Dicas para ententer crianças presas em casa

O Escuro

O ESCURO de Lemony Snicket com ilustrações de Jon Klassen, ISBN: 9788574066561, Editora Companhia das Letrinhas. 
Luca tinha medo do escuro, e pior, o escuro morava na mesma casa que ele! O escuro morava principalmente no porão, mas as vezes ele ficava atrás de uma cortina, debaixo do balcão, atrás de uma porta e isso preocupava Luca.
Luca pensou que se ele fosse falar com o escuro, no porão, ele, o escuro, não iria mais aparecer no resto da casa. Mas Luca estava enganado... o Escuro não tinha medo do Luca...

Livro para o período em que a criança começa a ter medo do escuro, lá pelos 3 anos e segue sendo ótimo para crianças até 9 anos. A história é envolvente, amaria ter escrito. As ilustrações são lindas, todas em tons de ferrugem e preto, que dão o clima do livro. 

O medo do escuro, assim como outros medos que a criança apresentam fazem parte da natureza humana. É um sinal do estado emocional que alerta o corpo diante de um perigo, que para criança, é sempre real (mesmo que seja em relação a um bicho papão, por exemplo. O bicho é imaginário, mas o medo é real). Principalmente a noite, quando desligamos a luz e ela 'desliga' os pais da vista. E como elas têm muita imaginação, o escuro apaga o real e libera a imaginação a procurar e inventar possíveis perigos. 

E os pais devem mostrar para a criança, com muita paciência, o que é real e o que é imaginação e mostrar também que o escuro é apenas a ausência de luz. 

Lembrando que a criança pode ficar confusa que a mãe que é grande pode dormir com o pai/namorado/companheiro, mas ela que é pequena, precisa dormir SOZINHA no quarto dela. Já pensou nisso? Eu muitas vezes. Não me parece justo, né?!

Bem, aqui em casa voltamos a ter problemas com o escuro...

Eu, como mãe e bruxa, fui procurar uma solução... encontrei esse livro O ESCURO e mais isso: 
Um bichinho da loja de R$1,99, por esse preço mesmo, que brilha no escuro e muda de cor, tudo ao mesmo tempo. Muiiito fofo! E ajudou muito. Para terem uma ideia, a pilha durou 1 semana e foi o tempo do medo sumir. A pilha foi enfraquecendo e ficando cada vez mais fraquinha... até a luz se apagar por completo e com ela, o medo.  

Uma dica para fazer com as crianças que tem medo do escuro: Pegar uma máquina fotográfica e ligar o flash. Pedir para a criança tirar foto de todos os lugares escuros da casa, os lugares que ela têm medo. Depois mostrar para a criança os lugres que não estarão escuros e sim como eles realmente são. Assim, quando ela fechar os olhos, vai se lembrar das fotos que tirou. :) Simples assim.

Recomendo muito, o livro e a luzinha.