Dicas para ententer crianças presas em casa

Livros sobre: "Mamãe vai me dar um irmãozinho!" parte I

Como muita gente nos pede indicações de livros sobre a chegada de um irmão ou irmã na família, reunimos (Gi, Cathe e Márcia) os livros que mais gostamos em 3 posts. Nem todos temos nas nossas bibliotecas, alguns lemos na época que nossos filhos nasceram, mas nos lembramos deles com carinho. Alguns ainda usamos nos nossos Picnics Literários e emprestamos para os amigos que ficam grávidos de novo. Alguns estão na nossa Wish List! Mas todos amamos de paixão!

NA BARRIGA DA MINHA MÃE de Jo Witek e ilustrações maravilhosas de Christine Roussey. Editora Presença, de Portugal.
GEEEEENTE! Completamente apaixonada por essa ilustradora Christina Roussey!

"Tu estás aí dentro, na barriga da mãe.
Eu estou cá fora,
À frente da barriga para teu bem,
Espero por ti e não vejo a hora."

Na Barriga da Minha Mãe é um livro em capa dura com ilustrações deliciosas

e surpresas escondidas sob as abas, que refletem com poesia e

delicado encanto a espera de uma irmã mais velha pelo bebê que se vai ao longo do livro desenvolvendo na barriga da mãe. Muiiito lindo! Foi direto pro topo da minha #wishlist
Alguém vai pra Portugal logo? Essa é a edição Portuguesa. A original é em Francês, que também serve! A P A I X O N A D A!!

Para comprar: https://amzn.to/2KC4qO3

O PRESENTE MAIS IMPORTANTE DE TODOS de David Conway. Editora FTD.
A garota Ama ganha um novo irmãozinho, Azizi.

O povo do vilarejo veio trazer presentes de boas-vindas para Azizi, mas Ama não sabe o que dar a ele. Ela pergunta para vovó Sisi, que lhe diz para dar-lhe amor,

o presente mais importante de todos. Mas onde Ama encontraria este presente?
Tanto o texto quanto as ilustrações são lindíssimas!

Para comprar: https://amzn.to/2UyRIEp

CHEGA DE BEIJOS de Emma Chicherester Clark. Editora Salamandra.
 
Por que é que existem tantos beijos no mundo? Momo, o macaquinho que não gosta de beijos e muito menos de ser beijado, gostaria de saber a resposta. Beijo de oi, de tchau, de bom-dia e nem mesmo de boa-noite o interessavam.

Um dia, ele reuniu toda a família - mãe, pai, avó, todos os primos, tios, tias e avisou: chega de beijos! Mas, com a chegada de um novo bebê na família, tudo mudou.

O irmãozinho berrava o tempo todo e, então Momo decidiu resolver a situação. Primeiro, mostrou para ele o seu avião. Ele chorou. Depois, fez caretas e ele chorou mais ainda. Fez malabarismos com bananas. E ele não parava de chorar. Até que Momo resolveu prestar um pouquinho mais de atenção no irmão caçula, a olhar nos seus olhos e recebeu risos como resposta. Emma Clark mostra mais uma vez seu incrível poder de empatia com os sentimentos e emoções infantis.

Para comprar: https://amzn.to/2UZGd8g

 E AGORA VÃO TOMAR O MEU LUGAR? de Bel Linhares e ilustrações de Alcy, da Salamandra.
 
Quem nunca sentiu ciúmes? Quem nunca teve medo de perder seu lugar no coração de alguém que ama por causa da chegada de um 'intruso'?

Esse sofrimento intenso não é privilégio de crianças, mas o exemplo clássico de situação que o provoca é a chegada de um novo nenê na família. É comum que, durante a gravidez da mãe, o parto e os primeiros meses de vida do nenê, a criança mais velha especialmente se for o primeiro filho experimente emoções fortes, que não é capaz de compreender.

Este livro procura tanto auxiliar pais e educadores a lidar melhor com as reações da criança que vive essa situação como a compartilhar com ela suas emoções. Valendo-se de imagens diretas e simples, que retratam vivências comuns no cotidiano de uma família, aborda algumas questões importantes relativas à chegada do nenê. 

A ausência de texto é um estímulo para ajudar a criança a verbalizar emoções que ela sente e não consegue expressar. 
Esse livro permite várias leituras, pode ser lido e relido de várias formas, depende da perspectiva de quem conta a história. 
Nas cenas da cama a criança pode enfatizar que o bebê vai roubar a cama dele. Já o pai, de pois de ouvir a criança, pode enfatizar que o que ele vê é um menino crescendo que precisa de autonomia pra sair e voltar pra cama, coisa que bebês não podem fazer, por exemplo. Deixando a criança falar primeiro, permite que ela exprima sua opinião e sua versão dos fatos e depois o adulto pode amenizar o sofrimento dela, com palavras de carinho e incentivo, usando-se da mesma ilustração.   

ESTE NÃO É O PRESENTE QUE EU PEDI! de Aline Abreu. Editora Melhoramentos.
Sob a ótica infantil, o livro narra a chegada de um bebê na família. A delicadeza das ilustrações ajuda a dar forma aos sentimentos ambíguos vivenciados pela criança mais velha.

A criança queria muito um irmão. Oba! Ele está chegando! Muita expectativa de brincadeiras sem fim, andar de bicicleta, ser o fiel escudeiro um do outro… Mas a realidade da chegada do bebê é um pouco diferente: ora, ele não é capaz de fazer nada disso! O bebê precisará crescer para poder compartilhar essas brincadeiras. A realidade imediata não corresponde ao imaginado, mas o menino logo vai descobrir como interagir com o pequenino. E vai descobrir também que amor de irmão, assim como a gente, só cresce. 
As ilustrações são super divertidas!

Para comprar: https://amzn.to/2IfDpyd

UM BEBÊ VEM AÍ de John Burningham e ilustrações de Helen Oxenbury. Editora Paz e Terra.

A chegada do bebê se aproxima, e as perguntas que surgem na cabecinha de uma criança pequena são descritas, neste livro adorável,

com sensibilidade e humor. Um bebê vem aí é uma preciosidade de dois dos mais renomados autores de livros para crianças do mundo e traduz o amor,

a excitação e a confiança do menininho da história,

à medida que ele imagina vários possíveis futuros para seu irmãozinho ou irmãzinha.

Um clássico, imediato e para sempre.
Muito fofo! E esse livro dei spolier! Pois o final é liindo!

Para comprar: https://amzn.to/2DeRSGj

TUDO MUDA de Anthony Browne, editora Pequena Zahar.

A história aborda, com sua perspectiva singular e suas formidáveis ilustrações, o tema da mudança na vida de uma criança. Gregório está em casa, curioso e cheio de expectativa. Seu pai foi buscar sua mãe e avisou que as coisas iam mudar. Mas não disse o quê. 

E o pequeno Gregório começa a imaginar as mudanças mais incríveis ao seu redor - a chaleira se transformando em gato, a poltrona-gorila, 

a bola que vira pássaro e sai voando. Então, seus pais chegam, trazendo uma surpresa... 

 Com um estilo único, o trabalho de Browne é reconhecido e admirado no mundo todo. O autor recebeu o cobiçado Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante da literatura infantojuvenil, e também a Medalha Kate Greenaway e o Children's Laureate 2009-2011, a maior distinção na literatura infantil no Reino Unido. 
Muito legal! 

Para comprar: https://amzn.to/2X3HSXU

Se você quiser conhecer mais livros, aqui está o post 2

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)