Dicas para ententer crianças presas em casa

O LOBO VOLTOU!!!!!!!!

Vocês não tem ideia de como as crianças gostaram deste livro! O LOBO VOLTOU! de GEOFFROY DE PENNART. Editora: Brinque-Book ISBN: 9788574123349 Não conheço uma criança que não goste de histórias com Lobos Maus! Podem até dizer que não gosta, mas é só começar a contar a história que o pescoço começa a espichar, os olhos começam a virar na direção, o corpo inclina, a orelha vai chegando mais perto! É incrível como o corpo todo da criança quer ouvir também!!!
Essa história não é diferente! O Sr. Coelho recebe o jornal onde diz que o Lobo voltou! Apavorado, vai trancar a porta de casa quando ouve uma batida! Será o Lobo Mau? Não, são amigos! Quem? Ora, os 3 porquinhos!! Quem? A Chapeuzinho Vermelho!! Quem? Mas é... 
É uma história divertidíssima que surpreende o leitor/ouvinte criança quando os personagens clássicos saem de suas histórias originais para irem visitar o Sr. Coelho. 

O texto é claro, direto, com alguma repetição (criança adora isso) e de fácil leitura para crianças que estão iniciando a ler!

As ilustrações são divertidas, fiquem atentos aos detalhes! :)

Atividade: O que eu tinha pensado primeiro era fazer um jornal da floresta com notícias sobre o Lobo e os outros animais, do tipo: Destaque urgente para a notícia do LOBO VOLTOU!; culinária com a Cachinhos Dourados; classificados com a venda das casas dos porquinhos; cultura com o lançamento do livro o LOBO VOLTOU; propaganda da creche da Sra. Cabrita; aulas de tiro com o Pedro (do Pedro e o lobo), entre outras notícias. 

Mas já falei pra vocês que tenho insônia? Minha cabeça é repleta de ideias que não me deixam descansar! Então bolei outra brincadeira, um jogo na verdade!
E de início precisamos de 2 caixas: uma que caiba dentro da outra e uma que tenha uma tampa que encaixe.


