A Viagem de Rousseau de Caulos

A VIAGEM DE ROUSSEAU de Caulos, editora Rocco Jovem Leitores. 
Caulos viaja na viagem de Rousseau.

Pra quem não conhece, aqui vai um resumo sobre Rousseau:

"Rousseau (nasceu em teve origem humilde e teve muitas profissões (agente da alfandega, escreveu peças de teatro, compôs musicais e cometeu delitos que o levaram a fica preso 2 vezes.

-O sonho - óleo sobre tela, 1910.-
Ele diz que só ter pegado num pincel pela primeira vez quando já tinha 40 anos.

No início suas pinturas não são aceites no salões oficiais e expõe no Salon des refusés (salão dos recusados) e no Salon des indépendants (salão dos independentes) onde os artistas que eram considerados artistas amadores e as obras rejeitadas (do cenário oficial das artes) foram expostas para o grande público. Com o seu crescente reconhecimento passa a organizar encontros no seu atelier onde se reúnem os mais destacados elementos do mundo artístico e intelectual de então.

A reação à sua pintura é, no início, maioritariamente negativa. No entanto algumas vozes começam-se a pronunciar positivamente, chegando mesmo a comparar Rousseau com os pintores do Proto-Renascimento em Itália onde as noções de perspetiva espacial ainda estão no seu estado embrionário, mas que não deixam por isso de ter uma certa originalidade criativa. Já em 1886 Pissaro expressa a sua admiração ao ter contacto com as suas obras no salão dos independentes e Gauguin que, juntamente com Alfred Jarry (escritor) e Guillaume Apollinaire (escritor, poeta e crítico), o vai denominar de artista naïf (ingénuo)." 
Resumi o texto da Wikipédia pra vocês.

O artista da história sai da sua realidade e cria beleza através de seu dom e aptidões.

 Os retratos paisagens fixam e eternizam as figuras retratados em suas profissões,

ele porém retrata-se não como algo menor do que um agente de alfândega, mas grande como seu talento

de pintor e seus sonhos por um mundo melhor.

E nos mostra que não devemos desistir dos nossos sonhos. Nunca é tarde para começar e fazer o que se gosta.
Fica a dica! :)

Comentários

Veja também

Mostrar mais