Dicas para ententer crianças presas em casa

POR QUE SEMPRE DAMOS LIVROS DE PRESENTE NOS ANIVERSÁRIOS?


Essa semana meu filho recebeu um convite de aniversário e antes mesmo de eu sair para comprar o presente minha filha perguntou:

- Por que livro? Por que sempre damos livros de presente de aniversário? Sou a única que dá, por que não damos brinquedos, como todo mundo?

Pergunta que ela me faz sempre que recebemos um convite deste tipo. E deixa-me explicar: desde que comecei a trabalhar com literatura infantil (não só no blog Kids Indoors, eu também ilustro livros infantis) resolvi que iria espalhar os livros por onde passasse.

Então, não importa se você tem 8 ou 80 anos, se você me convidar para o seu aniversário vai receber: um retângulo (ou quadrado) liso, chato (falando fisicamente) e de até 3 dedos de largura (mais ou menos). Sim, um livro (e não dou os que recebo das editoras. A primeira coisa que faço é colocar o nome das minhas crianças na guarda interna, para saberem que o livro é delas. Eu saio para comprar um novo livro e escolho baseado nas informações que meus filhos  ou eu conheço do aniversariante).

E daí voltamos às perguntas:

- Por que livro? Por que sempre damos livros de presente de aniversário? Sou a única que dá, por que não damos brinquedos, como todo mundo?

E eu SEMPRE, sempre respondo que é justamente porque o livro é um presente ainda raro de se ver nas festas infantis e é por isso que  damos um (ou mais) de presente. A criança vai receber dezenas de brinquedos, mas raramente (na verdade vi só uma vez) uma criança ganhar dezenas de livros e não brinquedos de aniversário! E isso precisa mudar!

No Brasil a média de livros lidos por ano é de quatro livros e apenas metade da população pode ser considerada leitora. Esse índice precisa mudar... e ele só vai aumentar se a criança de hoje pegar gosto pela leitura cedo. E o livro é, ou pelo menos deveria ser encarado como uma brinquedo, uma forma de diversão.É uma maneira de atiçar a imaginação, de passar o tempo e de aprendizado da língua portuguesa, no nosso caso.

Leia você também, para seu filho seguir o exemplo!

Ok, você vai me dizer que o livro é caro. Sim, infelizmente o livro ainda é muito caro aqui no Brasil. Mas há várias promoções na internet e aí aproveite para fazer uma reserva de livros para dar nos aniversários. Nas feiras do livro, também encontra-se grande números de promoções de livros novos que podem ser comprados  para esse fim. É assim que geralmente faço. Nas Lojas R$ 1,99 já encontrei vários livros novos e MA-RA-VI-LHO-SOS que dei de presente e não fiz feio. Livros Maravilhosos, mesmo! Como vários da Ana Maria Machado para adultos e crianças que são verdadeiros tesouros! 

Uma outra dica, se você for comprar livros para os seus  filhos,  compre em sebos. Ok, você vai me dizer que não tem tempo de sair batendo pé por aí. E não vai precisar! O site que mais compro livros é o WWW.estantevirtual.com.br (não estou recebendo nada para falar dele aqui, eu só compradora compulsiva deste site). Comprei mais de 200 livros lá para você ter uma ideia de como adoro! É um site que reúne todos (ou quase todos) os sebos do Brasil. Você pode escolher por assunto, título, autor... comparar preços entre sebos, ler sobre o estado que o livro encontra-se (porque há novos e usados, além de raros) e depois comprar via paypal ou boleto bancário (eu só compro por boleto). A biblioteca que as crianças têm em casa é basicamente formada pelos livros que comprei lá. E tem lições que podemos tirar disso: Eu não preciso de um livro novo... eu preciso de conteúdo! A história vai ser a mesma! Cada livro usado que adquiro é uma árvore a menos (ou pedaço de árvore) que é cortada. Vamos ajudar o planeta!

