Dicas para ententer crianças presas em casa

Bibliodiversidade na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre

Fomos convidadas pela coordenação da 64ª Feira do Livro pra falarmos sobre Bibliodiversidade e o papel do mediador na formação do leitor literário.

Eu levei 22 kgs de livros pra Porto Alegre e juntamos mais alguns kgs de livros da Cathe e fomos falar com pais, bibliotecários, professores, artista plásticos e público em geral, sobre os tipos de livros que existem.

Começamos falando que ler é um ato de afeto. E pra que este momento seja pleno, devemos desligar os celulares e computadores e demais dispositivos eletrônicos e estar presente de verdade. Ler demanda tempo. Cada livro tem o seu, e é preciso respeitar este tempo.

Falamos de livros de bebês, como ler com eles, e como criar uma bebêteca.

Muita gente acha que, por que na ficha catalográfica diz LITERATURA INFANTIL, que o livro é literatura infantil, mas isto não é verdade!

Há livros informativos (e seus desdobramentos), livros brinquedos, livros com ilustrações, livros sensoriais, livros ilustrados, livros de diferentes formatos, livros de literatura, livros imagem, entre outros... Claro que nossa classificação é para podermos estudar os livros e suas particularidades, não há limites definidos, eles se mesclam e se fundem, mas é legal sabermos o que são para podermos extrair o máximo deles. 

 Também abordamos 8 temas mais recorrentes nos livros infantis. Mostramos exemplos de livros informativos, de literatura, livros ilustrados,  para teens e kids. 

Ah! E também falamos dos atuais clubes de leitura. E os que consideramos os melhores para as kids.

Fique de olho já estamos agendando esta palestra em escolas para formação de professores e bibliotecários. 

Para saber mais, mande um e-mail para kidsindoors@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)