Dicas para ententer crianças presas em casa

Bolinho de chuva - assado, não frito!

 Hoje de manhã eu postei no Instagram (@kidsindoors) a foto dos bolinhos de chuva que eu estava fazendo para o lanche das crianças. E falei que NÃO eram fritos... aqui vai a receita:

Receita de BOLINHOS DE CHUVA da minha sogra, a Elia:

Ingredientes:
2 ovos
4 colheres de sopa de açúcar bem cheias
1 pitada de sal
1 1/2 xícara de farinha de trigo peneirada
1 colher de sopa de fermento químico
água ou leite
*Eu coloquei umas gotas de baunilha - isso não está na receita original.

Modo de fazer:

Bater bem os ovos com o açúcar. Acrescentar a farinha e um pouco de leite ou água (eu usei água, já que a Cecília tem intolerância a lactose) para dar o "ponto" na massa. Coloque a água (ou leite) até ela ficar com uma consistência de massa de bolo (eu deixei um pouco mais durinho até). Por último misturar o fermento.
Nós usamos uma assadeira de CAKEPOPS pra fazer os bolinhos. Essa é um modelo bem simples (quase uma torradeira, ela não gira), untar os dois lados, fechar e esperar acender a luz verde. Quando acesa, abrir e despejar a massa, quase até topo da base e fechar. Abrir de 3 a 7 minutos depois! 
 Isso é muito prático (principalmente se tiver crianças famintas em volta). Tirar as bolinhas com uma colher de plástico ou madeira. Essa receita rendeu 19 bolinhos.
Receita aprovadíssima! Comeram sem recheio e também com (de doce de leite).

Acho que dá pra fazer no forno também:
Em formas de Cupcake coloque a massa até chegar na metade. Pré esquentar o forno em 180 ºC antes de começar a receita. Deixar até a massa dobrar de tamanho ou ficar dourada.

Fizemos isso porque a Cecília encontrou um antigo fichário, que era da minha mãe e quando casei ela me deu, cheia de receitas deliciosas. Óbvio que dei pra Cecília e ela começou a pedir pra todo mundo escrever suas receitas favoritas.

E minha sogra adicionou esta dos Bolinhos de Chuva, pra Cecília, que ama fazer bolinhos.

Então, vim pedir a ajuda de vocês, leitores:

Quem quiser participar e nos mandar uma receita (simples) de doce ou salgado, basta escrever pro email: kidsindoors@gmail.com, assunto: Receitas para Cecília
Até o final de janeiro estarei recebendo os emails com os endereços dos leitores. Daí, vou mandar dentro de um envelope uma ficha para você escrever (a mão) sua receita (se tiver uma mini foto, pode incluir). Por favor, escreva o nome de quem inventou, ou escreveu, e/ou escreva o nome do blog  na ficha, pra Cecília saber quem enviou! E depois mande-a de volta pra Ceci! ;)
Bora participar! :)

Muito obrigada pela carinho.




9 comentários:

  1. Ahhhh que demais!!! Não sabia da intolerância dela com a lactose!!! Quero mandar receitas, óbvio!!! Estou pensando em testar fazer bolinhos de chuva naquela maquineta que eu tenho e dei uma igual pra Luna de fazer os cupcakes ;)
    Estou há horas querendo organizar um blog com receitas e dicas, mas sou uma negação e o Jords trabalha feito louco que nem consigo pedir um help, mas uma hora sai :) Beijos beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai que delícia. Amo bolinho de chuva, visitas na casa da minha Avó sempre tinha, e adorava o mais molinho que ela fazia.
    E esta máquina é um máximo,não conhecia. Adorei o fichário para receitas.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vivi! Eu comprei a máquina pra Cecília, pro aniver dela, que vai ser de cozinheira esse ano. Pelo menos é o que ela quer agora. Convidar as amigas e cada uma fazer sua própria receita! Vamos ver a bagunça que vai dar! Bjão, Gi e kids

      Excluir
  3. Colocando o blog em dia pós férias! Será que ainda dá para enviar uma receita para a Cecília?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana! Desculpa a demora em responder!
      Dá siiim! Estou esperando teu endereço! Ainda não mandei pra ninguém. Tive uns probleminhas e tive que adiar o projeto! Bjão e muito obrigada pela participação! Gi e kids

      Excluir
  4. muito legal essa receita, pode fazer em forma de bandeja ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana! Desculpa a demora em responder! Creio que sim! Vc já testou? Depois fala pra gente!
      Bjos, Gi e kids

      Excluir
  5. Boa tarde,
    Aonde posso encontrar essa máquina pra vender?

    (11)96372-9457
    maurilioneto2010@hotmail.com

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)