E tem mais! Que tal fazer um BINGO LITERÁRIO no aniversário do seu filho, ou no seu? Aprendi esse jogo no aniversário da minha amiga Tati, que agora mora na Alemanha. Todo convidado que irá a sua festa deverá levar um livro (novo ou usado não imposta) e não um presente de aniversário. Todos os livros serão colocados numa mesa e cada convidado recebe uma cartela de bingo. Faz-se o sorteio dos números e o primeiro a fazer bingo tem o direito de escolher um livro da pilha sobre a mesa. E esse jogador está fora do jogo. E assim vai, até acabarem os livros sobre a mesa! Entre um chá e um pedaço de bolo todos os convidados saem com uma lembrança da sua festa! Todos saem com uma nova meta de leitura! 

A minha última sugestão é mais altruísta. Terminou de ler um livro legal? Legal a ponto de querer contar a história para todo mundo? Então deixe o livro livre! Coloque uma etiqueta dizendo que o livro é para ser lido e solto... e solte-o numa parada de ônibus, estação de metrô, praça ou escola. Divida o prazer de ler com os outros!

Vamos fazer o Brasil ser conhecido por ser um pais de leitores e não só de carnavalescos e jogadores de futebol!

E para exemplificar:
Ontem estava no supermercado comprando repelente infantil, quando uma mulher me sorriu e sorri de volta. E ela veio toda emocionada me falando que nossos filhos estudam na mesma escola e que ele ficava muito faceiro toda vez que me via (pela cidade – eu faço trabalho voluntário de contação de histórias). Também me falou que no aniversário dele, semana passada, quando recebia os presentes dos colegas, viu que a Cecilia carregava um livro embrulhado pra presente, ele correu pra ela, fez sinal de positivo (com as duas mãos) pra mãe dele e rasgou o papel de presente todo feliz! E esse foi o único presente que ele quis abrir na hora, no aniversário!

As crianças já esperam que a gente chegue com livros! Delícia isso!

E assim a cada aniversário, vamos seguir dando livros, plantando sementes de leitura dentro dos lares dos amigos!

27 comentários:

  1. Eu gosto de dar e receber livros, ainda mais para crianças. Os meus estão indo para o bom caminho da leitura, até para o banheiro levam livrinho, hehehe.

    ResponderExcluir
  2. Ah sim, esse ano não vai ter distribuição de cartão de natal personalizado do kid's indoors? O meu do ano passado vai para cima da lareira amanhã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Renata!
      Sim, vamos ter, sim! Estou fazendo o post, essa semana publico!
      Bjão e obrigada pelo carinho!
      bjos, gi e kids

      Excluir
  3. Uma ótima dica, livros.Geralmente as oessoas estão acostumadas a dar brinquedos, não que não seja legal, mas não a quarto de criança que fique arrumado e legal com tantos brinquedos.Imagina aqui 3 oequenos meninos ainda por cima rsrsrs
    Ando mudando e comorando livro baratinhos para os menores folhearem, pegar mesmo intimidade e o gosto pelo livro e garanto e que vez iu outra oego meu pequenino de 2 aninhos "lendo",fico imensamente feliz.
    Realmente vale a pena o incentivo seja de que maneira for, comprando presenteando, doando.Valeu a iniciativa e quer saber, adoro teu blog e a maneira como vc interagem com teus filhos na contação de história.Quando crescer quero ser igual a vc e poder transmitir toda a magia e encanto do livro para meus pequenos bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk!
      Eu vi a foto do teu filho procurando um livro pra ler, muito lindo!!
      E é isso aí! Temos que deixar os livros disponíveis, ao alcançe deles!
      Bjão, gi
      e kids

      Excluir
  4. Olá!!!!!! Bem,como professora sempre soube da importância de encantar as crianças com a leitura e se tem uma coisa que não abro mão todos os dias em sala de aula é ler um livro para eles. Não importa se o dia será cheio, muitas tarefas. Leitura faz parte da rotina diária. E é maravilhoso quando v vê o resultado desse trabalho. Esse ano trabalho com crianças de 4 a 5 anos e é muito bom quando todos os dias chegam uma ou mais crianças com um livro na mão para eu ler em sala. Sementinha plantada e germinando. Os pais sentem a diferença e comentam sobre as histórias que os filhos contam em casa. Essa semana uma mãe veio me pergunatr o título de um livro que a filha quer que ela compre, pois eu a contei em sala. Sinto muito orgulho disso.
    Confesso que nunca dei um livro de presente e quando meu filho nasceu comecei a pensar sobre isso. Eu compro para ele mesmo antes dele nascer, mas fiquei pensando como seria bom ele ganhar, pois como vc disse infelizmente os livros ainda são caros. Vou adotar essa ideia e dar livros de presente. E amei a dica d o sebo virtual, já estou vasculhando. Se não fosse pedir muito gostaria de umas dicas de livro no seu blog para a faixa etária do meu filho 1 a 3 anos.
    Amo seu blog e fico curiosa quando vejo que postou alguma coisa.
    Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Patrícia.
      Isso é tão legal, de ver os pais tb contagiados e se interessando pelos livros! Eu amos isso!
      Você pode me passar teu email? Tenho uma lista de livros que comprei paras crianças e que posso te passar, sim. E se seu filho gosta de um determinado assunto, pode me dizer tb (com céu, dinossauros, carros, barcos), que tenho listas de livros específicos também. Meu filho passou por diversas fases e eu saía a cata dos livros para que ele pudesse devorar o assunto na leitura. Bjos e obrigada pelo carinho!
      Gi e kids

