Dicas para ententer crianças presas em casa

Livros sobre papais {para o dia dos pais} parte II

 Essa é a segunda parte dos livros que mais gostamos sobre PAPAIS!

ADIVINHA QUANTO TE AMO de  Sam McBratney e ilustrado por Anita Jeram. Editora: WMF MARINS FONTES. 
Sinopse:
Um coelhinho se esforça para mostrar o tamanho do amor que ele tem pelo pai. O Coelho Pai entra na brincadeira, mas ambos percebem que não é fácil medir o amor.  

O FILHO DE GRUFALO de Julia Donaldson e Axel Scheffler. Editora: BRINQUE-BOOK.
Sinopse:
Apesar das advertências do pai, o filho do Grúfalo sai sozinho pela floresta durante uma noite fria e escura. Seu propósito é encontrar o grande e feio Rato Mau. Mas será que esse tal de Rato Mau, devorador de grúfalos, existe mesmo? Afinal, o que é fantasia e o que é real quando podemos utilizar nossa perspicácia para sobreviver? A inteligência, utilizada como método de sobrevivência por um ratinho indefeso, fez surgir O Grúfalo. Agora, em O Filho do Grúfalo, a criatura inventada pelo pequeno roedor cria outra, num desdobramento criativo e surpreendente.

MAS PAPAI... de Mathieu Lavoie e ilustrado por Marianne Dubuc,  Editora: JUJUBA EDITORA.
Sinopse:
Papai macaco dá boa-noite aos seus filhos, mas sempre falta alguma coisa - 'Mas papai, é preciso vestir o pijama antes de deitar!'. O pai corresponde ao pedido, e logo vem outra queixa; 'Mas papai...'. A repetição provoca nos leitores iniciantes o envolvimento com a narrativa e uma divertida brincadeira.

PAPAI URSO de Ivo Rosati. Editora: SM EDITORA.
Sinopse:
De uns tempos para cá, o pai de Ana anda estranho- quase não dorme, mal come e já não leva a filha ao cinema, nem à sorveteria, nem às aulas de balé. Fala pouco, grita muito; só mostra as garras e dentes. O que terá acontecido? A culpa deve ser do senhor Estresse, misterioso inimigo que Ana caçará implacavelmente.

O QUE O PAPAI FAZ? de Raquel Bright. Editora: CARAMELO.
Sinopse:
 O papai de Dexter é bombeiro. O pai de Evie é médico. Já o de Bob é professor. Mas o que o papai de Daisy faz? Ela sabe que ele tem montanhas de papéis para escalar, que seu chefe é um monstro e que ele tem sempre que ir voando para o escritório. Poderia ser ele um 'exploradorsupercavaleiro' de verdade?.
MILLY, MOLLY E PAPAIS DIFERENTES. Coleção: MILLY E MOLLY de Gill Pittar e ilustrado por Cris Morrell. Editora: GERAÇAO EDITORIAL.
Sinopse:
Milly e Molly são duas amiguinhas de 8 anos de idade, uma loura e outra negra, que passam por diversas situações que lhes proporcionam aprendizados e exemplos de bom comportamento. Cada volume desta coleção lida com uma determinada virtude, ou valor, como honestidade, generosidade, gentileza, respeito pelos animais, paciência, aceitação das diferenças, entre outros. São histórias que buscam estimular a imaginação das crianças, facilitar a discussão de temas delicados e incentivar os leitores mirins a levar uma vida equilibrada e saudável.
PAPAI ENTROU NUMA FRIA. Coleção: BARCO A VAPOR - AZUL. De: Carlos Cairo Villanes e ilustrado pela Ionit. Editora: SM EDITORA.
Sinopse:
O nascimento do irmão Manuel rouba de Jimena o lugar central na família. O bebê ao ficar doente, tem todas as atenções voltadas para ele. Quando o pai de Jimena é contaminado pelo pequeno Manolin, a menina descobre que o pai considerado por ela um super-homem, não é infalível. Observando as situações de sua vida cotidiana, Jimena aprende a crescer e a conciliar desejos e realidade.
RODRIGO PORCO-ESPINHO VAI SER PAPAI Coleção: AS AVENTURAS DE RODRIGO PORCO-ESPINHO de Fanny Joly e ilustrado por Remi Saillard. Editora: BIRUTA.
Sinopse:
Com Mauricinha, Rodrigo Porco-espinho descobre o amor e vive uma vida fantástica. Depois eles ficam esperando o seu bebê Porco-espinho chegar. Que maravilha! Se for menino, vai chamar Ludovico, se for menina, Carolina. Lógico! Seu bebê Porco-espinho será muito engraçadinho. Mas Rodrigo, vai saber por quê?, entra em pânico... e muita coisa pode acontecer. Será que ele vai ser um bom papai Porco-espinho?

