Dip - Más allás de la oscuridad

Um álbum ilustrado forte. Onde comprei ouvi o dono da loja falando (para sua funcionária) que era um livro ilustrado para adultos...
Eu acho que é um livro para todas as infâncias. DIP - MÁS ALLÁ DE LA OSCURIDAD de Eva Sánchez. Editora Edelvives.

 O livro é muito visual.
A começar pela jaqueta do livro,

que pode virar duas capas diferentes, e quando totalmente aberto,

vira um poster.

As imagens em aguadas lembram uma versão monocromática do quadro O GRITO de Edvard Munch, em função do movimento que as ilustrações têm (o traçado do lápis é muito marcante e o da tinta líquida). Há o predomínio do preto e tons de cinza, com leve aguadas de sépia ou terra cota, e uma cor mais forte no final.

O livro ganhou o IV Prêmio Internacional de álbum ilustrado, em 2015. 

A autora se inspirou numa lenda de Pratdip. Pratdip é um município da Espanha na província de Tarragona, é uma comunidade autónoma da Catalunha.
Os Dips são um tipo de cão vampiro que mata o gado e mantém a região assustada, pois também falam que é um um cão manco de uma perna, do mal, preto, peludo e fedido que suga o sangue das pessoas. O Dip é retratado no brasão de Pratdip.

As imagens borradas lembram um pesadelos, ou um tempo suspenso, onde algo esta para acontecer a qualquer momento. Exite uma tensão no ar.

Os protagonistas são os Dips, em português os Mergulhos:

"Quando seu nome é carregado pelo vento,

os homens guardam seus filhos antes de sua presença, tentam persegui-los,

mas estão em toda parte; há pessoas que tentam, obsessivamente, eliminá-las,

outros aprendem a viver com eles e a vida fica melhor."

Dips, já dando spoiler, são os nossos medos... Aquilo que nos deixa apreensivos e inseguros, que nos tira o chão e não conseguimos fazer nada. Tentamos proteger nossos filhos de vários tipos de "Dips" embora isso seja quase impossível.

O livro é lindo.

Comentários

Veja também

Mostrar mais