      Excluir
    2. Oi Gi!!!!
      Primeiro, quero agradecer o seu comentário no meu blog. O meu filho se interessa por animais, principalmente os aquáticos.
      Meu e-mail patricianapole@hotmail.com

      P.S. Comprei dois livros no sebo virtual e adivinha peguei um das suas dicas e já coloquei outros na minha lista de desejos.

      Obrigada!!!!!!!!!!

      Excluir
  5. fantástico todo o seu texto e sua argumentação. dentro do possível, sou uma leitora voraz, estou sempre lendo um livro, contando história para a minha filha, estimulando nela e em mim o hábito da leitura, que é maravilhoso! acho uma ótima ideia dar livros de presente, nunca tinha parado para pensar em tudo o que vc disse, mas me convenceu de cara, chego até a pensar aonde estava todo o meu senso crítico quando eu mesma não pensei nisso antes: em dar livros de presente sempre??? EU AMO LIVROS!!!!

    Adorei, adorei, adorei!!!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida da gente é muito corrida, milhares de vezes eu penso : COMO NÃO PENSEI NISSO ANTES?
      Que bom que consegui mais uma adepta a presentear com livros! :)
      Bjão, gi e kids

      Excluir
  6. Adorei!!! Eu também sou a tia do livro. Até, ou principalmente, para bebês. As minhas visitas são sempre acompanhadas de um livrinho de pano, de borracha... E vou amar ganhar livros tb. Aliás, meu filho ainda não existe, mas já tem uma biblioteca respeitável. Eu também sou (fui? :/) contadora de história, e sempre comprei livros na estante virtual. Também vendi os meus livros de faculdade lá. Ótima dica!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal sua ideia. Estive pensando nisto hoje. Tenho uma priminha que já tem de tudo, a gente não sabe o que dar par ela. Já dei 2 livros de presente e estou pensado em dar outro. Quem sabe um dia ela lembre do quanto eu incentivei seu hábito de leitura?
    Toda vez que chega o aniversário da minha filha, natal ou dia das crianças, dou a ela um presente (brinquedo, roupa ou sapato), mas nunca esqueço-me do livro. No último dia das crianças disse a ela que daria só o livro, ela chorou disse que queria brinquedo. Fiquei um pouco decepcionada, mas tá... ela é criança, então fiz uma forcinha e dei os dois: um brinquedo e um livro.
    E por falar nisto, tem sorteio de livros infantis no meu blog. Se interessar acesse: http://www.leiasempre.com/2012/11/sorteio-de-natal.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui tem um pedaço de texto que amo: http://www.kidsindoors.com/2010/03/palavras-de-sabedoria.html da Bia Hetzel "Leitura é um vício. Um ótimo vício. Professor tem que usar a tática do traficante..." As mães é que fazem esse papel de viciar os filhos nos bons e maus costumes...e temos que lutar contra a mídia, contra a TV! Só muito amor, paciência e força pra ganharmos essa luta! E formar leitores apaixonados!
      Vou correndo lá no teu blog pra participar tb! :)
      Obrigada, gisele e kids!

