Dicas para ententer crianças presas em casa

Surpresa de PÁSCOA {livro e brincadeira para crianças pequenas}





SURPRESA DE PÁSCOA de TELMA GUIMARÃES e ilustrações de BILL e SAMI. Editora: Atual, ISBN: 9788535713688

Dias antes da Páscoa o dona da fábrica de ovos de chocolate adoece e não vai conseguir fazer mais ovos, muitas crianças ficarão se chocolate! Imagine só!? A Mãe, corre pra chamar os filhos, com certeza eles ajudarão a fazer, provar, misturar, moldar, embalar e enfeitar os ovos de Páscoa!  O pai fica feliz, mas ao mesmo tempo preocupado, é que o mais novo é meio imprevisível! A mãe convence o pai e lá se vão trabalhar na fábrica. Os mais velhos escolhem serviços beeeem legais como provar o chocolate ou fazer o chocolate, para Junior, sobra recortar fitas e fazer laços. Ele não fica muito feliz. Acha seu trabalho pra criancinha! Mas , logo descobre uma coisa bem mais divertida! Adivinha o que ele aprontou? Olha os rostos dos pais na imagem acima! :) 

O livro fala de união, de amor pelo que se faz, de criatividade e reconhecimento, além de Páscoa e chocolate, claro!

Para brincar com as crianças levei-as para um supermercado e vimos (sim, os mercados já estão lotados de chocolates e ovos!)as formas que os "ovos" de  chocolate podem ter hoje em dia.

Depois desta rápida pesquisa, desconversei e fui produzir o material para brincarmos, quando os dois já estavam dormindo!
 1. Eu usei papel colorido. Em cada cor, recortei uma forma geométrica diferente. O principal é que ela seja vazada e com o contorno largo. Pra dizer a verdade me arrependi de não ter cortado as formas em papelão e depois deixado as crianças pintarem as formas das cores que elas mais gostavam. Então, fica a sugestão.
2. Cobrir com papel contact transparente dos dois lados. Se você fizer formas de papelão, pode cobrir com papel contact colorido, que vai ficar muito bonito. Eu cobri os 2 lados várias vezes, por que as formas ficaram muito moles.
3. Recortei os excessos de papel contact. Para que só fique a forma inicial, porém, mais firme e a prova de manchas ou dobras feias.
4. Por fim cortei uma linha reta, de 1 cm (mais ou menos) de profundidade, na ponta de um rolo de papel (de cozinha - que é mais grossinho).
A brincadeira consiste na criança escolher uma forma, colocá-la na ponta do rolinho de papelão e buscar o maior número de coisas daquela forma.
1. A Cecília "achou" a prateleira.
2. Procurando um quadrado.
3. Encontrando o quadrado!
4. Escolhendo a forma oval. E procurando até encontrar um ovinho de chocolate.
5. Irmão ouve o grito (em função do chocolate) e quer procurar formas ovais também).
6. Comendo ovos de chocolate! Hehehe!

Caso não seja Páscoa você pode esconder alguma cosia, de outra forma geométrica) que a criança vá gostar de encontrar.

Pensei essa brincadeira para crianças pequenas aprenderem as
formas e as cores. Meus filhos são até grandinhos pra brincadeira, mas adoram chocolate, então brincam numa boa! :)

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)