PAPAI E CLAUDIO de Mira Lobe. Editora: CIRANDA CULTURAL.
Sinopse:
Cláudio é um menino que sabe muito bem brincar sozinho. Porém, ele acha mais divertido brincar com sua amiga Irma, e gosta ainda mais de passar o tempo com seu pai.
EU E MEU PAI de Lila Prap. Editora: BIRUTA.
Sinopse:
O livro foi pensado para os alunos que já conseguem ler e escrever pequenas frases. É um estímulo à leitura e à escrita de outras frases diferentes. Os filhotes fazem comentários sobre seus papais.
PAI, NÃO FUI EU! de Ilan Brenman e ilustrado por Anna Laura Cantone. Editora: COMPANHIA DAS LETRINHAS.
Sinopse:
O autor narra a história de um pai que, enquanto trabalhava tranquilamente no escritório de sua casa, ouve um estrondo. A filha dele, que presenciou o desastre, logo chega para dar explicações - o barulho foi por causa do livro italiano gigante - o preferido do pai - que, de repente, despencou da prateleira da estante. E quem o deixou cair foi o leopardo, que, ao ver a menina folheando o livrão, disse que adorava ler e se aproximou, mas acabou esbarrando nele e lá foi o livro gigante estante abaixo... Depois de todo este esclarecimento, qual não foi a surpresa do pai ao abrir o seu livro!... Esta obra busca ser amostra da relação entre pais e filhos, ilustrada com por Anna Laura Cantone.
Falamos dele AQUI.  
PORCOLINO E PAPAI de Margaret Wild e ilustrações de Steohen Michael King. Editora: BRINQUE-BOOK.
Sinopse:
Porcolino está meio inseguro e , por isso, sai perguntando aos animais se o amam. Cavalo, Carneiro, Burro e Cão, todos afirmam que sim - mas também explicam ao pequeno Porcolino que existe alguém que o ama um milhão de vezes mais! Quem será? 
AQUI.
A ÁRVORE MAGNÍFICA de Nick Bland e ilustrações de Sthephen Michael King. Editora: BRINQUE-BOOK.
Sinopse:
Bia e seu pai têm uma relação de amor e cumplicidade, apesar de serem bem diferentes. Quando os dois criam, cada um à sua maneira, uma árvore magnífica, aprendem que é a combinação de seus esforços e ideias que cria soluções fantásticas. 
Já brincamos com ele AQUI.
A BRUXINHA E O DRAGÃO de Jean-Claude R. Alphen. Editora: COMPANHIA DAS LETRINHAS.
Sinopse:
Vários contos de fadas têm dragões entre os personagens, você já deve ter reparado. Em muitas das histórias, eles guardam princesas que estão presas em torres altíssimas e enfrentam príncipes corajosos que pretendem salvar as suas damas e mostrar o tamanho do seu amor. Esses dragões agem como verdadeiros pais, defendendo as mocinhas e testando seus pretendentes. Na história deste livro, um pai protetor tenta a todo custo atender às vontades da filha, que é muito caprichosa e não arreda o pé enquanto não encontrar um dragão de estimação perfeito. Mas, como além de pai ele também é bruxo, a única solução que encontra para tamanho desafio é se transformar, ele próprio, em um dragão! E não é que dá certo? A menina, sem saber que aquele ali à sua frente é o pai, logo simpatiza com o dragãozinho... E assim o tempo passa, os dois crescem - sempre juntos e em meio a muita confusão -, até que chega o tão temido dia: aquele em que o dragão-mago precisa deixar a sua bruxinha abrir as próprias asas e seguir o seu caminho sozinha. 
Falamos dele AQUI .
O DOMINGO TROCADO de Ruth Löbner e ilustrado por SaBine Büchner. Editora: ESCARLATE.
Sinopse:
Jonas é filho de pais separados. De segunda a sexta, o garoto mora com Ana, sua mãe. Nos fins de semana, troca de casa para morar com Pedro, seu pai, que é um grande atrapalhado! Nos dias em que passam juntos, tudo dá errado. Depois de mais um sábado cheio de trapalhadas, Jonas tem uma ótima ideia: trocar de papel com seu pai. “Eu faço as coisas que você faz normalmente e você, as minhas. Hoje eu sou o pai e você é o filho! O que acha? Eu dou conta, pode ter certeza!”, diz. Pedro topa o desafio, e tudo funciona perfeitamente até irem ao parque para tomar sorvete e viverem algo inesperado...
O MELHOR PAI DO MUNDO de Melanie Joyce e ilustrado por  Steve Stone. Editora: CIRANDA CULTURAL 
Sinopse:
O pequeno gorila acha que tem o melhor pai do mundo. O papai gorila pode usar casacos esquisitos, ser péssimo consertando coisas e ser desengonçado em uma pista de dança, mas os momentos nunca são tediosos quando ele está por perto. Com ele, o pequeno gorila faz coisas muito interessantes. Ele tem o melhor pai do mundo, por isso, é impossível não se divertir!

