Dicas para ententer crianças presas em casa

"O QUE É UM SONHO?", Jonas perguntou

Dizem que quando estamos fazendo a coisa certa o Universo conspira a favor! Eu estava conversando com uma amiga e ela me contava, entre outras coisas, que o filho de 3 anos havia perguntado se ela sonhava, e o que era um sonho? Coincidência ou não a Cecília andava acordando TODAS as noite com pesadelos, e me
questionando por que ela tinha tanto sonho ruim! Estava conversando com outra amiga no Facebook e de repente a tela trancou (internet lenta) e quando voltou minha amiga já tinha ido embora, mas tinha ficado a última frase: Você sonha? 
Daí fui buscar livros sobre isso, e principalmente mais infantis pra matar a curiosidade da Ceci e do Arthur, filho da minha amiga. E quando entro na página da Companhia das Letrinhas o primeiro livro, do topo da lista era esse:  "O QUE É UM SONHO?" JONAS PERGUNTOU de HUMBERT SCHIRNECK com ilustrações de SYLVIA GRAUPNER. ISBN: 9788574062686 Editora: Companhia das letrinhas. E não é nem lançamento, foi lançado em 2006 (ano do nascimento da Ceci!!). Falei com a editora que é uma parceira do blog ela é prontamente mandou o livro pra nós!
Leitura partilhada com a irmã. Eu leio sempre com eles, mas adoro quando o irmão quer ler pra irmã! Falando nisso, hoje é dia do IRMÃO! Já abraçou seu irmão ou irmã hoje? :)
 Quando o livro fala das coisas reais do dia-a-dia ele é todo em tons de terra (bem básico, bem chão) ainda mais que o Jonas personagem principal é uma toupeira que quer saber O QUE É UM SONHO? Ele pergunta para os pais e eles estão muito atarefados para responder. O pai chega a dizer: "... pare de atormentar a gente com tanta pergunta!" (serviu o chapéu em alguém aí?) e Jonas diz bem baixinho: "Ah, não... não quero atormentar vocês de jeito nenhum." (alguém aí já viu isso nos olhos dos filhos?) . Bem, Jonas sobe (sim, porque ele mora de baixo da terra) e vai perguntar para os que vivem em cima dele, se sabem o que é, afinal, um sonho?
Antes de concluir o livro, pedi pra eles fecharem e me dizer o que era sonhar? Mas sonho de sonhar dormindo, e não sonho de sonhar acordado (também discutimos essa diferença - outra forma de abordar o assunto).
Cássio: O sonho é um chute a gol muito bom! 
Cecília: É a vida da gente correndo, com estrelas no céu.
Quando o livro fala do sonho, de uma forma poética, as cores mudam para tons de azul. Ele é bem lindo! E é um livro aberto, sem um final fechado, ou único. Ele deixa margem pra conversa depois da leitura e a opinião das crianças/leitores.

Pensando na Ceci que tem pesadelos e uma maneira de transformar pensamentos bons em forma bolei essa atividade:
Pegar lãs, fitas, linhas, das cores mais variadas.
Numa caixa de papelão, ou num papelão grosso escrever a letra inicial do nome da criança (ou pode ser também todas as letras do nome!).
 Recortar.
A criança escolhe a cor que quer começar. Dê um nó no verso da letra...
 e a criança vai enrolando a lã ao redor da letra, enquanto você conversa com ela sobre seus sonhos (os de dormir).
 Vai enrolando...
 Quando ela quiser mudar de cor, faça com que o nó da junção das linhas fique atrás.
 e vá passando a lã até que o nó fique escondido.
 Troque de cor  quantas vezes ela quiser!
A Cecília inclusive passava uma cor na outra, para ficar mais colorido!
 Enrole até as bordas.
 E depois passe a lã por baixo das outras e dê um nó, para ele ficar escondido.
 O "C" quase pronto!
 Agora é a vez das fitas mimosas! Dê um nó atrás e passe elas, mas não bem juntinho e sim espaçadamente.
 Assim!
 Daí, enfeitar com brinquedos pequenos, balas (para os sonhos serem doces), miçangas, mais fitas coloridas e...
 ... escrever o que se quer sonhar a noite!
 No caso da Ceci: EU NO MC TOMANDO CAFÉ.:)
 Enrolar...
... e colocar junto, entre as fitas.
Se a criança é pequena e não sabe escrever, nem soletrando, peça pra ela fazer um desenho e contá-lo. Depois é só dobrar e colocar nas fitas! Funciona igual!


E você também pode fazer um PEGADOR DE SONHOS! :)


O importante é ter bons sonhos! Boa noite! Ou como dizem os americanos: Good Night, Sleep Tight, Don't Let the Bedbugs Bite! :)

5 comentários:

  1. Ain... Hj é dia do irmão? E eu me despedi da minha irmã ontem... já to com saudade!!!
    Mas q livrinho legal! Sofia tinha muito pesadelo tb, viu? Pior é q eles acabam se esquecendo do pesadelo e a gente não tem como ajudar. Mas é bom esquecer, pq senão aquilo fica na cachola e não dá pra voltar a dormir...
    Tomara q o novo pegador de sonhos funcione! Acho q vou programar fazer um pra Sofia tbm. Fica lindo e decorativo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lindo e lúdico como sempre... a criatividade transborda nessa casa.
    Bjs nos seus fofos!
    Mirna

    ResponderExcluir
  3. Ai que lindo! Adorei a atividade!
    Vou guardar essa ideia pro futuro quando Clara estiver maior.
    Valeu a dica!
    Bj pra vc.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gi!! que otima dica de leitura!!O meu pequeno vive sonhando,e suponho que deve ser coisas bem divertidas,pois as vezes até gargalha alto,acredita???rss..
    Olha,deixa eu falar uma coisa aqui ..n sei se ja falei..mas vou falar de novo..rsss.
    Sempre que venho aqui no teu blog e leio teu post me pego com um sorriso nos labios..n sei,sinto uma energia tão positiva e tão boa vinda de vcs,uma especie de paz que vcs passam,não sei..meio bobo eu dizer isso,né? rs..Mas e verdade, me passa uma coisa tão verdadeira,tão assim..n sei explicar,rsss...
    beijo grande em vcs, otimo fds!!!
    ;-)

    ResponderExcluir
  5. Lindo esse apanhador de sonhos também. Tinha lido o post na semana passada, mas não deu pra comentar. Hoje voltei porque dentre as muitas ideias criativas que você sempre expõe aqui, com as crianças, as melhores a gente precisa reforçar o quanto agradaram, certo?! Guardei todas as dicas e vamos fazer um por aqui também. Quando proto, mando fotos.
    Até mais.

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)