      Excluir
  8. Gisele, adorei o post!!!! Também presenteio as crianças com livros!!! E acho super original e ainda promove o incentivo a leitura! Quando sobra um tempinho incluo um livro e produto feito artesanalmente (do avental de história) ou de amigas que tb confeccionam coisas lindas! Dessa forma promovemos a leitura e ainda o artesanato, ou seja, um trabalho feito com tanto carinho e qualidade e não muito valorizado quanto produtos industrializados.
    Bjinhos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Eu acho maravilhoso fazer isso! Presentear com artesanato é maravilhoso. É uma peça única, feita com muito amor. Ainda mais se faz com que alguma parte da história saia do livros, como é o caso dos aventais! Eu amo esse recurso de contar uma história! É tão rico!
      Bjão, gi e kids

      Excluir
  9. Também amo dar livros de presente! Adorei a sua iniciativa! E também gostei da opiniao de uma das leituras de receber listas de títulos interessantes... Como nao moro no Brasil faco sempre uma listinha dos livros que quero para minhas filhas e peco sempre um ou dois títulos cada vez que um amigo vai pro Brasil ou que alguém venha me visitar. Mas é sempre bom ter dicas novas para eu acrescentar à minha lista :-) Entao, se puder me enviar as dicas, agradeco!!! Tenho duas meninas, uma de 5 e a outra com quase 2 anos.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karen, eu estou atualizando a lista pra mandar pra vcs. :) Abraços, gisele e kids

      Excluir
  10. Adorei sua iniciativa.. e tbm vou virar adepta.. !!!
    O aniversario de minha pequena é no inicio do ano e eu estava (ainda estou) pensando numa forma de ela não ganhar 3.465.455.454 bonecas que vão ficar estocadas no armário. Não que ela não gosta, ela gosta sim.. é do tipo princesinha, sabe?! Mas ela é mega criativa.. e prefere inventar história com o bichinhos menores e diferentes que tem... ou ouvir 10 vezes a mesma historia...
    Minha ideia era colocar no convite: "não dê bonecas"... heheh (ia ficar, no minimo, indelicado). Agora estou pensando seriamente em colocar: "alimente nossa criatividade, dê livros!" (não sei se dará certo...)
    Pode não dar certo para mim.. mas vou começar a por em pratica para os aniversários que vamos!!!!!
    Obrigado por compartilhar... e pela dica do site (tenho até medo de ir lá.. pq tbm sou compulsiva.. ainda mais se os preços forem bons.. !!!)

    Bj grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii. Acho ótimo a inciativa de colocar no convite uma ideia de presente. As vezes ficamos indecisos e não sabemos o que dar! Esse toque é bme legal! Adorei!
      Obrigada por compartilhar tb!
      bjos, gi e kids

      Excluir
  11. Eu dou livros em aniversários infantis tb, não sempre, mas já dei muitos. Aos amigos adultos não dou porque eles não curtem, infelizmente.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Gi!
    Eu também sou dessas...sempre damos livros nos aniversários dos amigos do Joaquim... e acho que gostam, sim! E como ele adora livros, ele acha o máximo ofertar também. E por aí vamos...
    Beijos,
    Lica

    ResponderExcluir
  13. Oi Gi!
    Me identifiquei muito com o texto! Sempre escuto essa pergunta aqui em casa também! E sou uma das únicas (senão for A única) a presentear as crianças com livros. É muito bom saber que não estamos sozinhos nessa "missão"! Um grande beijo. Flavia

    ResponderExcluir
  14. oi Gisele, sou Agláia a mãe dos gêmeos de 4 anos, estou a procura de dicas de livros pra essa faixa etária, vc tem? me mande por favor:

    igorisadora@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Nossa Gi,amei tudo que li aqui e fico sempre encantada.adorei suas ideias...parabéns por ser quem vc é!!!bjs de sua fã

    ResponderExcluir
  16. Adoro ganhar livro, e nunca ganhei :(
    Mas já dei alguns, e depois deste post darei sempre ;)

    ResponderExcluir
  17. Ano que vem vc vem para meu aniversário. Pode trazer livros. Pode ir a um sebo ou mega saldão o preço pouco importa. Serei feliz com sua presença e seu presente rsrsrs. Amo ganhar livros. Confesso que as únicas pessoas que ganharam livros de mim foram minhas sobrinhas que ainda são bebês. Amo a ideia de incentivar a leitura desde o berço. :) Quem sabe eu consiga comprar livros para dae presente a outras pessoas que não eu mesma. :)

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)