Dicas para ententer crianças presas em casa

DRUFS de Eva Furnari

No dia do professor escolhemos o livro DRUFS de Eva Furnari, Editora Moderna.

A professora que provoca os alunos, os faz pensar e analisar a situação em que vivem nesta história. A professora criativa é o estopim para a reflexão, para focar o olhar e realmente ver a situação com olhos de lupa. E refletir, refletir muito.

Os Drufs são como pessoas, só que bem menores, diz o narrador da história.
Um dia a professora Rubi quer fazer uma aula diferente. Então, ela leva pra sala uma caixa surpresa. Lá de dentro saem as propostas mais loucas e incríveis! De dentro da caixa saiu um convite:

 Então os alunos começam a analisar suas próprias famílias. São crianças falando de suas percepções, não são os adultos julgando. São crianças analisando, expondo suas vidas sem julgamentos.
Cada um mostra um pouco de: coisas boas, ruins, coisas engraçadas, peculiaridades, manias, excentricidades e até dramas.
 
Famílias que adoram festas, mas que um dos membros tem depressão, que são compostas só de irmãos, que tem dois pais, que o pai da família já morreu, que tem muitos avós,

que são ninjas, que se machucam muito
 
(por trabalharem em locais perigosos), que possuem gêmeos que são idênticos por fora, mas diferentes por dentro e famílias que os membros moram em diferentes cidades,

entre muitas e

muitas outras. Divertido e ao mesmo tempo nos faz pensar em tolerância e respeito. E em como tudo pode ser tão diferente da gente, de como vivemos, mas mesmo assim, nos emocionar tanto (empatia). 

As ilustrações são fotografias dos próprios dedos da autora enfeitados. Demorou 2 meses para fotografar todas as personagens criados por ela. e depois mais um tempo para fazer os desenhos complementares. o livro é lindo e divertido.


Uma brincadeira super simples, super criativa e divertida! Basta uma canetinha pra fazer um sorriso na ponta de um dedo! Amamos!

Aqui em casa a Ceci fez nos próprios

 dedos

e nos meus também. Mais fácil desenhar e montar no dedo dos outros,

já vou logo dando a dica! Hehehe!

E para complementar a brincadeira é só pegar fios, linhas, pedaços de brinquedos quebrados, botões, papeis coloridos e soltar a imaginação. Pra terminar, que tal inventar uma história pra cada personagem? Ou melhor ainda, escrever uma história pra cada personagem?

Amamos! Excelente pra trabalhar nas escolas e em casa, claro! Leitura pra toda família.
Boa leitura! 

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)