Coleção Jabuti

 Recebemos os livros enquanto o pessoal da transportadora empacotava nosso pertences e colocava dentro do caminhão. Foram horas de espera. Graças a Deus (e a editora Saraiva) que os livros chegaram bem na nossa despedida! Todo mundo sabe como uma novidade prende a atenção da gurizada!
Eu li pro Cássio e pra Cecília o Miopia e O Escandaloso Teatro das Virtudes. Os outros devorei sozinha. Vou esperar eles crescerem um pouquinho mais para entenderem os assuntos na profundidade que os livros tratam.
São livros indicados para pré-adolescentes e adolescentes. Como váááárias amigas minhas já tem crianças teens nessa faixa etária vou falar dos 4 livros...

Os livros são:
 MIOPIA E OUTROS CONTOS INSÓLITOS de TADEU PEREIRA 
 com ilustrações (parecem grafites) de ALEX SENNA. Coleção Jabuti, editora Saraiva, ISBN: 9788502205611.
 Um livro meio de assombro. São 17 contos que mostram um lado escuro ou diferente do comportamento humano (um lado que muitos querem esconder ou fingem não conhecer). O Cássio ficou meio assustados com alguns (ele não gosta do tema morte).

 O ESCANDALOSO TEATRO DAS VIRTUDES de MARCO TÚLIO COSTA e ilustrações (lembrando as xilogravuras de Cordel) de ANDREA EBERT. Coleção Jabuti, editora Saraiva, ISBN: 9788502205642.
 Achei-o um livro ótimo para trabalhar o assunto valores com os adolescentes em sala de aula. Livro com muito humor e ironia. São textos e esquetes teatrais com diálogos fluidos ("tirocínio") onde um homem bota a boca no trombone após ser injustiçado e perder tudo, inclusive a fé. 
O tema é super atual, ainda mais nesse período de passeatas e manifestações que o Brasil está vivendo.
Como sensibilizar o homem atual que é cercado de exemplos negativos por todos os lados? Vamos ler o livro e descobrir! :)
O BONEQUEIRO DE SUCATA de ELIANA MARTINS com colagens de CATARINA BESSELL. Coleção Jabuti, editora Saraiva, ISBN: 9788502205703.
Zeca é um menino de 13 anos que cata lixo com seu pai pra viver. Sua mãe era uma cantora e agora é uma dona de casa frustrada que joga a culpa de sua sina no filho que teve e no marido que fede a lixo. Ele estuda, tem amigos e sonha com uma vida melhor transformando o lixo da cidade em coisas mais bonitas e recicladas (como o lustre da imagem acima). Sonhando também descobre que o amor tem nome: Suelen. Mas nem tudo está bem. Na favela onde mora tem uma gangue desconhecida que está tirando o pouco que os moradores tem, fazendo a vida deles um inferno ainda maior. Quem terá coragem e inteligência pra descobrir quem é o bandido mandante? Quem tem sonhos de uma vida melhor? Venha ver o que Zeca fez!
DEVEZENQUANDOÁRIO DE LEILA ROSA CANGUÇU de LOURENÇO CAZARRÉ e ilustrações de CAROLINA COCHAR MAGALHÃES. Coleção Jabuti, editora Saraiva, ISBN: 978850205673
O livro era pra ser um diário... mas como a Leila só escreve DE VEZ EM QUANDO, ele ficou sendo um DEVEZENQUANDÁRIO! Hehehe!

A personagem principal é uma menina que mora em Brasília (\o/  a chegada do livro foi na hora certa!!!), no Distrito Federal, com a mãe (que está sempre pegando no pé dela - que mãe nunca? -principalmente depois que Kaê aparece), o pai (que só faz piadinhas e é irônico quase o tempo todo) e seus irmãos (que são completamente diferentes dela). Mas sempre tem um parente (chato, claro) que vem visitar, além dos vizinhos malucos que são até caso de TV!  
 E em meio a todo caos da cidade e da vida aparece a irmã imaginária e curiosa da Leila querendo saber os detalhes de tudo! Pode isso?!?


Adorei! Fica a dica pros Teens de plantão! Meus kids estão quase lá!

Comentários

  1. Esperaram na mala? Mãos coçando hein.... rs. Adoro ver suas apresentações dos livros! Bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andrea!
    Quando a gente tava entrando no carro, o carteiro apareceu! Foi uma festa! Cada um pegou um e começamos a ler! Presente de despedida é tudo de bom!
    bjão, Gi e kids

    ResponderExcluir
  3. Fantástico! Adorei suas ideias!
    Estou trabalhando o livro O Escandaloso Teatro das Virtudes com minhas turmas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se precisar de alguma coisa a mais estamos à sua disposição. Obrigada pelo carinho.
      Abraços, Gisele e kids

      Excluir

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)