Dicas para ententer crianças presas em casa
Mostrando postagens com marcador PLANETÁRIO. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador PLANETÁRIO. Mostrar todas as postagens
Quem nos conhece a mais tempo sabe que somos loucos pelo céu.
E desde que o Cássio era pequeno, estudamos o universo com ele. 
Já transformamos a sala num planetário, AQUI e AQUI. E lemos dezenas de livros sobre o assunto, AQUI e AQUI tem alguns. Inclusive foi tema da festa de aniversário do Cássio, AQUI.

Minha sogra me avisou do encontro de hoje a noite. Então corremos com as crianças pra lá:
Uma vez por mês o Clube de Astronomia de Brasília se reúne na Praça dos Três Poderes e o público pode ver, de graça, os astros no céu! Essa foto o Arthur Svidzinski, dono de um dos telescópios, tirou com o meu celular!  
Liiinda! Estou encantada.

Alguns das coisas que podiam ser vistas hoje:
- Lua - Júpiter - Vênus bem no início - Saturno bem no final - Alfa Centauri (estrela dupla. Na verdade tripla, mas no telescópio a gente vê duas...) - Nebulosa de Órion - Caixinha de Jóias (aglomerado aberto) - Plêiades do Sul (aglomerado aberto) - Ômega Centauri (aglomerado globular) - NGC 3201 (aglomerado globular) - Gamma Leonis (estrela dupla).

Nós vimos a Lua, estrelas, Júpiter e Saturno. Não fomos em todos os telescópios (cada um aponta para uma coisa diferente).

Além dos telescópios tem um telão onde passam vídeos/documentários sobre o Universo (leve cadeiras ou mantas, não há onde sentar). As crianças adoraram. Cecília sentou no chão mesmo (para meus desespero - mães de meninas me entenderão). Tem filas, mas tudo bem tranquilo. Tinha adulto, criança, bebês, cachorros... famílias inteiras. Todo mundo na boa, com paciência pra esperar sua vez. Leve um casaquinho também, o ar da noite é mais fresco.

Um programa bem seguro, com policiamento. :)

O próximo encontro vai ser dia 30 de Maio de 2015, sempre das 18:00 às 21:00 

Evento gratuito com telescópios a disposição do público para observação de planetas, estrelas, estrelas duplas, Lua... Aproveite para conversar com astrônomos e para conhecer um pouco mais sobre o universo! 
Local: Praça dos Três Poderes 
Participantes: Sócios, Lista Casbnet e Público geral. 
Responsáveis: Augusto e Sérgio

Para saber os dias dos encontros, acesse o site do CAsB, AQUI. O tempo precisa colaborar para haver os encontros!

No Facebook você encontra-os AQUI.

E depois é só passear pela Esplanada e aproveitar a vista da cidade que também é linda!
 E cada mês ganha uma cor diferente que a faz ficar mais especial ainda!
 E aproveite: É de graça. 
É cultura! É lindo! E se você ficar tempo suficiente, pode ver até com a rotação da Terra, fica visível em alguns telescópios! É show!
Recomendo muito! 
E na sua cidade? Tem clube de Astronomia? Procura! Eu não sabia que Brasília tinha (e já estou quase 2 anos aqui). Vai que tem e você está perdendo um programão de família!
 Ontem fomos fazer um programa beeem legal que há tempos estávamos querendo: VISITAR O PLANETÁRIO. 
Fomos com o pessoal do blog ENTRE FRALDAS E LIVROS da Thaty! Como ela é de Brasília, embora more em São Paulo, foi a anfitriã, nos apresentando ao local!

Há 16 anos fechado ele reabriu em  dezembro de 2013. E oferece uma cúpula de 12,5 metros de diâmetro com capacidade para 80 pessoas por sessão (sendo que o espaço reserva uma poltrona especial para cadeirante e duas para pessoas obesas).
A projeção no teto é produzida por dois equipamentos: o Space Master e o Power Dome VIII (muito legais).


