Dicas para ententer crianças presas em casa

O Que Não Viu Chapeuzinho Vermelho

 
O QUE NÃO VIU CHAPEUZINHO VERMELHO de Mar Ferrero, da MOVpalavras.
 Sinopse:
Em O que não viu Chapeuzinho Vermelho, a autora se vale de diferentes perspectivas narrativas para nos fazer perceber que tudo depende de quem vê e de seu modo de olhar. Essa é uma boa oportunidade de ler, com outros olhos, este conhecido conto de fadas: uma história que revisita criativamente a tradicional, apontando que nem sempre podemos ver o que se mostra, às vezes, bem embaixo de nosso nariz. As ilustrações, de grande delicadeza nos traços feitos a lápis, compõem essa diversidade de perspectivas, enquanto se mantém a sensação de estarmos desvendando segredos de um universo tão familiar, ainda que particular, como são os contos resgatados da tradição oral. 

Muito divertido ver os diferentes pontos de vista dos diferentes personagens. Uma história tem sempre mais de um lado!
 O texto é curto, leve e escrito em capítulos. Ótimo para crianças lerem sozinhas, ou para pais lerem pedaços antes das crianças irem dormir. As ilustrações são muito bonitas (não nos cansamos de olhá-las) e cheias de detalhes. 
Amo quando as ilustrações são feitas com materiais que a criança usa no dia a dia, no caso aqui Lápis de cor. Mostra que eles também são capazes de fazer igual o ilustrador, basta sentar, ter paciência (pra não pintar tudo correndo) e muita imaginação. 

A edição é super caprichada, capa dura e muito clean. Como as ilustrações são delicadas e pontuais, o fundo branco deixa tudo harmonioso e muito bom de olhar.

E o final é surpresa pra todos! Levo nosso exemplar para todos os piqueniques que fazemos e sempre ouço: "Nunca imaginei isso!" É tão bom quando um livro surpreende a gente!

Vou dar uma dica, mas não um spoiler:
 Então ,depois da leitura, fomos fazer um óculos de enxergar pior!  Dava pra ter feito uma forma de lupa também. mas achamos que o óculos ficava mais com cara de vovó. Hehehe. No papelão a Ceci desenhou o óculos e recortou. Eu fiz a parte do estilete (essa é a parte do adulto).
 Depois coloriu com a canetinha permanente, em cima da fita adesiva, que já estava presa no papelão. Isso deixou o vermelho bem vivo. Em seguida pegou um papel vegetal e fez o formato dos olhos, recortou...
 Colou com cola quente no verso. Agora que ela já tem quase 10 anos, estou deixando-a usar a pistola, mas sempre comigo junto. E veja como ele funciona: Quando perto a imagem fica um pouco embaçada e a medida que você vai afastando o óculos, é quase impossível de ver alguma coisa!
Fomos tentar ler o texto e ver os detalhes da imagem.
 A cada afastada a coisa vai ficando mais difícil.

Fica a dica da brincadeira e da leitura!
Amamos.