!

 Geraldo então começa a se exibir... E Porquinha tem uma ideia.

E uma palavra simples, é motivo de muitas risadas! Aqui em casa, quando as kids eram pequenas, a palavra CUECA era suficiente para fazê-los soluçar de rir. Pra mim não tinha graça, mas eles a achavam suuuper divertida!

 Opa! Mais uma descoberta: tem tempo pra brincadeira acabar!
 
Tipo: "Daqui a pouco vamos pra casa!" As kids começam desesperadamente querer fazer tudo ao mesmo tempo para os segundo finais durarem!


Tanto eu, quanto a Cecília amamos livros sobre livros e sobre personagens que "interagem" com o leitor. 

Ótimo para leitores iniciantes e para aquelas conversas sobre comportamento.
Muito fofo. Com certeza será um daqueles livros que você vai precisar ler umas duzentas vezes de tão legal! Garantia de risadas gostosas!
Super recomendo!

Veja também

Mostrar mais