Nossa dica é chegar cedo e ir já alimentado. Não há cafés, bares e lanchonetes próximas. De vez em quando tem algum ambulante (neste dia não tinha nenhum) e não se pode comer dentro do Planetário. Minha dica: faça um piquenique antes de entrar! 
Cássio imitando o E.T. antes do filme.
Chegar cedo: pois é bem melhor sentar no fundo da sala de projeção. Os bancos não reclinam muito e se você sentar na frente, vai ficar com torcicolo! Nós na última fileira!

Outra dica é ligar para saber que filmes estão passando. Hoje vimos O SEGREDO DO FOGUETE DE PAPELÃO. A Alice e a Cecília adoraram. Mas o Cássio ficou o tempo todo complementando as informações científicas e eu fiquei o tempo todo dizendo: fala baixo! O filme era para crianças menores. E estava desatualizado: nele Plutão ainda é um planeta (foi rebaixado em 2006), o que deixou meu filho ainda mais chateado, já que no Planetário deveria ter as informações mais atualizadas possíveis.

Agora está passando:
09h30min – O segredo do foguete de papelão
10h30min – O segredo do foguete de papelão
15h – Dois pedacinhos de vidro
16h – Sessão comentada e exibição do filme Reino de Luz
18h – Dois pedacinhos de vidro
19h – Origens da vida
20h – Origens da vida

O ingresso é um kg de alimento não perecível, não esquecer, pois não aceitam dinheiro. 
Os banheiros são bem limpos e o pessoal que trabalha lá é super simpático!  

Depois da sessão, descer e visitar a exposição.

Há panfletos com informações e livrinhos de colorir, com jogos e folhas com satélites para recortar e montar. Tudo pode ser levado pra casa, ou usufruído lá mesmo.  

O edifício é um centro científico, cultural, histórico e de entretenimento. Com espaço para eventos, oficinas e palestras. No subsolo do prédio, está instalado um auditório e com um ambiente para exposições: 

no momento com uma amostra de foguetes e satélites brasileiros, além de fotos sobre a base aérea de Natal, no Rio Grande do Norte,

e 2 roupas de astronautas que as crianças e adultos podem tirar fotos como se estivessem vestindo-as.


Brincaram bastante dentro e fora do Planetário. Foi muito divertido, ainda mais com uma companhia tão boa!
Recomendamos!

 Informações:
Terça a Quinta: 11h – 16h – 19h
Sexta a Domingo: 14h00m – 15h15m – 16h30m - See more at: http://www.soubrasilia.com/brasilia/planetario-de-brasilia/#sthash.3YvQwSMt.dpuf
 Horários de Funcionamento: 
Terça a Quinta - 8h às 20h, com sessões às 9h30, 11h, 14h30, 16h e 19h.
Sexta a Domingo: 13h e 17h  com sessões às 14h, 15h15 e 16h30.
 
Terça a Quinta: 11h – 16h – 19h
Sexta a Domingo: 14h00m – 15h15m – 16h30m - See more at: http://www.soubrasilia.com/brasilia/planetario-de-brasilia/#sthash.3YvQwSMt.dpuf

Terça a Quinta: 11h – 16h – 19h
Sexta a Domingo: 14h00m – 15h15m – 16h30m - See more at: http://www.soubrasilia.com/brasilia/planetario-de-brasilia/#sthash.3YvQwSMt.dpuf
 Entrada: 1kg de alimento não perecível por pessoa. - não esquecer por que não tem nada perto pra comprar de última hora (adivinhem? Eu esqueci e tive que correr num supermercado comprar feijão!) e não aceitam dinheiro!Ah! Crianças abaixo de 3 anos não pagam.

1kg de alimento não perecível1
Terça a Quinta: 11h – 16h – 19h
Sexta a Domingo: 14h00m – 15h15m – 16h30m - See more at: http://www.soubrasilia.com/brasilia/planetario-de-brasilia/#sthash.3YvQwSMt.dpuf
Setor de Difusão Cultural - Via N1 (Eixo Monumental) - Próximo ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em frente ao Estádio Mané Garrincha. 

