LIVROS SOBRE PAPAIS {para o dia dos pais} parte I

Dia dos pais vem aí! Esse post é beeem adiantado para dar tempo de você sair atrás do livro e dar de presente para o seu pai, no dia dele! Assim os dois ganham tempo junto!

Hoje enfim terminamos uma lista de livros sobre os pais. Temos vários desses livros, outros já lemos na casa de amigos ou na biblioteca da escola. E foi dividido em 2 partes. Escolhemos 43 livros sobre o assunto! Nesse post tem metade, a outra fica pra amanhã!

Tem pai brincalhão, pai que é estressado, pai diferente, pai que a está longe, pai que trabalha demais, pai conselheiro, pai que ainda nem é pai, mas quer muito sê-lo, tem pai bravo e pai beeem mansinho, pai divertido e pai sério! Muitos pais! Escolha o que mais combina com o seu e divirta-se!

PAPAI DINO de Mark Sperring e ilustrado por Sam Lloyd,  Editora: Carochinha.
Sinopse:
 A família toda está muito feliz... e a casa está um caos! Papai Dino trabalha muito, mas sempre arranja tempo para se divertir com as crianças. É guerra de travesseiros pra lá, monstro das cócegas pra cá... Tudo isso é com ele mesmo! Perfeito para toda a família, este livro vai ajudar os pequenos dinossauros a demonstrar o amor que sentem por seu papai dino. 
EU GRANDE, VOCÊ PEQUENININHO de Lilli Lárronge. Companhia das Letrinhas.
Sinopse:
Este livro conta a história da relação carinhosa de um pai e seu filhinho. “Filhinho” porque é assim que o pai o vê: seu pequenininho. Claro que adultos e crianças têm diferenças que vão além do tamanho. Afinal, gente grande sempre tem muitas responsabilidades, e os pequenos só têm mesmo que se preocupar com as brincadeiras. Às vezes os pais chegam em casa cansados e só querem dormir, mas os filhos estão a todo vapor! Dessa diversão toda, porém, não sobra só a bagunça para os adultos. Eles também aprendem muito com as crianças. Com divertidas ilustrações e pouco texto, os leitores vão perceber junto com esses dois que não importa se se é grande ou pequeno, o carinho é sempre imenso.
CONVERSA PARA PAI DORMIR de Ilan Brenman e ilustrado por Guilherme Kartsen, Editora: BRINQUE-BOOK.
Falamos dele AQUI.
Sinopse Quem nunca quis dormir na cama dos pais? Esse dia chegou para Gabi. Ela pede ao seu pai, que começa a criar diversos obstáculos para ela desistir da ideia. Mas Gabi é muito insistente e arruma uma boa resposta para cada empecilho.

DEZ BONS CONSELHOS DE MEU PAI de João Ubaldo Ribeiro e ilustrado por Bruna Assis Brasil, Editora: OBJETIVA.
Sinopse:
'Dez Bons Conselhos de Meu Pai', o romancista Ubaldo Ribeiro traduz em sentenças curtas o resumo das diretrizes de vida passadas por seu pai. Coisas como - 'não seja burro', 'não seja amargo' e 'nunca seja medroso' são apenas alguns deles.
O URSO QUE QUERIA SER PAI de Wolf Eribrunch, Editora: Companhia DAS LETRINHAS.
Sinopse:
As aventuras de um urso que cobre seus amigos de perguntas para descobrir de onde vêm os bebês. E as divertidas respostas da bicharada da floresta, que o iludem com evasivas e histórias fantasiosas, exatamente como fazem os adultos embaraçados diante da tal pergunta.
DE FILHO PARA PAI de Marcio Vassallo e ilustrado por Carol W, Editora: ABACATE.
Sinopse:
Por meio de uma narrativa essencialmente poética, o autor convida o leitor a conhecer a história de um pai e seu filho pequeno. Trata-se de um cotidiano igual a tantos outros, com brincadeiras, traquinagens, amizades, invencionices, mas também com tristezas, briguinhas, silêncios e novas descobertas. 

