Dicas para ententer crianças presas em casa

Semana Mundial do Brincar 2016

Porque brincar é tão importante?
✔O brincar promove desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança.
✔O brincar é instrumento de expressão da criança.
✔O brincar é fonte de aprendizado e troca de saberes
✔O brincar é uma forma de expressão Cultural.
✔O brincar cria vínculos sociais e de comunicação.
✔O brincar é fonte de prazer.
🎭🎨🎪✂✏📚📝🎡🎠🎤🎶  Foi dada a largada,  E JÁ ACABOU! Snif! Snif!
Uma semana é pouca, pra tanto de brincadeira que a gente conhece! A semana mundial do brincar de 2016 #smb2016 aconteceu de 22 a 28 de maio.

O dia mundial do brincar foi criado em 1999, é celebrado em 28 de Maio com participação de crianças de idades e culturas diferentes. No Brasil, a "Aliança pela Infância" teve iniciativa de difundir essa ideia há mais de dez anos e a data acabou tomando conta de uma semana inteira. Ao longo dos anos centenas de prefeituras engajaram e cerca de 200 mil pessoas mobilizaram-se para o brincar.

Aqui em Brasília eu, Márcia (@boaleiturabomapetite), Sil @casadeleitores e Gi @kidsindoors vamos desenvolver atividades juntas, muita diversão, muita alegria, muito colorido e claro, muita gente feliz.


Infelizmente no dia programado para brincarmos, eu, Gi, passei mal e as gurias ficaram a tarde toda brincando e contando histórias, e eu, acompanhando tudo pelo Zapzap.

Começaram as brincadeiras com a preparação da CAIXA MALUCA.

Atividade para desenvolver a motricidade fina da criança, ajudá-la a adquirir noção de distâncias, e, favorecer sua coordenação visomotora.

Para esta brincadeira necessitamos da maior caixa de papelão que tivermos, tesoura, canetinhas ou tintas, e jornais velhos. Mesmo que a criança não tenha muita destreza, permita que ela desenhe os olhos ou a boca da figura.
De uma distância pequena, tentamos com a criança, acertar as bolas de papel dentro da boca e dos olhos recortados, arremessando-as com força e usando uma mão de cada vez.

Podemos continuar a brincadeira girando a caixa de papelão, de maneira que a boca fique para cima, e continuamos atirando até ver quem consegue acertar mais bolas de papel lá dentro.
É uma atividade rica, que possibilita a participação de crianças de todas as idades, tanto as que estão começando a andar, mas também as crianças pequenas de 4 anos, sem esquecer das crianças grandes de 40 anos. KKK

 Atividade com Saquinhos. 🙌🐾🏃

Atividade para fazer com que a criança tome consciência do próprio corpo, desenvolva suas habilidades motoras básicas, melhore sua capacidade para controlar a postura, e, aprenda a manter o equilíbrio. 🏃🐾🙌

Dica: Prepare alguns saquinhos de plástico não muito grandes, com lentilhas, arroz, ou algo parecido dentro deles, cujo peso total não exceda 50 gramas.

Fazemos todas as brincadeiras e exercícios divertidos que quisermos, carregando um saquinho cada um. Primeiro, colocamos um saquinho sobre a cabeça e andamos de um lado ao outro sem deixa-lo cair. Outra opção, podem, colocar o saquinho entre os joelhos e andar sem derruba-lo no chão.

E, finalmente, de pé, colocamos o saquinho sobre a cabeça e tentamos nos sentar no chão ou em uma cadeira sem perdê-lo.

Nesta brincadeira com TÚNEL foi possível potencializar na criança, a capacidade para adquirir confiança em si mesmo e nos outros. Esta brincadeira também possibilita a criança superar o medo diante de uma situação nova. Além de fazer com que a criança consiga controlar melhor a sua coordenação e lateralidade. E para os bebes, é uma atividade ótima para exercitar os músculos dorsais.

👉Dica: se for bebê, sentar o pequenino no chão e posicionado em outro lado do túnel, convidar o pequeno para pegar o brinquedo, passando através do túnel, ou chamamos para que ele venha até nós. Podemos colocar um brinquedo, passando através do túnel, de maneira que ele possa vê-lo através do túnel.Não devemos deixar o pequeno dentro do túnel por muito tempo, pois ele poderá se assustar. Se for necessário, estenda a mão pra ajudar a passar nas primeiras vezes. Também temos que ensinar a não se levantar dentro do túnel, e manter a cabeça abaixada até que tenha superado totalmente o obstáculo.

BONECOS DE FARINHA. 😊😀😆

São bonecos feitos em balões cheios de trigo ou polvilho.
✔Esta atividade desenvolve as emoções e a coordenação motora fina. Segue aqui o passo a passo. É muito fácil.

Materiais:

- 1 garrafa de plástico - 4 colheres de sopa de farinha de trigo ou polvilho
- 1 bico de garrafa de refrigerante grande (para usar como funil)
- 1 balão
- 1 tufo de lã
- 2 bolinhas de EVA
- canetinha preta

Sabemos que toda criança ama ganhar brinquedos, porem é muito legal também, elas ganharem e criarem o seu próprio boneco. Isto pode ser ainda mais divertido. São bonecos de farinha que podemos fazer até mesmo em casa.

É importante nunca deixar faltar para nossas crianças um livro de história com ilustrações de cores vivas e atraentes, com muitos desenhos e poucas frases, para que ele não se canse de escutar as histórias e de observar as figuras.

Com esta atividade é possível melhorar a capacidade de concentração da criança; desenvolver sua memória; estimular sua imaginação e o seu gosto por livros; e, desenvolver sua linguagem. 💕📚💕📚

Realizando a contação de história, nosso intuito é mostrar para os pais e familiares que qualquer um pode contar histórias, não é preciso experiência. Toda criança gosta e se envolve com as histórias. ✔Organize você aí também!

Oficina de Desenho. 💕📚💕📚 Entregamos folhas de papel e muitas cores de lápis de cera e, solicitamos que elas colocassem no papel o que MAIS gostaram na contação da história que assistiram.

👉Com esta atividade é possível melhorar a capacidade de concentração e, perceber o envolvimento da criança com a história. Além de permitir que ela também possa narrar sua história, na medida que ela apresenta sua ilustração e narra a historia a partir do seu desenho.

Boa diversão!

Gostaríamos de registrar aqui nosso carinho e admiração pelo apoio que a loja "Milênio 106 - Impressão e Papelaria" nos deu, fornecendo todos os cartazes de divulgação.

Reconhecemos que a movimentação no comércio tem sofrido com atual situação econômica brasileira, mas admiramos empreendedores que valorizam atividades culturais e apoiam nossos projetos. Sabemos que o papel do colaborador é muito importante, consideramos um dos fatores primordiais para o sucesso do nosso evento, levando em conta a disponibilidade, rapidez e principalmente a qualidade do material reservado para nós.


´Bora brincar? Ainda tem domingo!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)