Telefone: 3361-6810
Site: www.secti.df.gov.br



É fase, deixe a criança riscar o próprio corpo (e roupas), melhor agora, do que se encher de tatuagens no futuro... Ou ela pode gostar tanto de se riscar que quando crescer faça várias tatuagens! Não sei, só sei que é muito divertido pra eles... 'Não existe aprendizado sem manchas!!!' Também sou desta filosofia.




Aí em cima (montagem grosseira no Photoshop) esta o resultado da 'paixão' do meu filho pelo sistema solar! Compramos bolinhas de isopor de todos os tamanhos, eles pintaram, desenharam, recortaram e o papai colou no teto da sala de estar! Agora tb têm estrelinhas que brilham no escuro! É lindo, lindo! Sim, minha casa parece uma creche!! Tô nem aí!!! hehehe.
Em inglês, mas as imagens são excelentes!!! Vc sabe onde fica o Cinturão de Asteróides? E o de Kuiper? Vc sabe o que são Sedna, Ceres e Eres ? E que Júpiter, Netuno e Urano tb têm anéis? Esse livro tem muita imagem e muita informação!! 'Must have'! SPACE da coleção INSIDERS. Autor: Alan Dyer Editora: SIMON&SCHUSTER ISBN: 1416938605 - 2 ANOS, 3 ANOS, 4 ANOS, 5 ANOS, 6 ANOS

O MENINO DA LUA – Ziraldo. Fala de um menino q quer entrar a uma turma de garotos-planetas...cada menino representa um planeta no sistema solar. É bonito, mas eu recomendo para crianças maiores pq tem muito texto...Meu filho gosta deste livro, quer q eu leia, mas no meio das descrições me pede pra passar pro próximo garoto-planeta. Editora: Melhoramento ISBN: 8506052327 - 3 ANOS, 4 ANOS, 5 ANOS, 6 ANOS, 7 ANOS

COMO IR AO MUNDO DA LUA – Livro simples que traz o tema do céu e espaço sideral, q meu filho tem adoração. Editora: Melhoramento ISBN: 8506014239 - 2 ANOS, 3 ANOS, 4 ANOS, 5 ANOS


O LIVRO DAS PERGUNTAS - 2. O UNIVERSO da VILA SÉSAMO Editora: folio S. A. ISBN: 844132509X - 2 ANOS, 3 ANOS, 4 ANOS, 5 ANOS
O ÔNIBUS MÁGICO- PERDIDOS NO SISTEMA SOLAR. Meu filho adorava assistir esse desenho no canal da TV paga Boomerang, mas parou de passar e aí descobri q tinha os livros (existem sobre vários assuntos - temos tb o livro sobre dinossauros), comprei esse, que por meses foi o livro de cabeçeira dele, mas é indicado, se não me engano para crianças de 7-8 anos. Ele não tem imagens reais, só ilustrações. Um 'must have'. Editora ROCCO ISBN:8532509614 - 3 ANOS, 4 ANOS, 5 ANOS, 6 ANOS

O ESPAÇO da coleção CRIANÇA CURIOSA de Marie Kolaczek. É interativo, mas não tem imagens reais do espaço, só ilustações. Editora: SALAMANDRA ISBN 8516036472 - 2 ANOS, 3 ANOS, 4 ANOS, 5 ANOS, 6 ANOS

A TERRA E O CÉU da coleção MINHAS PRIMEIRAS DESCOBERTAS. Muito legal, tem partes trasparentes pra mostrar o interior das coisas. Editora: MELHORAMENTOS ISBN: 8506015464 - 2 ANOS, 3 ANOS, 4 ANOS, 5 ANOS, 6 ANOS

BACKYARDIGANS - MISSÃO: MARTE. Tá na moda (os backyardigans), meus filhos gostaram, nada contra. Editora: Fundamentos ISBN:9788576762034 - 2 ANOS, 3 ANOS, 4 ANOS
Último livro q meu filho ganhou (do avô) sobre os planetas, é uma mini enciclopédia. Bastantes fotos e dados. Bem legal! ESTRELAS E PLANETAS - GUIA PRÁTICO Editora: Nobel ISBN: 8521310897 - 3 ANOS, 4 ANOS, 5 ANOS, 6 ANOS, 7ANOS