Dicas para ententer crianças presas em casa

75 CONSELHOS PARA SOBREVIVER NA ESCOLA



 75 CONSELHOS PARA SOBREVIVER NA ESCOLA de Celestino Belinchón. Editora Salamandra, ISBN:  9788516096304.
Sinopse oficial:
Quando você tem 12 anos, a vida pode ser bem difícil. Você tem que suportar um monte de castigos ou broncas injustas, sua melhor amiga fica brava com você, você fica caidinha pelo cara errado as meninas "populares" da escola estão na sua cola... Por isso eu escrevi este manual de conselhos, que vai ajudar você a sobreviver nos momentos mais difíceis...

Minha filha começou a ler e parou. Ela tem nove anos e o texto começa divertido, mas a medida que vai continuando, há muita ironia e brincadeiras que ela ainda não está pronta para entender. Não é nada de mais, mas alguns conselhos ela não entendeu como brincadeira e achou-os horríveis como: MINTA PARA SEUS PAIS (ela ficou furiosa e falou que isso não se faz!). (;

No contexto e com as explicações de Sara, fica engraçado o motivo que leva a adolescente a escrever e dar esse conselho e os outros também.
Tenho certeza que a Cecília, minha filha, vai adorar o livro quando ficar mais velha.

 O livro é todo em preto e branco, e a autora usa muito o recurso de fontes diferentes para expressar os sentimentos da personagem. Há vários desenhos pelas bordas e cada papelzinho amassado é um conselho, distribuídos em 24 capítulos. Divertido e super rápido de ler. 
Me vi na Sara em vários momentos, como no conselho 52 - Não faça mais esportes do que estritamente necessário. CANSA- 
kkk. Eu era beeeem assim! Era a goleira, pra não correr, ou a aquela que motivava a turma, no sentido de apoio moral, só dizendo: "Vai! Isso aí! Tô com vocês!". kkk!

No final do livro existe duas páginas com figurinhas e o ilustrador ensina como desenhar os Chibis, termo japonês utilizado para contextualizar os bonequinhos descolados e que se parecem com os personagens de mangás ou animes, em versão infantil.  Muito bonitinho e a Cecília amou essa parte. 
Fez vários desenhos diferentes.  

Há conselhos lindos como PROCURE O LADO BOM DAS COISAS. Muitas dicas para os Teens encararem as situações em que se metem com humor, sem muita dramatização (com reações exageradas e teatrais) e reforça e valoriza as amizades (laços que se formam na escola e muitos levam pra vida toda).
 Como atividade eu pedi pra Cecília escrever quais seriam 10 conselhos fundamentais, na opinião dela, para sobreviver na escola:

10. NÃO FALAR PALAVRÃO NA ESCOLA.
9. SER EDUCADA EM CASA E NA ESCOLA.
8. ESTUDE, NÃO DESPERDICE A ESCOLA TEM GENTE QUE NÃO TEM.
7. ESCUTAR A PROFESSORA.
6. SEMPRE ESTUDAR PARA AS PROVAS.
5. SE ALGUÉM ESTIVER BRIGANDO, NÃO SE METER, SÓ CHAMAR UM ADULTO.
4. FAZER AS TAREFAS DE CASA E DE SALA (DE AULA).
3. SEJA GENTIL.
2. ESCUTAR OS CONSELHOS DA MÃE.
1. PEDIR DESCULPAS.

Sentamos e conversamos sobre todos eles. Ela justificou suas escolhas e me deu exemplos da sala de aula dela, de pessoas que brigam, xingam e não fazem nada que a professora pede.  E que com essas atitudes tornam a vida deles próprios mais difíceis. Que professor gosta de aluno bagunceiro?

É um livro que até serve para você conversar com seu(s) filho(s) e ficar sabendo um pouco mais do que os amigos dele(s) estão fazendo na escola, e o que ele (seu filho) acha disso. 
Recomendo. 
Ah! E as mães que lerem vão ter momentos de flashback da própria adolescência! Hehehe!

3 comentários:

  1. Uaau, que bacana esse livro Gi! Bem pra fase que os nossos kids estao vivendo, né? Adorei a cara nova do blog ;-) beijos pra todos aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cy!
      Obrigada pelo carinho! Estou ainda arrumando tudo, não está pronto ainda! No lançamento vou fazer um sorteio! :) Aguarde. E bem na fase mesmo! KKK
      Bjos, Gi e kids

      Excluir
  2. nÃO TEM NADA A VER. tENHO 9 ANOS E AMEI O LIVRO!!!!!! CRIATIVO ANIMADO E A MENINA É CRIANÇA OU PRÉ ADOLESCENTE. NÃO É ADOLESCENTE

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)