Dicas para ententer crianças presas em casa

Eu e Meu Medo

Um livro tão bonito e sensível para acompanhar o anterior da Sana, A VIAGEM, lembram dele? Já passou por aqui também.

EU E MEU MEDO de Francesca Sanna, da V&R editoras.

Ela fez um excelente trabalho ao capturar como é fácil deixar o medo dominar e governar a vida de alguém. Vemos a história de uma guria que tem um pequeno companheiro, o Medo. 

Depois que sua família imigrou para um novo país, o medo de repente se torna maior que a vida, pois os dois enfrentam a solidão e as dúvidas que surgem na busca por um novo lugar no mundo. O livro fala que o medo nem sempre é uma coisa ruim, mas é importante garantir que ele permaneça pequenininho. 

AMEI esta representação do medo como um amigo que nos mantém seguros quando pequenos, mas nos atrapalha a vida quando ele cresce desproporcionalmente. A narrativa é do ponto de vista da protagonista e ela não sugere que você elimine completamente o medo, apenas que é importante não deixá-lo crescer muito. 

As ilustrações são graficamente fortes, sensíveis, delicadas e encantadoras. A autora mostra um grupo diversificado de estudantes (cores, fenótipos) em cores saturadas no papel fosco(amo esse tipo de papel). O medo, sendo branco, tenta dominar a página inteira também, engolindo tudo, criando um vazio, sem espaço para as cores diferentes. A menina tem que assumir o controle e deixar entrar as cores do seu novo mundo. Spoiler: Adorei o final, com as fotos de todos: adultos, crianças, animais, com seu pequeno medo. Cativante. Realmente ótimo para ajudar a desenvolver inteligência socioemocional e entender a ansiedade e o medo. 

 Lindo, lindo e lindo. 

Recebemos da parceira @vreditoras.




0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)