O CARINHO DO PAPAI. Editora: CIRANDA CULTURAL Sinopse:
O elefantinho e seu papai estão tendo momentos de muita diversão e carinho nesta história.
COM JEITO DE PAI de Nyr Ribeiro e ilustrado por Rosinha Campos. Editora: EDITORA DO BRASIL. 
Sinopse:
Um menino conta como é seu pai, isto é, quais as atitudes que toma diante de fatos novos, que ele é um ser comum, com raivas, doçuras e carinhos. Um pai que sabe educar e ser gentil. O menino vai contando e a ilustração mostra essas relações de diferença, através dos brinquedos do menino. Até que o abraço final é do próprio pai. Ele é o 'Pai De Todos' - da Luiza, do Júnior, da tia Lurdes, do Tonhão. A cada dia Dudu vê o seu pai de um jeito diferente. A história nos mostra que brincar, ser herói, amar, ficar bravo, errar e acertar fazem parte do jeito de ser de um pai de verdade.
ACHEM MEU PAI, POR FAVOR! Coleção: TAN TAN de Ji Yun Shin e Mi Sook Yoon. Editora: CALLIS EDITORA.
Sinopse:
Esta é a história do Pequeno Pinguim. Ele vive no País da Neves e está muito insatisfeito com o fato de ser filho de um urso. Ele acha que seu pai e ele não são parecidos e decide, então, procurar seu pai de verdade. Este livro trata da classificação das coisas, tendo como base parâmetros visuais. Na busca pelo pai, a partir das semelhanças e diferenças, o Pequeno Pinguim apresenta diversas características dos animais em comparação a si mesmo.

MEU PAI SABE VOAR de Daniela Pinotti Maluf e ilustrações de Marcelo Maluf. Editora: FTD.
Sinopse:
É a história do menino Júlio, de 7 anos, que adora tudo o que voa. Essa característica é incentivada pelo pai, que todo dia presenteia o menino com asas feitas de papel. O menino 'voa' toda noite, impulsionado pelas histórias que o pai inventa ao lhe dar o presente. Um dia, Júlio descobre que o pai, como ele, também sabe 'voar'.

ALGUÉM VIU MEU PAI? Coleção: Barco a vapor -laranja. De Eneas Pereira e ilustrado por Suppa. Editora: SM EDITORA. 
Sinopse:
Esta é a história de um menino de 10 anos que não conhece o pai. A mãe conta que ele morreu, criando fantasias incríveis na cabeça do garoto, até que, ao entrar na escola, ele descobre que o pai sumiu quando ele era pequeno. O livro apresenta uma sucessão de episódios que mostram o amadurecimento do garoto e evidenciam sua necessidade de entender a falta que o pai lhe faz.
DARTH VADER E FILHO de Jeferey Brown, Editora: ALEPH.
Sinopse:
Em uma releitura divertida e encantadora, Darth Vader é um pai como qualquer outro, exceto pelo fato de ser o Senhor Sombrio dos Sith. Com ilustrações de Jeffrey Brown, o livro apresenta as alegrias da paternidade por meio da lente de uma galáxia muito, muito distante.
A PRINCESINHA DE VADER  de Jeferey Brown, Editora: ALEPH.
Sinopse:
 Nesta obra, da mesma coleção de Darth Vader e Filho, Vader, Senhor Sombrio dos Sith e líder do Império Galáctico, enfrenta os dramas, alegrias e mudanças de humor de sua filha Leia e acompanha a transformação de uma doce menina em uma adolescente rebelde.
TODAS AS NOITES DO MUNDO de Dominique Demers e Nicolas Debon. Editora: Editora Companhia Nacional. 
Sinopse: 
Toda noite, pronto para dormir, Simão fecha os olhos para enxergar melhor o mundo. Acompanhado de seu pai, atravessa continentes, oceanos e o céu para ter a certeza de que todos os seres vivos dormirão. Então, tranquilo, ele também adormece. E é um dos poucos livros que o pai é o único a colocar o filho na cama. Muito lindo! Teve um ano, quando as crianças eram pequenas, que dei de presente em TODOS os aniversários que fomos. 

Veja também o primeiro post de livros sobre PAPAIS, AQUI.  

Espero que tenha gostado! Feito especialmente para você! Escolha um para ler com seu pai! :)

2 comentários:

  1. Caramba! Não sabia que existiam tantos livros sobre pai! Que bacana!!!! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Quanta opção bacana, obrigada pelas dicas, adorei ler o artigo. O primeiro livrinho "Adivinha o quanto te amo" foi trabalhado na escolinha da Maria no dia dos pais do ano passado. É um livro tão bonitinho! Beijinhos.
    Mamãe e Maria Leitoras

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)