Dicas para ententer crianças presas em casa

Venha visitar A VISITA!

A VISITA de LÚCIA  Hiratsuka. Um livro-imagem.
Sem palavras a autora/ilustradora conta a história de um desconhecido (que parece um ogro até!) que vai visitar um sítio/fazenda/casa bem no interior onde mora um menino.  O que
será que aquele homem de aspectos tão rudes foi fazer lá? Quanto uma visita pode nos influenciar? Vá visitar este livro e descobrir! ISBN: 978-85-368-1035-5 Editora: DCL

Eu AMO livro imagens! São TÃO ricos! Cada vez que a criança abre o livro uma nova história se desenrola! E é ótimo material para se trabalhar interpretação ou narrativa de sequência de imagens com a escrita. Estimulando a imaginação e a coordenação motora.

Como tenho crianças de idades diferentes, um já sabe as letras (ou quase todas) e o outro já lê e escreve bem, trabalhamos de 3 formas diferentes!
(clique nas imagens para vê-las maiores)
 Dobrar uma folha A4 como uma sanfona!
 Assim!
Na primeira tira dobra, colocar o nome do livro e, se for possível (porque depende da idade),  colocar nome da autora/ilustradora (aqui no caso é a mesma) e da editora.
 A cada dobra você vai colocando uma frase sobre o desenho. Dobra. Escreve outra sobre a página seguinte. Dobra. Como aquele desenho cego que cada um vai fazendo uma parte do corpo. Se tiver mais crianças o papel vai passando a cada página para outra criança. E não pode espiar a frase anterior! 
 Já com a menor, eu pedi pra ela me falar qual a palavra que ela achava que mais representava a ilustração daquela página, ou o que mais chamou a atenção dela na imagem. Escolhida a palavra eu soletrava pra ela. Ditar, escrever, dobrar. Ditar, escrever, dobrar...
 Passar a página e escrever frases curtas, pra caber numa das tiras de papel. E dobrar.
 Palavras.
 Analisar e escrever.
 Concluir.
 Como ele se empolgou e escreveu frases grandes, mesmo eu dizendo pra ele resumir, teve que usar duas folhas, frente e verso!  Depois ele leu a versão dele: O avô chega de viagem, o menino fica tímido. Ele diz pro avô não fazer barulho pra não acordar o irmão. Ele fica com medo do escuro e o avô vem vê-lo.... Não vou contar o resto para não entregar a história. Mas o que achei mais legal foi como a bagagem vivida pela criança interfere na interpretação das imagens. Um amigo da minha filha, que veio nos visitar, achou que era um homem perigoso, com uma mala cheia de armas e dinheiro! Hehehe! 
No final tem-se umpequeno texto-resumo do livro!

 O da minha filha ficou um ditado de palavras que também resumiu a história do livro.

De tarde meu filho foi pra aula e como minha menina está doente ficou em casa e fizemos uma terceira interpretação do livro...

 Pedi pra ela desenhar árvores...
Com os materiais que ficam em cima da nossa mesa de trabalho.
 Depois disse que íamos trabalhar como a Lúcia (autora do livro). Com lápis 7b, fez uma releitura da capa. 
 Não consegui desvirar esta foto! :( Mas a árvore dela ficou assim, com uma menina espiando do lado!
Perguntei para ela quais as 3 cores mais importantes da capa, que se destacam mais, pra ela usar. Gosto de dar poucas opções de cores para ver como a criança vai solucionar o problema de não ter tudo que se precisa! Usamos tinta acrílica com bastante água no lugar da tinta aquarela, que não tinha em casa.
 Lembre-se que bonito nem sempre é o melhor para a criança! O importante é o processo! E aqui sempre acaba tudo-junto-misturado!
Teve uma chuva das flores do Ipê amarelo!

Adoramos! Você precisa visitar também esse livro! :)
Ah! Obrigada pela visita! :)


8 comentários:

  1. Oi Gi,
    amei como sempre. Adorei a ideia da sanfona e ir colocando as frases.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sensacional Gi!
    Parabéns pela criatividade!

    Bjs

    Vívian

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela criatividade e o incentivo a leitura!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gisele.
    Cheguei até vc, através do grupo da Mari Hartdo FB e já li vááários posts de uma só vez.

    Amo livros e adorei todas as suas dicas. Tenho um casal assim como vc e estou louca pra pôr em prática algumas dicas que vi aqui.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Adoro a maneira ocmo vc propõe e conduz as brincadeiras com seus filhos.
    Me inspiro em vc, toda vez q vejo um post novo seu (isso inclui os antigos q eu nao conhecia) eu penso, "caramba vou fazer isso qdo mudarmos pra nossa casa" (to construindo e teremos mais espaço).
    Não me canso de dizer, parabéns!
    Muitos bjs em vc e nas suas riquezas.
    Mirna ;)
    http://coisasdoreiarthur.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Hoje estou conhecendo os blogs das amigas lá do grupo do facebook!
    é importante a leitura, e principalmente fazer as crianças sentirem prazer em fazer isso.
    Abs,

    ResponderExcluir
  7. Adoramos!!!

    E queremos deixar por aqui outra dica: estamos realizando o primeiro sorteio de nosso blog - ninjaocidental.blogspot.com e gostaríamos de convidar todos por aqui...

    Vale um exemplar de O Pequeno Príncipe, do piloto/poeta Antoine de Saint-Exupéry. Para participar é fácil, basta seguir o ninja e responder a uma singela perguntinha...

    Esperamos vocês por lá.

    Beijos,
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  8. Oi Gisele,

    Parabéns!!
    Seu blog é fantástico.
    Ideias, criatividade e incentivo à leitura. Muita coisa boa reunida em um só lugar. Continue nos presenteando com essas novidades.


    Aproveito para convidá-la a conhecer o blog paessevenboys.blogspot.com. Lá, encontrará dicas de vida saudável e boa alimentação para você e seus filhos. Passa lá para uma visita, estamos aguardando.

    ;)
    @Paes_SevenBoys

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)