PÉ DE PAI de Isabel Minhós Martins e ilustrado por Bernardo Cravalho. Editora: COSAC NAIFY
Sinopse:
'Pê de pai' apresenta as diferentes formas que o pai pode assumir para agradar o filho - o pai avião, o pai motor, o pai esconderijo, o pai colchão, o pai cofre, e muitos outros. As ilustrações combinam poucas e vivas cores para personificar as metáforas do texto.
MEU PAPAI de Mark Baker e Neville Ashley. Editora: SALAMANDRA.
Sinopse:
Meu nome é Peppa. Este livro é para o meu papai. Meu papai é muito engraçado e ele ri o tempo todo (principalmente quando está brincando comigo e com o George). Leia este livro e descubra tudo o que nós amamos em nosso papai!
O LIVRO DO PAPAI de Todd Parr Editora: PANDA BOOKS
Sinopse:
Com frases curtas, diretas e envolventes, Todd Parr mostra de maneira simples e divertida que existem diferentes tipos de pais. As ilustrações têm traços fortes e são bem coloridas, o que aproxima e chama a atenção da criança.
OLÍVIA TEM DOIS PAPAI de Márcia Leite e ilustrações de Taline Schubach. Editora: Companhia das Letrinhas.
Sinopse:
Olívia é uma menina esperta, que sabe bem o que quer e tem plena noção de como usar algumas palavras para conseguir o que deseja. Quando tem de ficar sozinha enquanto os pais trabalham, ela diz que está muito 'entediada'. Como não gosta de ver a filha 'entediada', papai Raul para imediatamente de trabalhar e, quando percebe, já está deitado no chão ao lado dela, brincando de filhinho e mamãe, ou cercado por um monte de bonecas. Para chamar a atenção de seu pai Luís, Olívia fala que está 'desfalecendo', afinal de contas, desfalecer de fome é uma coisa muito séria, e Luís é o melhor cozinheiro da família. 'Intrigante' é outra palavra de que Olívia gosta muito, isso porque todas as coisas do mundo são muito intrigantes para ela. Olívia quer saber, por exemplo, como seu papai Raul sabe brincar de boneca e seu papai Luís cozinha tão bem. Quer saber também como vai aprender a usar maquiagem e sapatos de salto alto, se na casa dela não mora nenhuma mulher.

HELOO KITTY de  Yukio Shimizu . Editora: MADRAS.
Sinopse:
Hello Kitty e Papai passam um belo dia juntos. É o momento perfeito para Hello Kitty aprender a jogar beisebol, o esporte predileto do Papai quando ele tinha a idade dela! Depois de um passeio divertido pela loja de artigos esportivos e de praticar um pouco no parque, eles estão prontos para jogar. Hello Kitty vai conseguir fazer um 'home run'? Este livro inclui adesivos divertidos!
UM PAPAI SOB MEDIDA de Davide Cali, ilustrado por Anna Laura Cantone. Editora: COSAC NAIFY.
Sinopse:
Uma garotinha tem a mãe mais extraordinária do mundo; além de alta, forte, linda, esperta, sabe fazer contas de cabeça, pratica esportes, joga pebolim e anda de patins. Mas, como ela mesmo diz, 'as outras crianças também têm um pai. Eu não'. Ela e sua mãe decidem procurar por um pai. Mas não qualquer pai, um pai sob medida. Bastou publicar um anúncio no jornal para dezenas de candidatos baterem à sua porta. Será que algum dos pretendentes passará nessa disputada e rigorosa seleção? Davide Cali, traz neste livro uma poesia que parece ter sido escrita por uma criança. Não muito diferentes são as divertidas ilustrações de Anna Laura Cantone; exagerando nas medidas, alguns retratos excedem o limite das páginas, na impossibilidade de dimensionarmos o carinho familiar. Muitas crianças se reconhecerão nesta busca pelo pai ideal, ou melhor, sob medida.
PAPAI É MEU! de Ilan Brenman e ilustrado por Juliana Bollini. Editora: MODERNA.
Sinopse:
O que será que acontece quando duas irmãs puxam, uma de cada lado, os braços de seu pai? 'Papai é meu!' nasceu de um fato real na vida do autor. Ficção e realidade se misturam nessa maluca história de ciúme e amor entre duas irmãs e seu pai.
ALÔ PAPAI Coleção: ACALANTO  de Alice Horn, Editora: FTD 
Sinopse:
O conto apresenta uma conversa por telefone entre pai e filho. O menino pede ao pai que lhe traga um presente após o trabalho. O pai usa a criatividade para inventar um trator com asas, um avião com remo, até um bode de óculos! O menino acha muito divertido, mas sempre contesta o pai. Afinal, qual será o presente?