Nós amamos caixas!!! Essa é a que tem tampa. Pegue-a primeiro.
Na tampa, na parte de dentro, reforce o centro com pedaços de papelão.
Assim. Usei cola-quente, agora está tudo no mesmo nível.
Depois pegue uma folha grande de E.V.A. Usamos uma  verde com flores, para parecer o chão da floresta. Passe cola, aquela do rótulo azul que tem beeem pouca água, e assim seca mais rápido.
Pressione a tampa no E.V.A e corte os cantos da folha, para dobrá-los depois.
 "Vai ter pecinhas aqui, pra gente mexer e brincar!!!!" Dobrado e colado, ficou o nosso chão!
 Relendo a história! Já sabem de cor! Enquanto eu trabalhava com a cola-quente, lia a história para eles!
Com duas folhas A4 fiz o caminho da floresta, pensei em fazer na parte de dentro, mas ficou muito difícil cortar.
Prendi o caminho com fita adesiva e comecei a cortar com o estilete. Dica: Corte só um lado do caminho com estilete. Depois pegue a tesoura e corte a largura do caminho que você quiser. Cortar com estilete os 2 lados é muito mais trabalhoso e como cansa a mão, muitas vezes cortei fora um pedaço do caminho, sem querer!!!
Mais ou menos assim que fica, do lado avesso.
Nas emendas do papelão, pra peça deslizar melhor passei fita adesiva larga (não sei se dá pra ver direito.).
Depois, encaixei a segunda caixa, dentro da base da primeira. Você pode ver que ela é menor. Pegue uma régua e meça quanto falta até o topo (da caixa de dentro até o topo da caixa de fora.) e guarde essa medida.
Com a mesma medida corte rolos de papel e também corte e cole pedaços de papelão colados com cola-quente. Eles serão a estrutura e o reforço do tabuleiro. Longe das bordas, para as peças poderem mexer a vontade, mas entre os cortes. Isso é para que, quando a criança estiver brincando e apoiar-se na caixa, ela não afunde ou rasgue.
Fica assim.
 Vamos as peças dos personagens! São 7 com o Lobo Mau! Eu peguei tampinhas de garrafa PET e colei as peças do MAKEDO que tanto adoro! Uma pra cada tampinha.
 Mas se você não tiver é só usar BAILARINAS e duas tampinhas de garrafa PET.
 Assim. Só lembre-se de colar com super bonder se você for deixar crianças pequenas brincar com esse jogo. Cola-quente às vezes solta, e peças pequenas vão direto pra boca! PERIGO!
Depois cortei retângulos de E.V.A e colei com cola-quente na tampinha.
E colei também os lados e a parte de cima.
Parece um picolé! :)
Vão ficar assim!
As crianças foram desenhar os personagens, cada um escolheu os preferidos! 
Como é mesmo a  Sra. Cabra?
Assim, cheia de filhotes!
Recortamos e colamos. Da esquerda para direita: 3 porquinhos (rosa), cordeiro(azul), Pedro(marrom), Mãe Cabrita e seus filhos(amarelo), Sr. Coelho(laranja), Chapeuzinho vermelho(vermelho) e Lobo Mau(preto)!
 Como deu trabalho! Dá pra observar que não é perfeito!
Do avesso com as peças encaixadas no lugar!
Do lado direito!
Mas a história se passa na casa do Sr. Coelho, então peguei uma caixa de sapato e cortei e tirei para fora a lateral que segurava unida a caixa. Parecia uma aba de casa mesmo.
Com cola-quente prendei a casa na lateral da caixa.
E depois reforcei com uma folha de E.V.A cortada em formato de arbusto.
Passei cola-quente também nas laterais.
E colei roseiras para esconder a cola-quente. A casa do Sr. Coelho tem roseiras e um lago, no livro! Fiz janelas! Diga "oi" pro Sr. Coelho!!!
Todos os personagens cabem na casinha. Mas é preciso muita paciência para que todos caibam. Eles precisam entrar e encaixar em pequenos caminhos, numa certa ordem, 'estacionar' uma peça perto da porta antes de colocar perto da janela, o caminho se tranca e ninguém mais entra.

Agora encaixe a tampa-tabuleiro na base. E forre com um papel crepon, ou outra folha de E.V.A. Só não cole ela na base. Caso a criança puxe a peça e ela se separe da base, você pode abrir a caixa e encaixar as peças novamente.
Casinha com todos dentro!
E o nome do jogo? O LOBO VOLTOU!!!
 
 Hora de brincar antes de irem pra aula!
 Todo mundo correndo do lobo!!
 Pra dentro da casinha!!!
:)!!!


E tem cada vez mais gente fugindo do LOBO!

2 comentários:

  1. Oi Gi,
    as crianças realmente adoram as repetições nos livros. Isso também facilita para quem está iniciando na leitura.
    Nossa, você se supera a cada dia. O Jogo ficou fantástico!
    Também tenho insônia e a cabe fica fervilhando de ideias. Mas nem chego perto da sua mente brinlhante.
    Parabéns!!!
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gi, quanta coisa boa nesse post, o livro, as ideias, as inspiracoes, as fotos, as criancas e voce... sempre tao criativa, inspiradora e cuidadosa. Fotografou tudo, escreveu e dividiu conosco... o que mais posso querer???
    Ah, um dia te conhecer e te dar um abraco demorado pessoalmente, pode ser?
    Enquanto isso nao acontece, so posso dizer: obrigada!
    Adoro seu blog e te acompanhar no twitter, voce sabe ne? Entao amiga, saude, sucesso e muita criatividade. Como a Chris comentou, voce e' mesmo uma mente brilhante.
    Abracos
    Gra

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)