Dicas para ententer crianças presas em casa

A Botija Encantada - Lançamento em Brasília

De João Bosco Bezerra Bonfim, ilustrações de Rogério Coelho e editora DCL.
João Bosco nos oferece uma história colhida nas tradições rurais do Nordeste. Conta-se por lá que os grandes fazendeiros enterravam seus tesouros em botijas de cerâmica e algumas ficavam escondidas para sempre. Isso atiçou a imaginação e deu espaço para o nascimento de várias lendas, entre elas A Botija Encantada.

O autor é fascinado por cordel, o que o levou a dedicar seu doutorado a esse gênero. No livro, o texto é apresentado nesse formato com rimas e frases repetidas que as crianças adoram! 
A história é de assombração com alma penada e tudo! "Quem tem coragem lê, quem não tem não é de nada" avisa o narrador.

Uma alma penada atenta aqueles que tiverem pataca, segundo ela é com isso que poderão desenterrar a botija escondida embaixo do juazeiro (pataca é uma moeda). Ela visita os viventes em sonho e vai mostrando os passos que eles precisam seguir, um pouco a cada noite.  

"Quer encontrar a botija?
 Venha à meia-noite, então 

Traga uma pataca de ouro 
Traga no bolso, patrão!

As ilustrações de Rogério Coelho são um deleite para os olhos. Trabalhando apenas com preto, nos transporta para as noites assombradas da sua imaginação, resgatadas da infância numa fazenda cafeeira. Delicadas texturas surgem das sombras, como aquelas imagens que os olhos criam quando a luz é escassa. Linhas ricas se entrelaçam. Raízes na terra, galhos no ar.
O preto é o respiro da imagem e o branco o foco.
Uma verdadeira construção arquitetônica, onde podemos sentir os pés quebrando finos galhos e chamando a atenção do fantasma.

O lançamento em Brasília que foi no sábado, 11 de junho, no Terraço Shopping, às 16 horas. A contadora Niedja contou a história de João Bosco e a do livro.
Turma reunida depois do lançamento: Tino Freitas, Marco Miranda, Glória Farias, Marilda Bezerra, Nyedja Genari, nós e João Bosco. Bezerra Bonfim.

Ceci recebendo o autógrafo do autor.


Um comentário:

  1. Olá, Gisele. Grato pela divulgação. Teremos mais uma sessão de lançamento, hoje, 11 de junho de 2016, no Terraço Shopping, de 16 às 17h.

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)