Dicas para ententer crianças presas em casa

Kombina da Chris Dias - projeto itinerante de arte integrada

Hoje venho mostrar pra vocês um projeto suuuper legal lá de Porto Alegre, no RS.
“Queremos ser uma semente e não um evento” reforça a Chris, a responsável pelo projeto.


 A Chris é minha amiga de longa data, Olha ela AQUI, em 2010, quando entrei de cabeça, dentro do livro infantil. Estudávamos a literatura infantil juntas, quando eu ainda morava em Porto Alegre.

Ela acaba de receber Menção Honrosa pelo projeto KOMBINA no Prêmio Viva Leitura de 2016. Aqui no Kids, estamos super orgulhosas dela!

Um pouco do que é a KOMBINA:



 Andando por escolas na capital e interior do estado do Rio Grande do Sul, como escritora,  Chris percebeu a presença de livros e eventos literários, a presença de teatro e de música, mas não viu nada que pudesse caracterizar a formação de plateia relacionada às artes visuais.  KOMBINA é um centro de cultura móvel capaz de levar diferentes formas de arte e promover espaço de produção e construção artística de forma integrada e interativa. 

Abaixo estão listadas algumas das atividades que constituem o projeto:

INTERAÇÃO:

A primeira ação da Kombi sempre será a sua construção, ou seja, placas magnéticas em diferentes formas e cores serão oferecidas aos participantes para que possam preparar visualmente a Kombi antes do início das suas atividades regulares. Assim como a arte, a Kombi se propõe a oferecer uma experiência única, criativa e participativa.

COM ARTE
A cada mês um artista será contemplado e sua obra será objeto de exposição. A Kombi chegará em espaços públicos da capital e interior e mostrará reproduções do trabalho do artista, aos moldes de uma galeria ao ar livre. A Kombina oferece oficinas de arte direcionadas ao público infantil coordenadas por Zizi Paz.

COM BRINCADEIRA
Um dos objetivos da itinerância deste projeto é fazer um inventário da expressão da população envolvida através do brincar. A Kombina conta com diversos brinquedos antigos da cultura popular e oferece atividades coordenadas pelo Mestre-brincador Maurício Alves.

COM LIVROS E LETRAMENTO
Todas as atividades da Kombi terão origem ou darão origem a textos literários em livros ou outros suportes. Os livros estarão expostos no interior da Kombi para apreciação do público.

KOMBINA E O ENVELHECIMENTO BEM-SUCEDIDO
A Kombina oferece também atividades de convívio e interação direcionados ao público mais maduro. Conta com intervenções de Maurício Alves e bate-papo com jornalistas e agentes de saúde sobre a importância do lúdico em nossas vidas.

COM A ESCOLA
A Kombina faz um trabalho de consultoria para escolas que desejam construir algo parecido. 

Super legal, né?!


E recebemos um exemplar de um livro que tem no acervo da KOMBINA:

CRIANÇAS EM PORTO ALEGRE de Chis Dias, Marta Castilhos e ilustrações de Laura Castilhos. Editora Noz.

O livro é uma espécie de roteiro para conhecer a cidade. Começando pela chegada em Porto Alegre de carro, pela ponte do Guaíba (que antes era chamado de RIO Guaíba, mas agora é LAGO), passeando pela cidade, por pontos turísticos e outros nem tão conhecidos.


No livro você vai passeando pela cidade e as autoras vão apontando o que você vai vendo pela janela do carro. Óbvio que não é um roteiro fechado e nem o único possível, mas é um caminho que as autoras gostam bastante.

No final  há um convite para a criança inventar um novo roteiro com a família.
As ilustrações são todas feitas com materiais que as crianças têm em casa, como: lápis de cor, giz de cera, lápis de desenho, aproximando ainda mais as crianças do livro. Elas podem desenhar seus próprios caminhos, como a ilustradora Laura Castilhos fez.
No final tem uma lista de endereços e telefones úteis de museus, igrejas, parques, entre outros. 

Para conhecer mais o projeto e o livro:

Acesse o site:
www.chrisdias.com.br

Curta a página:
www.facebook.com/kombinadachris

 Siga a Kombina da Chris no Instagram:
www.instagram.com/kombinadachris

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)