Dicas para ententer crianças presas em casa

Patinho Feio

Olha os patinhos aqui de novo!
Um dos motivos da minha pesquisa de histórias de Patinhos Feios é pelo fato de ser uma das poucas histórias de contos de fadas, onde não há um elemento de mágica. Já parou pra pensar nisso?
O Patinho vive deixando-se levar pela opinião dos outros, fica sempre triste e, na maioria das vezes, não luta, não enfrenta, mas deixa-se levar, aceita os xingamentos, as mal criações, o máximo que ele faz, é fugir. Já pensou o que isso representa? O quanto a história representa parte da população? Eu sempre fiquei pensando: Por que ele não reage? Por se deixa levar... Aí, fiquei doente. E foram dois anos de quase apatia, não conseguia reagir. Aí que a história do Patinho Feio fez sentido pra mim.

Recebemos duas versões da história da editora Paulinas:

1 PATINHO FEIO, da coleção Livros Divertidos, de Bia Villela.

O livro é um pequeno quadrado (amo esse formato - perfeito pras mãozinhas das kids e pras mochilas e prateleiras).

Tem pouco texto, a maioria em caixa alta, e todas as ilustrações são linhas, formas geométricas, há uma certa simetria e equilíbrio e as cores são chapadas. A única página onde esse equilíbrio de cores e retas é quebrado, é no momento que os outros descobrem que nasceu um patinho diferente... E feio!

 Mas o que é feio? Como medir a beleza e feiura? Um livro pras kids pequenas.


2. HISTÓRIA DE FEIURA de Tatiana Belinky e ilustrações de Edu.

A guria se olha no espelho e vê que faltam alguns dentes, fica triste e quando o pai vai contar uma história de "boa noite", descobre que a filha acredita que é feiosa. Então, ele decide contar uma história bonita sobre a feiura, e claro, conta a história do Patinho Feio. 

Durante a contação, a filha interrompe várias vezes comentando a história, querendo que o pai conte logo uma parte ou outra, ou dando sua própria opinião (como as kids pequena realmente fazem). O texto é basicamente diálogos. 

Tem uma história dentro de outra história. O texto de História da feiura, da coleção Tapetes de História, é da Tatiana Belinky e as ilustrações são do Edu. E a capa já mostra que serão histórias contadas, como num teatro de fantoche. 

Spoiler: Se você observar bem as ilustrações de dentro do livro, descobrirá que um dos personagens da capa, participa da história contada, dentro do livro. 😊😉 

Os dois estarão na minha pesquisa de Pós-graduação, aguardem! Tenho muito pra falar deles ainda!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)