Dicas para ententer crianças presas em casa

Como fazer resumos { de livros }





Cássio começou a ler livros para a escola. Depois de cada leitura é preciso fazer uma ficha com alguns dados dos livros e um resumo.

A primeira vez que ele fez o resumo mais um mini livro de tanta informação... então resolvi ajudá-lo a organizar os seus pensamentos, para poder fazer um resumo de fato.

Como?

Basta ele responder essas perguntas, que o trabalho ficará pronto rapidinho e bem feito:

1. Quem?
2. Quando?
3. Onde?
4. O quê?
5. Por quê?
6. Como?
7. E a consequência disso?

Só essas perguntas já são suficientes para elaborar um ótimo resumo.
Pode-se complementar com mais essas 2 perguntas:

8. Qual a parte que você mais gostou?

E ainda:
 
9. Por que essa foi a parte que você mais gostou?

Vou dar o exemplo do resumo que Cássio fez do livro ESCOLA, OS PIORES ANOS DA MINHA VIDA de James Patterson (você pode ver a minha resenha do livro AQUI):

Ahhh... Cuidado! A do Cássio contém spoilers!






"O Rafael é um garoto que um dia não quis mais seguir regras na escola municipal de Hills Village, depois de receber um livro de regras da escola. Então ele quis transformar as regras num jogo. O objetivo do jogo era quebrar todas as 112 regras da escola. Daí ele criou a operação R.A.F.A (Regras Atrapalham a Felicidade Alheia) e a 1ª regra que ele quebrou foi acionar o alarme de incêndio. Ele criou uma tabela com as regras e os pontos que ele iria ganhar depois que as quebrasse e os bônus por exemplo: Jeanne Galleta viu 5.000 pts a infinito.                  
                                                                                                                               
No 1º dia de aula ele conheceu ahhhhhhhhhhhh... Jeanne Galleta e criou o bônus que você viu á uns 10 segundos. Georgia azucrina o rafa muito e conta os problemas dele na escola para a mãe que trabalha na lanchonete. Rafa adora roubar o energético do urso para vender na escola pra ganhar um dinheirinho. Ele fica sempre ao lado das punições, castigos e perda de notas. Ele arma sempre alguma regra pra quebrar. No fim, o urso briga com a mãe do rafa, vai pra penitenciaria por uns 2 dias e nunca mais vai morar com o rafa, quando o rafa recebeu essa notícia, quis fazer uma festa, pois ele o odiava! Também descobre que Leo não é um amigo imaginário mas sim o espírito do irmão gêmeo que aos 3 anos teve meningite e morreu. Antes também ele derrubou o caderno da operação R.A.F.A e Miller o pegou e disse que cada página custa 1 dólar e no ano letivo custaria 1,50. Ele também pode ir para uma escola de artes se ele fizer recuperação e passar de ano. E como ele tinha muuuuito tempo livre porque foi suspenso então ele escreveu esse livro.

Valeu James Patterson!
                             
P.S: A parte que eu mais gostei foi quando ele (o Rafa) vestido de ninja foi no banheiro e tirou a fantasia e saiu com quase nada só cueca samba-canção, tênis e meia. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!"




Entregou ontem, vamos ver o que a professora acha! 
Ah! Detalhe, não arrumei nada (nem a linguagem de internet ou abreviações), deixei para a professora arrumar, criticar e avaliar. :) 



Espero ter ajudado. :)


2 comentários:

  1. que bom Gi. A Luna tem feito resumos para a escola também e estava justamente pensando em como ajudá-la com isso. Às vezes ficavam longos demais, outras vezes super curtos. Vou tentar essa estratégia das perguntas e mostrar para ela o resumo do Cássio. Acho que ela vai querer ler o livro, já que está numa fase "escola é um saco". Valeu! Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk! O Cássio deu altas risadas com o livro! De soluçar! Meu marido até achou que podia ter 'ideias' e tentar fazê-las na escola... mas, por enquanto, ele é certinho de mais pra fazer bagunça na escola. Eu acho que essas perguntas ajudam bastante e o resumo fica de bom tamanho! Me fala se a Luna conseguiu depois! Bjos, gi

      Excluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)