Dicas para ententer crianças presas em casa

ODEMAR


Baseado numa história real.
Conheci o livro ontem quando fui na livraria Horizonte do Saber, aqui de Brasília. 
E me apaixonei. Entrou pra minha wishlist.
Mas fiquei louca pra dividir esse lançamento com vocês.
ODEMAR de Anna Claudia Ramos, com ilustrações lindas e coloridas de Camila Carrossine. Editora Escrita Fina, ISBN: 9788583130451.

Quem nunca conheceu uma criança com um nome diferente? Eu quando era professora tive vários alunos com nomes inventados pelos pais ou nomes americanos "aportuguesados". 

Pra dizer a verdade não gostava do meu nome! Ninguém tinha igual! Sempre existiam uns 4 Marcelos, 4 Maurícios, 2 Danielas, várias Anas, Eduardas, mas nenhuma Gisele! E só fui conhecer outra pessoalmente (porque a Gisele Bündchen não vale!), o ano passado (com 38 anos)!

Ter um nome diferente, para algumas crianças, quando entram na escola, pode passar a ser um problema. 
O nome nos identifica? Diz quem nós somos? E quando temos um nome diferente? Como lidar com isso?
 Com Odemar não foi diferente. Ele não gostava do nome, era o único e os colegas, ainda por cima, tiravam onda com a cara dele. Odemar tinha vergonha do seu nome.
A simples ação de responder a chamada já era um tormento! Sempre que alguém perguntava seu nome um sopro de ar quase inaudível saía de sua boca.
  Ele vivia triste, até que um dia, uma escritora diferente apareceu na cidade e mudou a vida de ODEMAR para sempre. 

A Camila Carrossine, ilustradora, gentilmente nos enviou 3  ilustrações + a capa, que mostro pra vocês aqui, nesse post, para vocês verem como é o interior do livro. Lindo, diga-se de passagem. E para conhecerem mais do trabalho dela acessem AQUI

Apesar do livro ter 40 páginas o texto é de fácil leitura e não é comprido. 
Um excelente livro para tratar de bullying em geral e para trabalhar também autoestima com as crianças. Todos nós temos uma coisa que gostaríamos de mudar: cabelo, menos peso, nariz grande, ser muito baixinha (e estou falando de eu mesma aqui), mas isso não quer dizer que precisamos ser infelizes. Têm coisas que não podemos mudar, mas com uma simples mudança de atitude/pensamento, podemos ser muiito felizes bem do jeitinho que somos. Recomendo muito. 

 

4 comentários:

  1. Que lindo, já está a venda em outras livrarias no Brasil, tem como comprar on line? Estou gostando muito do blog, Parabéns!!
    ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Obrigada!
      Esse livro já está a venda sim! Podes achar em várias livrarias online. É lindo mesmo!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. ah! adorei, Gisele!! super obrigada!
    beijos

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)