Dicas para ententer crianças presas em casa

O diário de Pilar

  O DIÁRIO DE PILAR NA ÁFRICA de Flávia Lins e Silva, com ilustrações de Joana Penna. Editora Pequena Zahar.

Pilar e Breno são muito amigos e num pulo, os dois entram numa rede mágica e... Lá se vão para uma aventura divertida e de tirar o fôlego! Ah! Sempre acompanhados pelo gato Simba.

Pilar faz capoeira na escola toda sexta-feira. Um dia, ela e Breno estavam tentando fazer um Berimbau caseiro, quando começaram a ouvir um som de agogô vindo de longe. Os dois correram pra janela, achando que alguém tocando ia passar, mas Samba começou a rosnar pra rede mágica! Era o som de uma nova aventura começando!
Logo conhecem Funmilola, que está se preparando pra festa em homenagem a Oxalá., na Nigéria! Descobrem que a nova amiga é uma princesa iorubá. 
Mas a festa é interrompida com a chegada de um grande guerreiro ferido... Na luta pela liberdade e contra a injustiça, Pilar e seus amigos aprenderem muito sobre a cultura africana.
 Juntos, eles tentarão descobrir o motivo da perseguição ao povo de Fummi e tentarão salvar sua família (e seu povo), capturados por comerciantes de escravos.

Da Nigéria a Angola, em cima de Titi (um elefantinho) ,Pilar e seus amigos aprendem várias coisas sobre a história e geografia da África, seus animais, e sua cultura.

 O livro mistura desenhos e colagens, com receitas, dança, música, artesanato, costumes, vestiário, história, geografia, entre outros assuntos. Tudo junto e misturado... A criança aprende sem se dar conta... Claro que este não é só o objetivo da série. 

É divertido também e é só pra ressaltar que é um entretenimento informativo de qualidade. Do estilo aprende brincando.



  O DIÁRIO DE PILAR NA CHINA de Flávia Lins e Silva, com ilustrações de Joana Penna. Editora Pequena Zahar.

Numa viagem para a China, os amigos Pilar, Breno e o gato Samba conhecem Fang Fang, uma guria que precisa muito de ajuda. Juntos, os quatro tentarão salvar a família de Fang Fang e sua cidade inundada quando a fúria do Dragão Negro revolveu as águas do rio.

Para tentar acalmá-lo,eles seguirão numa jornada pelo rio Yangtzé, pela muralha da China, arrozais, Pequim, salvarão um bebê panda, flutuarão após comerem os frutos da maior árvore do mundo e muito mais, contando com ajuda de Confúcio e da deusa Nu Wa, de um herborista e de um mestre de arco e flecha... Além de conhecer o horóscopo chinês, 

a história da primeira Cinderela de que se tem notícia, aprender de onde vêm o macarrão, a porcelana, a pólvora e o papel higiênico! Ufa! E isso que eu nem contei tuuuudo que acontece! 

Uma aventura completa!


 O DIÁRIO DE PILAR EM MACHU-PICCHU de Flávia Lins e Silva, com ilustrações de Joana Penna, da editora Pequena Zahar.

 Este é o favorito da Ceci... Além de ganharmos o livro de uma amigona nossa, a Luena, a Ceci AMA (AMMMAAAAAA)

Alpacas. E elas aparecem pela história, pelo livro.

Samba, Pilar e Breno embarcam para o Chile e conhecem as tradições e lendas da civilização antiga inca. Eles trilham as margens de um rio local, enfrentam um poderoso Sacerdote, escondem-se nos templos de pedra, deliciam-se com choclos (adivinha o que são???) e quinoa e aprendem um monte de palavras no idioma quéchua.

Pilar ainda inventa um monte de palavras e faz um mini glossário delas, e o livor também traz um pequeno dicionário de quéchua (o idioma dos incas), mapa de Machu Picchu e da trilha inca (pra quando o leitor visitar o local) e mapa da América do Sul.

Eu super recomendo, ainda mais se a criança for viajar pros países onde a Pilar já esteve!

Ao todo são 6 livros, até agora, que foram publicados. Estamos aguardando as novas aventuras de Pilar!

Quer conhecer mais? AQUI tem o blog da Pilar!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)