Dicas para ententer crianças presas em casa

Sapiens - Uma Breve História da Humanidade - Eu Indico

Olá! Aqui é o Cássio e hoje falarei sobre o livro Sapiens, que conta a história da humanidade e os fatores que influenciaram sua evolução.

LIVRO: Sapiens Uma Breve História da Humanidade
AUTOR: Yuval Noah Harari
EDITORA: L&PM
ANO: 2011 (Israel)/2014 (versão internacional)
GÊNERO: História/Não ficção
PÁGINAS: 443

 O livro começa com uma cronologia da história da física, biologia e da raça humana, mostrando as três grandes revoluções que aconteceram com os Homo sapiens: a Revolução Cognitiva, há 70 mil anos atrás; a Revolução Agrícola, há 12 mil anos atrás e a Revolução Científica, há 500 anos atrás.
Cada uma teve grande importância na criação do ser humano atual, a Cognitiva pois foi quando surgiu a linguagem ficcional, onde humanos podiam falar sobre coisas que nunca viram, coisas que não existem de fato, foi quando as religiões começaram a ser formadas. 

A Revolução Agrícola mudou nosso estilo de vida, agora nós aprendemos a dominar as plantas e os animais para nos alimentar e servir de companheiros, animais de carga, etc. A Revolução Científica mostrou aos humanos sua ignorância, e que deveriam buscar conhecimento, até antes dado apenas por escritos religiosos e autoridades religiosas, os Europeus começaram a explorar o mundo, "descobrindo" a América, começando vários processos científicos a partir disso, como a revolução industrial.
O livro, por inteiro, trata dessas três revoluções. Vê como elas ocorreram, o que aconteceu após e a importância delas hoje em dia. Conta sobre como o capitalismo é a "religião" mais bem sucedida, como o imperialismo é o sistema político mais lucrativo e como atualmente somos muito mais poderosos do que nossos ancestrais.

O livro tem mais de 400 páginas, então tem muito conteúdo para eu falar aqui, eu recomendo bastante vocês lerem o livro, que com certeza é um dos melhores que eu li esse ano.
Um aviso: se você não acreditar em evolução, ou seja, acreditar que um Deus criou o mundo, não recomendo muito o livro, já que trata do mundo do ponto de vista evolucionista, falando sobre as religiões sendo ficções e colocando o capitalismo, comunismo e humanismo como religiões.
Repetindo, recomendo bastante o livro, estou lendo a "sequência" dele, Homo Deus, que conta o futuro da humanidade, e farei uma postagem dele até a segunda semana de dezembro.
Até mais!

2 comentários:

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)