PAPAI! de Philippe Corentin, Editora: COSAC NAIFY.
Sinopse:
'Papai!' adentra o imaginário infantil para incitar as crianças a rirem dos próprios medos. E qual é a criança que não sente medo da noite, do escuro e de pesadelos? Uma prova de que é possível lidar com os temores infantis com leveza e bom humor. Para ler antes de dormir.

BEIJINHOS NO PAPAI de Frances Watts e David Legge, Editora: FUNDAMENTO.
Sinopse:
É hora de dormir, mas o bebê urso está fazendo manha. Ele não quer dar o beijo de boa noite no papai! Como o papai vai fazer para conquistar esse filhote teimoso?
PAPAI E QUASE UM HERÓI!  de Aline Abreu, Editora: DCL.
Sinopse:
Em 'Papai é quase um herói!', Aline Abreu apresenta com sensibilidade o carinho de um pai protetor e uma filha que o ama e admira. O pai tenta mostrar para a filha que ele é igual a todo mundo, mas, para ela, ele é muito mais do que pai, ele é um super-herói. Divirta-se com esta história e descubra por que, na verdade, papai é quase um herói!
BICHO-PAPAI de Celso Sisto, Editora: IBEP-NACIONAL.
Sinopse:
Esta obra mostra aos pequenos leitores uma história onde todo mundo conhece o bicho-papão, mas ninguém sabe quem é este tal de bicho-papai. Quem ele assusta? O que ele devora? Como vive esse tão querido monstro?

O TEMPO VOA, PAPAI,  Coleção: TAN TAN. Texto de BoGeum Cha e ilustrações de Jin Kyung Lee, Editora: CALLIS EDITORA.
Sinopse:
O pai de Flora estava sempre muito ocupado para brincar ou aproveitar algum tempo com ela. Quando ele parou para pensar e percebeu como estava distante ao longo de todos os meses de um ano, resolveu aproveitar mais o tempo com sua filha.

MEU PAPAI E GRANDE, E FORTE, MAS...  de Coralie Saudo e ilsutrado por Kris Di Giacomo. Editora: GIRASSOL.
Sinopse:
Todas as noites é a mesma história, que começa assim: Eu não quero ir pra cama! E depois mais um pedido de outra história, e outra... E, finalmente, as intermináveis negociações para deixar a luz do corredor acesa. Uma rotina que a maioria dos pais de crianças pequenas conhecem bem. Só que nosso personagem não é uma criança que não quer dormir, mas um pai "grande e forte" que tem medo de escuro. E é seu filho quem deve colocá-lo na cama. Um livro hilariante, em que a troca de papéis garante boas risadas e, com bom humor, ensina os pais como explicar o funcionamento desta rotina tão "aterrorizante" aos pequenos. Uma paródia da vida real, quem sabe, para permitir que a família torne a hora de dormir mais agradável e até divertida.
PAPAI ESTEVE NA FLORESTA. Coleção: PARA ENTENDER O MUNDO de Gusti. Editora: SM. 
Sinopse:
 Na floresta onde o pai de Theo esteve existem árvores tão grandes e grossas que seria preciso todas as crianças da classe para abraçar apenas uma delas... Nas profundezas da Amazônia Equatoriana, onde vive boa parte do povo Záparo e a imponente harpia – ave de rapina que devora macacos –, tudo é bem diferente do que o garoto da cidade está acostumado a ver em seu dia a dia. Um diário divertido com as impressões de uma criança a partir dos relatos de viagem de seu pai.

PAPAI E EU, AS VEZES de Maria  Wernicke, Editora: CALLIS EDITORA.
Sinopse:
Este livro aborda a relação entre pais e filhos. Por que, às vezes, o filho não tem a atenção que deseja de seus pais? Por que, às vezes, os pais também não têm a atenção de seus filhos? Mas, em compensação, às vezes, juntos se divertem e se encantam com o que o outro pode proporcionar. As ilustrações buscam completar a narrativa que procura responder a essas indagações.

Para ver os outros livros sobre PAPAIS, clique AQUI.

Comentários

Veja também

Mostrar mais