Dicas para ententer crianças presas em casa

Coleção Jabuti

 Recebemos os livros enquanto o pessoal da transportadora empacotava nosso pertences e colocava dentro do caminhão. Foram horas de espera. Graças a Deus (e a editora Saraiva) que os livros chegaram bem na nossa despedida! Todo mundo sabe como uma novidade prende a atenção da gurizada!
Eu li pro Cássio e pra Cecília o Miopia e O Escandaloso Teatro das Virtudes. Os outros devorei sozinha. Vou esperar eles crescerem um pouquinho mais para entenderem os assuntos na profundidade que os livros tratam.
São livros indicados para pré-adolescentes e adolescentes. Como váááárias amigas minhas já tem crianças teens nessa faixa etária vou falar dos 4 livros...

Os livros são:
 MIOPIA E OUTROS CONTOS INSÓLITOS de TADEU PEREIRA 
 com ilustrações (parecem grafites) de ALEX SENNA. Coleção Jabuti, editora Saraiva, ISBN: 9788502205611.
 Um livro meio de assombro. São 17 contos que mostram um lado escuro ou diferente do comportamento humano (um lado que muitos querem esconder ou fingem não conhecer). O Cássio ficou meio assustados com alguns (ele não gosta do tema morte).

 O ESCANDALOSO TEATRO DAS VIRTUDES de MARCO TÚLIO COSTA e ilustrações (lembrando as xilogravuras de Cordel) de ANDREA EBERT. Coleção Jabuti, editora Saraiva, ISBN: 9788502205642.
 Achei-o um livro ótimo para trabalhar o assunto valores com os adolescentes em sala de aula. Livro com muito humor e ironia. São textos e esquetes teatrais com diálogos fluidos ("tirocínio") onde um homem bota a boca no trombone após ser injustiçado e perder tudo, inclusive a fé. 
O tema é super atual, ainda mais nesse período de passeatas e manifestações que o Brasil está vivendo.
Como sensibilizar o homem atual que é cercado de exemplos negativos por todos os lados? Vamos ler o livro e descobrir! :)
O BONEQUEIRO DE SUCATA de ELIANA MARTINS com colagens de CATARINA BESSELL. Coleção Jabuti, editora Saraiva, ISBN: 9788502205703.
Zeca é um menino de 13 anos que cata lixo com seu pai pra viver. Sua mãe era uma cantora e agora é uma dona de casa frustrada que joga a culpa de sua sina no filho que teve e no marido que fede a lixo. Ele estuda, tem amigos e sonha com uma vida melhor transformando o lixo da cidade em coisas mais bonitas e recicladas (como o lustre da imagem acima). Sonhando também descobre que o amor tem nome: Suelen. Mas nem tudo está bem. Na favela onde mora tem uma gangue desconhecida que está tirando o pouco que os moradores tem, fazendo a vida deles um inferno ainda maior. Quem terá coragem e inteligência pra descobrir quem é o bandido mandante? Quem tem sonhos de uma vida melhor? Venha ver o que Zeca fez!
DEVEZENQUANDOÁRIO DE LEILA ROSA CANGUÇU de LOURENÇO CAZARRÉ e ilustrações de CAROLINA COCHAR MAGALHÃES. Coleção Jabuti, editora Saraiva, ISBN: 978850205673
O livro era pra ser um diário... mas como a Leila só escreve DE VEZ EM QUANDO, ele ficou sendo um DEVEZENQUANDÁRIO! Hehehe!

A personagem principal é uma menina que mora em Brasília (\o/  a chegada do livro foi na hora certa!!!), no Distrito Federal, com a mãe (que está sempre pegando no pé dela - que mãe nunca? -principalmente depois que Kaê aparece), o pai (que só faz piadinhas e é irônico quase o tempo todo) e seus irmãos (que são completamente diferentes dela). Mas sempre tem um parente (chato, claro) que vem visitar, além dos vizinhos malucos que são até caso de TV!  
 E em meio a todo caos da cidade e da vida aparece a irmã imaginária e curiosa da Leila querendo saber os detalhes de tudo! Pode isso?!?


Adorei! Fica a dica pros Teens de plantão! Meus kids estão quase lá!

4 comentários:

  1. Esperaram na mala? Mãos coçando hein.... rs. Adoro ver suas apresentações dos livros! Bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andrea!
    Quando a gente tava entrando no carro, o carteiro apareceu! Foi uma festa! Cada um pegou um e começamos a ler! Presente de despedida é tudo de bom!
    bjão, Gi e kids

    ResponderExcluir
  3. Fantástico! Adorei suas ideias!
    Estou trabalhando o livro O Escandaloso Teatro das Virtudes com minhas turmas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se precisar de alguma coisa a mais estamos à sua disposição. Obrigada pelo carinho.
      Abraços, Gisele e kids

      Excluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)